Blog ImpulseUP
lideranca-na-empresa

Liderança na empresa: quais as responsabilidades

Estar no comando de uma empresa vai além de todo o glamour e salário gordo que os colaboradores almejam. Requer paciência e comprometimento diário com os mínimos detalhes que o cargo envolve. Então, quais são as responsabilidades de uma liderança na empresa?

Acima de todas as funções inerentes ao cargo, a prioridade do líder é o desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal, dos seus colaboradores.

Sendo assim, ele é responsável por esse processo e, com a complementação do RH, consegue demonstrar os propósitos que a corporação tem com cada indivíduo em particular e os propósitos que o colaborador tem com a corporação.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o tema. Fique com a gente!

Qual a importância da liderança para uma empresa?

Um líder forte assume a responsabilidade de tomar decisões cruciais, fornecer orientação e apoio e gerenciar conflitos e desafios que possam surgir. Dessa maneira, a liderança se torna mais do que apenas um título; torna-se uma força motriz que impulsiona a empresa rumo ao crescimento e à prosperidade. 

O papel de um líder não é simplesmente dar ordens; requer a capacidade de inspirar e capacitar a equipe, promovendo um ambiente que promova o desenvolvimento profissional e o bem-estar.

Além disso, a liderança desempenha um papel fundamental no estabelecimento de confiança e credibilidade, não apenas dentro da empresa, mas também junto aos stakeholders externos, como clientes, parceiros e investidores. 

Um líder forte dá o tom, orienta a equipe e estabelece confiança, criando, em última análise, um ambiente que promove crescimento, desenvolvimento e prosperidade tanto para a empresa quanto para seus funcionários. 

Quais habilidades precisam estar presentes no dia a dia de liderança na empresa?

Levando em consideração que um líder influencia todos ao seu redor, existem algumas habilidades que são primordiais no dia a dia do mesmo. Lembrando sempre que elas precisam estar em constante desenvolvimento e aprimoramento.

Empatia

A primeira delas é desenvolver o respeito e a empatia pelos colaboradores, ambos devem caminhar juntos. Em uma ambiente de estresse, muitas vezes o gestor pode se exaltar e afetar negativamente seu subordinado. Isso é errado!

O certo é esperar o momento se acalmar para depois estruturar um feedback de desenvolvimento e aplicá-lo trazendo alternativas e perspectivas de desenvolvimento para o colaborador.

Transparência

Em consonância com o respeito está a transparência e a honestidade, características essas que são provadas em momentos pequenos do dia a dia. É importante expor todas as situações com sinceridade, sem deixar o otimismo de lado.

De acordo com o livro ‘Os 5 desafios das equipes’, de Patrick Lencioni, o primeiro grande desafio de uma equipe é a formação de confiança e essa só vem a partir da vulnerabilidade.

Isto é, o gestor precisa se mostrar vulnerável e permitir que sua equipe também o seja. Compartilhando essas vulnerabilidades é que surge a confiança para um ambiente transparente e honesto.

Comunicação

A comunicação clara, objetiva, concisa e estratégica também é uma das habilidades que precisam ser vistas em um cargo de liderança. Quantos problemas poderiam ser evitados se houvesse diálogo eficiente entre o líder e a equipe?

Certamente, muitos deles, a maioria, aliás. Portanto, para evitar um ambiente com várias interpretações e falhas de comunicação, é importante investir na área.

Ao promover um ambiente de diálogo aberto, os líderes podem encorajar os membros da sua equipa a partilhar as suas perspectivas, preocupações e ideias, levando, em última análise, a uma melhor compreensão de quaisquer lacunas ou deficiências existentes. Além disso, as conversas com colegas servem como uma ferramenta poderosa para obter insights sobre áreas específicas que podem precisar de melhorias ou atenção.

Assim, ao ouvir ativamente e buscar a opinião dos membros da equipe, os líderes podem descobrir informações valiosas que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Sendo assim, isto não só promove um sentimento de inclusão e colaboração, mas também permite que os líderes tomem decisões informadas e tomem medidas adequadas para resolver quaisquer deficiências identificadas. 

 Portanto, a comunicação eficaz envolve não apenas transmitir informações com clareza. Mas também envolver-se ativamente em conversas que promovam a compreensão e ajudem a identificar o que pode estar faltando em um determinado contexto.

Alinhamento com a organização

Além disso, como o líder é a ponte entre empresa e colaborador, é responsável por transmitir a missão, visão, valores, metas, objetivos, cultura e estratégia da organização.

Planejamento

Em conjunto com a comunicação está o planejamento, que é a capacidade de organizar com antecedência todos os afazeres de uma instituição ou equipe. Sem ele, o ambiente se torna bagunçado e acaba prejudicando o trabalho de todos.

De acordo com uma pesquisa da Rede Aberje, 56% dos 1.200 entrevistados acreditam que um dos maiores entraves à produtividade da equipe é o recebimento de informações em última hora. Sendo também citada como a principal sugestão de melhoria (47%) no processo de comunicação da empresa com os colaboradores.

Estratégias de planejamento

Dessa forma, o impacto da comunicação de última hora é uma indicação clara de planejamento e organização inadequados. Com isso, os líderes devem ter um plano abrangente que se alinhe com a estratégia geral, garantindo clareza sobre entregas e prazos.

  • transmitir detalhes de forma eficaz aos membros da equipe através de canais de comunicação eficientes. 
  • Para planejar com antecedência, essa delegação de última hora não só cria desconforto na equipe, mas também compromete a qualidade dos resultados.
  • organizar proativamente as atividades e atribuí-las com bastante antecedência, permitindo bastante tempo para preparação e execução. 
  • promover um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo. 

A delegação eficaz, apoiada por um planejamento cuidadoso, prepara o terreno para o sucesso e permite que a equipe atinja seus objetivos com maior facilidade e eficiência.

banner-trial-lideranca

 

 

Assim, saber delegar e confiar que o colaborador é capaz de fazer com excelência tal ordem é fundamental em todo o processo de liderança. Esse comportamento, além de desafogar os compromissos do líder que não precisa fazer tudo sozinho, fomenta a relação de confiança entre gestor e funcionário. Com o decorrer do tempo, os colaboradores se sentem pertencentes àquela instituição e desenvolvem a motivação intrínseca.

Outras habilidades 

Além destas citadas acima, o líder também precisa dar o exemplo e se manter atualizado. Fora isso, é sempre bom que ele seja otimista e use seu foco nas soluções e não nos problemas.

E não podemos esquecer que um bom líder é responsável por ter foco nos resultados e, junto com a sua equipe, apresentar alta performance em todas as atividades que se compromete a cumprir.

Todas essas habilidades fazem com que a pessoa que assume o cargo seja verdadeiramente um líder disposto a guiar o máximo de pessoas que conseguir em seus processos de desenvolvimento.

Então, quais são as responsabilidades de um líder?

Ensinar valores

Os líderes carregam consigo os valores que a empresa transmite e, com isso, precisam propagá-los para que a equipe também fique por dentro e incorpore esses valores no dia a dia laboral. No entanto, nem sempre o departamento de RH tem a oportunidade de garantir a disseminação dessas nuances culturais. Assim, os líderes podem intervir e assumir essa responsabilidade. 

É claro que esses valores mudam de organização para organização. A Netflix, por exemplo, elenca alguns que são primordiais: comunicação, impacto, curiosidade, inovação e coragem, além de diversos outros.

É certo de que todos esses valores são transmitidos de líderes para subordinados a fim de que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Muitas vezes, o próprio RH não tem braço para garantir que as nuances da cultura cheguem na ponta, mas a liderança na empresa deve ser esse braço do RH e levar a comunicação até o colaborador.

 

cta-ebook-gestao-de-competencias

 

Acompanhar o desempenho

Ao contrário do que as pessoas pensam, o líder também é responsável pelo processo de avaliação de desempenho dos colaboradores. Inclusive, um dos indícios de que a empresa possui uma boa liderança é a união do gestor com o RH.

O principal desafio do RH é a adesão do próprio gestor no processo de avaliação. Normalmente, eles demoram muito para responder porque possuem agendas atribuladas e normalmente avaliam várias pessoas. Primeiro, é necessário reforçar a importância da adesão para que o gestor gere dados e o RH possa auxiliá-lo a intervir e melhorar o desempenho de sua equipe.

Além disso, ao reforçar a questão da comunicação sobre o processo, o gestor pode acompanhar quem já respondeu e quem não, explicar a avaliação e explicar o que está sendo avaliado, até porque é ele quem vai dar o feedback.

Dito isso, ambos em parceria, aplicam a avaliação a fim de conhecer melhor cada funcionário que faz parte da equipe e suas devidas competências e habilidades.

É importante salientar que o líder possui um contato mais recorrente com seus subordinados e costuma conhecê-los melhor. Por isso é fundamental que ele auxilie o RH durante todo esse percurso.

Desenvolver a equipe

É importante que o gestor esteja atento e possua dados para identificar quais são os gaps de competências dos colaboradores de sua equipe. E que, junto a eles e ao RH, trace planos de ação sobre o que será feito, um deles, sendo o PDI.

Pelo mesmo motivo acima, conhecimento mais aprofundado dos funcionários devido ao tempo que passam juntos no dia a dia, o líder precisa participar dessa etapa também.

Então, gestor e RH decidem, em conjunto, o que farão com os resultados de identificação de gaps. A partir daí planejam e aplicam o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, que tem como objetivo desenvolver colaboradores com clareza, direcionamento e identificação. Dessa forma, estimula-se a motivação e o engajamento de cada funcionário a partir dos pontos fortes e pontos de melhoria em cada um.

É importante lembrar que essas metas precisam ser claras, objetivas e condizentes com a situação dos colaboradores e realidade financeira da empresa, principalmente agora que estamos enfrentando uma pandemia devido ao COVID-19.

Dar feedbacks ao time

Uma pesquisa feita para o livro The Power of Feedback apontou que 46% dos entrevistados não recebiam um bom feedback regularmente. O que é um erro! O feedback é uma ferramenta essencial para alcançar uma rotina saudável na empresa e aumentar a satisfação pessoal dos funcionários, o que, no fim, impacta diretamente nos resultados.

No entanto, ele precisa ser recorrente, mesmo que seja difícil conversar sobre determinados assuntos. É importante ter sempre em mente que o principal é garantir o desenvolvimento do time.

Reconhecimento e valorização

Além dos feedbacks, o reconhecimento e a valorização são formas de aumentar a percepção de justiça entre os colaboradores. Assim, reconhecer e reconhecer os esforços dos membros da equipe é crucial para promover um ambiente de trabalho positivo e gerar resultados excepcionais. 

Desse modo, é importante que os líderes estejam atentos às ações e resultados positivos e expressem agradecimento pelo trabalho árduo dos membros de sua equipe. 

Algumas formas de reconhecimento são: 

  • bonificações
  • feedbacks positivos públicos
  • promoções
  • certificações e premiações

Realizar e agir com base em pesquisas

Realizar pesquisas de clima e cultura, por exemplo, permite que o líder atue de forma direcionada para o maior engajamento dos funcionários. Assim, isso está além de apenas motivar os colaboradores, mas requer uma análise séria e comprometida. 

Assim, os líderes podem identificar áreas de melhorias e traçar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho com base nas percepções da equipe. 

Contudo, avaliar o clima da equipe vai além de apenas pesquisas. Envolve incorporar e propagar os valores da organização, garantindo que toda a equipe esteja alinhada à cultura da empresa. Embora o departamento de RH desempenhe um papel vital na transmissão destes valores, os próprios líderes devem atuar como uma ponte entre o RH e os colaboradores, comunicando e reforçando eficazmente a cultura organizacional. 

Conhecer o mercado

Uma liderança eficaz envolve a compreensão aprofundada do setor em que sua empresa está inserida. Assim, essa habilidade permite que a equipe tenha maior segurança de que as ações realizadas direcionam a organização para o sucesso. 

Além disso, a compreensão e conhecimento amplo do mercado, permitem uma tomada de decisão mais assertiva e eficaz, de modo que os conhecimentos anteriores fornecem uma base sólida para insights. 

Desse modo, alguns benefícios dessa habilidade do líder são: 

  • Decisões contextualizadas e alinhadas com o mercado;
  • Maior estratégia;
  • Aumento da confiança da equipe;
  • Maior foco e direcionamento.

Criação de metas alcançáveis

Metas alcançáveis são a chave para manter os colaboradores com o desempenho desejado sem prejudicar a motivação. Assim, é importante criar metas em diálogo com o colaborador, ajustando o que é possível de ser feito. 

Dessa maneira, uma forma de criar metas alcançáveis, é a metodologia SMART. Assim, as metas SMART são objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido que fornecem clara e direção à equipe. 

Além disso, elas são importantes porque garantem que as metas sejam bem definidas, quantificáveis ​​e alinhadas com a estratégia geral do negócio. Metas SMART permitem que uma equipe concentre seus esforços, acompanhe o progresso e celebre conquistas, levando, em última análise, a uma maior motivação e sucesso.

Conclusão

Delegar responsabilidades como líder não se trata apenas de motivar os colaboradores. Abrange também uma série de responsabilidades cruciais que devem ser abordadas com seriedade e comprometimento. 

Seguindo esses princípios, a liderança dentro da empresa pode ter um impacto significativo na equipe, gerando resultados efetivos . Delegar responsabilidades permite que os líderes distribuam tarefas de forma eficaz e capacitem os membros de sua equipe. 

Sendo assim, essa é uma poderosa técnica de liderança que vai além da simples motivação, pois proporciona aos indivíduos oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Desse modo, ao confiar responsabilidades aos membros da equipe, os líderes contribuem para seu desempenho profissional. 

Além disso, quando os membros da equipe têm a oportunidade de exercitar suas habilidades e ganhar experiência por meio de responsabilidades delegadas, eles não apenas realizam tarefas, mas também adquirem conhecimentos inestimáveis. 

Este processo de aprendizagem é vital para melhorar suas capacidades e promover um senso de propriedade e responsabilidade dentro da equipe. Sendo assim, é necessário ter lideranças conscientes de suas responsabilidades para direcionar a empresa para o sucesso. 

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Elis Martins

Elis Martins

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Já atuou em mais de 200 empresas ao longo da sua carreira alinhando a transformação digital ao processo de desenvolvimento humano.

Deixe um comentário