Blog ImpulseUP
Ferramenta de Avaliação de Desempenho

Por que usar uma ferramenta para Avaliação de Desempenho?

Você já se informou, realizou testes e, com tantas planilhas e outros métodos à disposição, está se perguntando: por que utilizar uma ferramenta para Avaliação de Desempenho por Competências?

Não restam dúvidas que o desempenho dos funcionários possui um papel vital no sucesso e crescimento de uma organização. 

Por isso, é muito importante que a estratégia da empresa, necessariamente, foque também nos colaboradores. 

A Gestão de Desempenho há muito tempo vem se mostrando como uma das metodologias mais eficazes e que trazem melhores resultados para as organizações.

Neste artigo, iremos mostrar por quais motivos vale a pena investir em uma ferramenta para realizar as Avaliações de Desempenho dos seus colaboradores. 

Por que utilizar uma ferramenta para Avaliação de Desempenho?

Os ciclos de Avaliação de Desempenho fornecem dados valiosos em termos de feedback para os colaboradores e de tomada de decisão para os gestores. 

Os resultados de uma avaliação, quando utilizados para a implementação de planos de ação, possibilitam que os profissionais melhorem o desempenho e aumentem a produtividade.

E o uso de uma ferramenta para Avaliação de Desempenho, além de facilitar e agilizar o processo, ainda otimiza os resultados reduzindo vieses, por exemplo. 

Veja, com mais detalhes, os motivos para utilizar uma ferramenta robusta para Gestão e Avaliação de Desempenho:

Maior adesão ao processo

Por agilizar, aumentar a transparência e facilitar todo o processo de Avaliação de Desempenho, o uso de uma plataforma aumenta a adesão dos avaliadores. 

E esse é um dos grandes desafios de um RH estratégico: fazer com que cada vez mais profissionais participem do processo de avaliação. 

Por isso, ao utilizar uma ferramenta própria para as avaliações, a tendência é que haja menos resistência por parte dos usuários, com a redução do estigma de que é complicado e demorado avaliar.

Inclusive, a experiência final tende a ser muito mais positiva para os usuários já que a plataforma automatiza os processos, com o envio de notificações e lembretes por e-mail, por exemplo. 

Realize qualquer modalidade de avaliação

Ao utilizar uma plataforma flexível e online, é possível realizar todos os tipos de avaliação (autoavaliação, 90º, 180º, 360º, etc.) sem maiores dificuldades. 

É possível que pessoas localizadas em qualquer cidade, ou até mesmo país, utilizem o sistema, havendo total padronização das avaliações. Isso permite que os resultados sejam mais precisos e menos enviesados. 

Além disso, como todo o processo é online, os quesitos e escalas podem ser alterados rapidamente, se adequando às necessidades da empresa. 

Resultados mais rápidos e organizados

Não é apenas o procedimento de avaliação que se torna mais ágil com a utilização de uma plataforma, os resultados também são obtidos mais rapidamente.

Aliás, é possível acompanhar todo o processo, verificando quem já realizou a avaliação, facilitando a comunicação com os que ainda não realizaram. 

A própria plataforma organiza os dados, emite relatórios e ainda possibilita a visualização em dashboards

Tudo isso, preservando todas as informações e o histórico de cada profissional, conforme esclarecido no tópico abaixo. 

Preservação de dados e manutenção de histórico

Quando as Avaliações de Desempenho, Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), feedbacks, reuniões one-on-one e as demais atividades relacionadas à Gestão de Desempenho são realizadas por meio de uma plataforma eficiente, nenhum dado é perdido. 

E essa manutenção de informações é fundamental para tomadas de decisão, análise de evolução de colaboradores e equipes, promoções e até mesmo desligamentos. 

Se um gestor, por qualquer motivo, sai do cargo, os dados sobre os colaboradores são mantidos, possibilitando uma transição de liderança menos complexa. 

Integração de processos

O ciclo de Avaliação de Desempenho não se concentra apenas nas avaliações em si. É necessário preparar os questionários, disponibilizar aos avaliadores, avaliar dados, criar planos de ações, dar feedbacks, etc.  

Com uma plataforma completa, é possível integrar todos os processos e recursos, evitando a perda de informações ou que as avaliações e demais atividades sejam realizadas de formas distintas pelos gestores e colaboradores. 

Facilitação de Feedbacks

Dar feedbacks é fundamental para o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores e gestores. No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível marcar reuniões para pontuar todos os acontecimentos que merecem destaque. E muitos colaboradores sentem a falta de acompanhamento por parte de seus gestores. 

Utilizando uma plataforma completa, qualquer profissional pode, em poucos segundos, enviar um retorno para um colega, liderado ou gestor, ficando o apontamento registrado, inclusive com a possibilidade de resposta. 

É possível fazer vários registros em um curto espaço de tempo. Com isso, fica bem mais fácil reconhecer ou apontar a necessidade de melhoria na conduta do time, aumentando significativamente a frequência dos feedbacks

A plataforma também possibilita que os liderados deem feedbacks aos seus líderes com menor constrangimento ou receio. Afinal, nem sempre os colaboradores se sentem à vontade dar o retorno de forma presencial. 

Vale destacar ainda que, nos casos de trabalhadores localizados em cidades distintas, a plataforma facilita ainda mais a Gestão de Pessoas e Desempenho. 

Planos de Desenvolvimento Individuais

Quando o gestor conta com uma visão completa dos pontos fortes e que necessitam de melhoria de um colaborador, ele pode propor e acompanhar mais facilmente programas de treinamento e desenvolvimento projetados para indivíduos. 

Nem todos os profissionais possuem as mesmas necessidades, anseios ou respondem ao treinamento da mesma maneira. A plataforma permite a criação de um programa personalizado para cada funcionário.

Cada ação pode ser detalhada e datada separadamente, possibilitando o acompanhamento de perto por parte do gestor. 

 
cta-calculadora-de-turnover
 

Escolha uma plataforma que se adeque à sua empresa

Muitas empresas oferecem boas soluções, desde que você adeque a sua empresa ao que está sendo ofertado. 

Ou seja, é necessário uma adequação ao serviço ou produto que vai adquirir, mesmo que não seja tão vantajoso para a organização. 

Na impulseup, isso não acontece! Por aqui, a flexibilidade é fundamental, afinal, quem sabe o que sua empresa precisa é você! 

Assim, a nossa plataforma é totalmente adaptável às necessidades e realidade de cada cliente.

Você é quem define o tipo de avaliação, as métricas, escalas, modelos, prazos e muito mais: o processo terá a cara da sua empresa e não o contrário! 

E a gente acredita tanto na autonomia dos nossos parceiros, que você pode testar toda a plataforma por 14 dias sem pagar absolutamente nada por isso. 

Então, não perca mais tempo! Venha impulsionar as suas Avaliações de Desempenho agora mesmo clicando aqui.

Felipe Batalha

Felipe Batalha

Sou formado em engenharia pela UNB, mas atuo na área de Recursos Humanos há mais de 5 anos. Descobri que a gestão de pessoas é a principal competência para o crescimento de um profissional. E, por isso, me aprofundo em estudos sobre Avaliação de Desempenho, PDI, NineBox, People Analytics e muito mais.

Deixe um comentário