Blog ImpulseUP
Desenvolvimento de pessoas

4 metodologias para aplicar o desenvolvimento de pessoas

Em muitas empresas, o processo é sempre muito previsível: o colaborador vai ao escritório ou liga seu computador em casa, realiza as mesmas tarefas e depois encerra o expediente. Nada de novo ou desafiador. Em lugares assim, fica claro que os gestores não conhecem metodologias de desenvolvimento de pessoas ou não sabem como colocar em prática.

E é óbvio que o próprio desenrolar das tarefas pode proporcionar conhecimento e desenvolvimento aos colaboradores. 

No entanto, promover esse desenvolvimento de forma proativa, por meio de treinamentos e outros planos de ação, já se mostrou ser muito mais vantajoso para o time e a própria empresa.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas metodologias de desenvolvimento de pessoas para te ajudar a aplicá-las de forma consistente e planejada na sua empresa! 

 

Como aplicar o desenvolvimento de pessoas? 

Antes de iniciar um planejamento de desenvolvimento de pessoas, é necessário estabelecer estratégias para aplicá-lo da melhor forma possível. Assim, é necessário que sua equipe de RH tenha uma compreensão ampla desde as necessidades de desenvolvimento até os impactos de cada competência nos resultados da organização. 

Identifique as necessidades

Segundo Küller & Rodrigo (2012), o primeiro passo ao planejar o desenvolvimento de pessoas é compreender o contexto da empresa e qual importância do desenvolvimento Assim, ter as competências de cada cargo mapeadas pode ajudar a identificar o que pode ser desenvolvido e como isso pode melhorar a performance dos colaboradores, 

Desse modo, realizar ciclos constantes de Avaliação de Desempenho irá ajudar a direcionar o desenvolvimento de pessoas na sua empresa. Por meio das avaliações, é possível verificar os pontos fortes de cada membro da equipe, além das lacunas.

Planejar as atividades 

Existem diferentes formas e metodologias de desenvolvimento de pessoas. Assim, isso pode variar conforme o tipo de competência, a quantidade de colaboradores com a mesma demanda e o perfil dos funcionários. 

As atividades podem ser relacionadas à aprendizagem teórica ou à execução prática. Com isso, você pode desenvolver pessoas com treinamentos coletivos, caso seja uma demanda em comum entre muitas pessoas. Por outro lado, demandas individuais podem ser bem desenvolvidas com cursos, vídeos, livros.

 

Acompanhamento 

Após estruturar as atividades de desenvolvimento,  acompanhar as atividades e os impactos delas é uma tarefa indispensável para a equipe de Recursos Humanos em conjunto com os gestores. 

Desse modo, é possível mensurar e compreender o sucesso das práticas de desenvolvimento. Com isso, sua equipe é capaz de pensar em mudanças e soluções para um desenvolvimento de pessoas mais eficaz. 

Metodologias para desenvolvimento de pessoas

Ideias que inspiram novas formas de realizar suas atividades podem surgir de diversas formas. Assim, as metodologias de desenvolvimento de pessoas são múltiplas e quanto mais elas são exploradas, melhores os resultados. 

Desse modo, conhecer diferentes formas de desenvolver seus colaboradores irá fornecer mais recursos para lidar com as demandas dos funcionários. Por isso, separamos as principais formas de desenvolver seus funcionários.

1. Treinamentos

Os treinamentos são uma solução quando diversos colaboradores apresentam gaps em comum. Dessa maneira, você consegue desenvolver uma grande quantidade de pessoas de forma eficaz e rápida. 

No entanto, o formato do treinamento não precisa ser limitado à forma clássica com os colaboradores sentados, enquanto alguém fala sobre a teoria em frente a sala. Portanto, o ideal é pensar em formas dinâmicas que direcionam os colaboradores para ações práticas além de apresentar a importância da competência em foco para os objetivos organizacionais. 

2. Planos de Desenvolvimento Individuais

A partir dos resultados da avaliação de desempenho, gestores, RH e os próprios colaboradores podem elaborar e conduzir planos de ação. Dessa forma, os Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs), são um exemplo de como o desenvolvimento de pessoas pode ser feito de forma independente. 

Aqui, na impulseup, nós utilizamos uma Biblioteca de PDI para agilizar algumas ações. Você pode aproveitar esse conteúdo na forma que está ou se inspirar para criar novos Planos de Desenvolvimento em sua empresa.

Os planos devem ser elaborados de acordo com as necessidades de cada profissional e devem estar alinhados à estratégia da empresa.

Quer saber como a empresa EQI Investimentos fortaleceu a sua cultura interna enquanto desenvolvia seus colaboradores? Veja aqui esse case de sucesso!

3. E-learning

 As formas de desenvolvimento digital são uma metodologia de desenvolvimento de pessoas eficientes, de baixo custo e facilmente inseridas no cotidiano de trabalho. Assim, elas podem ser passadas por meio dos PDIs. 

Assim, podem ser utilizados vídeos, podcasts e sites como uma forma de ampliar as opções de desenvolvimento. 

4. Materiais visuais

Os panfletos e vídeos são uma alternativa para relembrar de forma breve algumas boas práticas no ambiente de trabalho. Com isso, a equipe de RH pode elaborar vídeos curtos ou panfletos com os principais tópicos de um determinado assunto.

 

Desse modo, essa metodologia pode ser incorporada a outras práticas com o objetivo de aumentar a eficiência e estimular a execução do que foi ensinado. 

Benefícios do Desenvolvimento de Pessoas Para a Empresa

O desenvolvimento de talentos é fundamental para o crescimento e sucesso sustentável dos negócios. 

No entanto, muitas organizações passam por longos processos seletivos para recrutar e integrar funcionários qualificados e adequados, mas declaram a missão encerrada nesse momento. E a falta de nutrição ao potencial dos colaboradores acaba se tornando um problema. 

Não restam dúvidas quanto aos benefícios para o colaborador quando há um investimento em seu crescimento. 

O profissional se sente valorizado, prestigiado e, até mesmo, mais respeitado. Sua motivação, autoestima e autoconfiança tendem a crescer, aumentando também o prazer e o bem-estar em relação ao trabalho e à vida pessoal.

Abaixo, listamos quais são as vantagens para a organização:

Retenção de Talentos

A contratação e retenção de talentos pode ser um desafio contínuo para os empregadores e o RH. Porém, uma boa forma de reter sua equipe é oferecer oportunidades reais de desenvolvimento de carreira. 

E essas oportunidades, quando incluídas nos anúncios de emprego e contratos de trabalho, facilitam também a captação de novos profissionais. 

Oferecer a oportunidade de crescimento profissional, estabelece um senso de valor, promovendo, inclusive, a lealdade entre empresa e colaborador. É um movimento no qual todos ganham. 

Aliás, uma pesquisa conduzida pela GetSmarter em 2020 verificou que 51% dos profissionais entrevistados afirmam que podem mudar completamente as funções de trabalho ou áreas de negócios. Ou seja, é fundamental fornecer desenvolvimento para não perder esses talentos e controlar a taxa de turnover

Combate à Estagnação

As pessoas tendem a seguir hábitos e padrões que já conhecem, bons ou ruins. Ao promover treinamentos e incentivar novas habilidades, a empresa faz com que seus colaboradores considerem novas perspectivas, adquiram novos interesses. 

A tendência é aumentar o ânimo e a criatividade! Dessa forma, combatendo a estagnação do time, a empresa acaba combatendo a sua própria estagnação.

Para se tornar ou se manter competitiva no mercado, é muito importante que a empresa continue inovando, e uma equipe treinada é capaz de trazer novas ideias para a mesa! 

Além disso, com o treinamento adequado, os times se mantêm em sintonia com as tendências e mudanças no setor. Ou seja, é uma enorme vantagem estratégica.  

banner-trial-gestao-de-pessoas

Aumento da Produtividade

Não é somente a estagnação que é evitada com o desenvolvimento do time. A improdutividade também é reduzida com o investimento nas pessoas e  oportunidades de aprendizado.

Se os funcionários se sentirem apoiados e inspirados, naturalmente se tornarão mais produtivos e satisfeitos com seu trabalho.

Assim, possibilitar que os funcionários desenvolvam suas habilidades e conhecimentos aumenta a autoconfiança, permitindo que concluam o trabalho com mais eficiência e eficácia. 

E vale ressaltar que não se trata apenas de trabalhar mais, mas sim de trabalhar melhor. 

Por isso, se você não está procurando ativamente apoiar sua equipe e melhorar a satisfação dos profissionais, considere fazer uma mudança a partir de hoje. Os colaboradores agradecem e a sua empresa também. 

Preparando futuros líderes

Entre os benefícios do desenvolvimento de pessoas para a empresa, está a possibilidade de encontrar e formar líderes que já estão no quadro de colaboradores. 

Existem, no geral, duas formas de aquisição de líderes: contratar um ou formar um. Sem dúvidas, a segunda opção, quando realizada da forma adequada, é a mais barata e com maiores chances de funcionar. 

Manter programas de desenvolvimento de liderança estabelecidos garante que a empresa esteja sempre considerando as metas organizacionais futuras e o planejamento de sucessão, preparando talentos aptos à promoção.

Assim, havendo a necessidade imediata de uma liderança, fica muito mais fácil tomar a melhor decisão. Afinal, o cargo pode aparecer ou vagar de um dia para o outro e é sempre bom estar preparado. 

Redução do absenteísmo

Quando os funcionários não estão satisfeitos e empolgados com seus empregos e funções, eles são mais propensos a dizer que estão doentes e faltar ao trabalho. Isso pode ter um impacto significativo nas operações, incluindo aumento de custos e redução de produtividade. 

O impacto também é humano, já que os demais colaboradores tendem a trabalhar mais para suprir as faltas dos colegas. Trata-se de um verdadeiro efeito dominó!

No entanto, quando os funcionários se sentem bem-treinados, valorizados e confiantes no que fazem, as taxas de absenteísmo caem drasticamente.

Avaliar as habilidades atuais dentro de uma equipe permitirá que os gestores e o RH planejem estrategicamente programas de desenvolvimento que considerem lacunas de habilidades.

Assim, planos de ação e iniciativas constantes de desenvolvimento podem ajudar a manter os colaboradores motivados. Inclusive, programas de treinamento frequentes também estabelecerão uma reavaliação regular de funcionários, habilidades e processos. 

Essa constância permite uma mudança de rota sempre que for necessário. 

cta-calculadora-de-turnover

 

Employer Branding

Um dos muitos benefícios de aplicar metodologias de desenvolvimento de pessoas para a empresa é em relação a sua reputação como empregadora, que acaba melhorando.  

E, ao se tornar uma empresa com uma reputação boa em relação aos colaboradores, a tendência é a atração de novos profissionais. Afinal, a empresa passa a ser vista como um bom lugar para trabalhar. 

E essa boa reputação, que também é conhecida por employer branding, representa a proposta de valor para os funcionários. Assim, vale destacar que ela não se confunde com a imagem corporativa da empresa. 

Quer saber como a empresa EQI Investimentos fortaleceu a sua cultura interna enquanto desenvolvia seus colaboradores? Veja aqui esse case de sucesso!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Vitória Lima

Vitória Lima

Sou graduanda em Psicologia, com enfoque em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Universidade de Brasília. Atuo nessa área porque acredito que o bem-estar no trabalho pode fazer toda a diferença na nossa vida, uma vez que passamos em média 1/3 do nosso dia a dia no trabalho.

Deixe um comentário