Blog ImpulseUP
Avaliações de Desempenho: fortaleça a cultura e desenvolva colaboradores

Case EQI: fortalecimento da cultura e desenvolvimento dos colaboradores

Em um ambiente corporativo de grande competitividade e dinamismo, a retenção e desenvolvimento dos colaboradores, aliada ao crescimento da empresa, se apresenta como um desafio para os gestores. 

Nesse contexto, a EQI Investimentos adotou um sistema de Gestão de Desempenho moderno que se adequasse às suas necessidades, possibilitando, principalmente, o alinhamento e fortalecimento da cultura da empresa junto aos colaboradores. 

Veja o impacto que a ação causou nas tomadas de decisão e projetos da empresa!

A empresa 

A EQI Investimentos é uma assessoria de investimentos com mais de sete anos de atuação no mercado. Com foco no ensino ao cliente sobre como investir, tem a proposta de um acompanhamento próximo ao cliente. 

Recentemente, firmaram importante parceria com o Banco BTG Pactual

E foi nesse cenário de intenso crescimento que a EQI Investimentos passou a realizar sua Gestão de Pessoas e Desempenho por meio da plataforma impulseup. 

Os impactos de uma Avaliação de Desempenho adequada

Avaliar o desempenho de um colaborador interfere em todo o âmbito que envolve a Gestão de Pessoas, já que muitas decisões estratégicas da empresa são tomadas com base nos resultados, incluindo promoções, desligamentos e Planos de Incentivos de curto e longo prazo, como participação nos resultados da empresa.

Os resultados das Avaliações de Desempenho e as metas do semestre são analisados concomitantemente por meio da Matriz Nine Box. A partir dessa análise, são decididas as promoções, principalmente para cargos de liderança da empresa.  

Ou seja, as avaliações não apenas facilitam, como também tornam os processos internos mais justos e transparentes.

Por isso, é possível afirmar que os resultados obtidos na Avaliação de Desempenho são utilizados como indicadores estratégicos da EQI Investimentos.

Com os dados, as decisões se afastam da subjetividade e se tornam mais táticas e acertadas. 

Não há dúvidas que a implementação de Avaliações de Desempenho na empresa possibilita pareceres mais eficientes, tornando os processos internos mais confiáveis e eficazes.

Além disso, o desenvolvimento das pessoas é um ponto crucial do projeto. Feedbacks, Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs) e demais ações agora fazem parte do dia a dia dos gestores e colaboradores. 

Os primeiros resultados já estão sendo colhidos

A EQI Investimentos, por meio do seu Time de Pessoas e Cultura, já compreendia a importância de realizar Avaliações de Desempenho periódicas, mas ainda não havia iniciado os ciclos. 

Havia uma necessidade real de avaliar comportamento além das metas. Ou seja, os números são sim importantes, mas as pessoas, os valores e a cultura também são. 

O encontro com a impulseup se deu em um momento estratégico para a empresa, sendo o projeto iniciado com um piloto somente com o Time de SDR. 

Assim, após alguns ciclos, e com a constatação de melhorias no Time de SDR, o projeto se expandiu e as avaliações passaram a ser realizadas com todos os colaboradores da empresa. 

E um dos pontos mais interessantes do projeto é que, por ser tão bem-sucedido, o profissional responsável pela implantação e gerenciamento acabou sendo promovido. Com isso, ele assumiu um papel ainda maior na Gestão de Pessoas da EQI Investimentos. 

Até o momento, já foram rodados 2 ciclos com participação geral. E a verdade é que, a cada ciclo, o projeto vai se aperfeiçoando. 

Por isso, é importante frisar que, mesmo com o aumento da demanda interna devido aos projetos de crescimento, foi possível implementar um modelo moderno de avaliação, havendo um maior engajamento dos colaboradores, com valorização da Gestão de Desempenho e necessidades individuais.

Agora, as decisões estão cada vez mais embasadas pelos resultados das avaliações, inclusive com a utilização da Matriz Nine Box, como já mencionado.

Os dados não mentem: EQI Investimentos é um case de sucesso

Além de tudo que já foi citado, houve o treinamento de dezenas de  líderes com enfoque nos principais gaps (lacunas) de competências das lideranças. 

Vale ressaltar que mais de 50% das lideranças buscaram proativamente o Time de Pessoas e Cultura (RH) para acompanhamento no processo de desenvolvimento. 

Em relação aos colaboradores, houve um melhor direcionamento de carreira, inclusive com o incentivo ao autoconhecimento.

Quanto à Cultura Organizacional, os líderes passaram a levar a bandeira da cultura e do viés comportamental para o desenvolvimento e carreira dos colaboradores, havendo um alinhamento de expectativas entre a empresa e os times. 

Por fim, o número de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) triplicou, gerando um forte impacto no crescimento profissional dos colaboradores. 

Sim, os resultados são bastante expressivos e representam bem o quão motivada e engajada a empresa se mostrou no projeto.  

Você também gostaria de modernizar e agilizar os processos de RH na sua empresa, obtendo dados para tomadas de decisão mais eficientes? Venha ser uma empresa parceira da impulseup!

Clique aqui agora mesmo para testar gratuitamente a plataforma e impulsionar o crescimento da sua empresa! 

Deixe um comentário