Blog ImpulseUP
retencao-deprofissionais

Como uma ferramenta pode auxiliar na retenção de profissionais?

No Brasil, existe um fenômeno chamado de “fuga de cérebros” que se refere à saída de pessoas altamente qualificadas e com um nível de estudo avançado, tornando necessárias ações para manter essas pessoas no país. Nas organizações, ocorre um fenômeno similar, sendo esse fenômeno a retenção de profissionais. 

Com isso, é necessário compreender que podem existir diversos fatores que causam a saída dos colaboradores, envolvendo desde fatores pessoais e individuais até fatores relacionados à organização. Pensando nisso, o uso de ferramentas pode ser de grande ajuda na retenção de profissionais, agindo em diversos aspectos do cotidiano organizacional que estão relacionados à retenção dos colaboradores. 

Por isso, nesse post iremos abordar como uma ferramenta pode te auxiliar a melhorar a retenção dos profissionais na sua empresa e te ajudar a entender melhor o que é retenção profissional e qual o benefício de utilizar ferramentas para isso.

 

O que é retenção de profissionais?

A retenção profissional é um conjunto de práticas, comumente realizadas pela área de recursos humanos, que visam a manutenção dos colaboradores por mais tempo dentro da empresa. Sendo assim, as técnicas de retenção são formas de reduzir a rotatividade na organização e promover o desenvolvimento do membro dentro da organização. Segundo Chew (2004), a retenção de profissionais é afetada por fatores de gestão de pessoas e por fatores organizacionais. 

 

Como melhorar a retenção dos profissionais?

A retenção de profissionais está fortemente relacionada ao comprometimento e satisfação dos colaboradores, de modo a impactar positivamente no bem-estar no trabalho (Leite & Albuquerque, 2013). Sendo assim, existem algumas práticas que podem estimular a retenção profissional. 

 

Engajamento

O engajamento se refere à condição em que o colaborador demonstra envolvimento e motivação para as atividades do trabalho. Conforme abordado por Robbins (2005), o comprometimento organizacional tem como atitude que o antecede a participação e envolvimento nos processos da empresa.

Sendo assim, considerando a relação entre retenção de profissionais e comprometimento, um membro da equipe necessita estar envolvido psicologicamente e compreender a importância do seu trabalho para a empresa. Desse modo, estimular o engajamento permite que os funcionários tenham maior permanência na organização, ou seja, maior retenção dos membros. 

 

Valorização 

A valorização dos colaboradores é um fator diferencial na promoção de retenção de profissionais. Isso ocorre porque a valorização implica na percepção da importância das atividades do colaborador e, consequentemente, no engajamento, visto que há uma maior atribuição de  significado ao trabalho e reforça comportamentos alinhados aos valores da organização. 

 

Treinamento

A prática de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores está fortemente relacionada com a retenção de profissionais de modo que atua na criação de vínculo entre o funcionário e a empresa. Desse modo, ao realizar um investimento no treinamento dos membros, cria-se a vontade do colaborador de retribuir esse investimento. Esse fenômeno é chamado de vínculo de reciprocidade, sendo importante para a retenção de profissionais, além de promover uma boa qualidade do trabalho realizado e a satisfação dos membros. 

Além disso, segundo Sampaio (2009), a necessidade de aprender está relacionada aos significados atribuídos, às relações sociais e ao alinhamento com os valores.  Assim, o treinamento bem executado tem como impactos paralelos a integração da equipe e a maior clareza da importância das atividades.

 

Como uma ferramenta pode te ajudar? 

As ferramentas são softwares que podem ser utilizados para monitorar, automatizar e gerenciar as atividades realizadas na organização. Assim, o uso de uma ferramenta possui diversos benefícios para a organização, promovendo a otimização e agilidade dos processos. 

 

RH estratégico

O uso de uma ferramenta permite a adequação do seu RH à uma metodologia estratégica. Assim, a automação de processos burocráticos permite fortalecer a prática de atividades de gestão de pessoas, promovendo a satisfação e o bem estar dos colaboradores.

Dessa forma, a equipe de recursos humanos pode promover maior suporte aos colaboradores. Com isso, ocorre um aumento do comprometimento e percepção de suporte, impactando a retenção dos profissionais, conforme o modelo de bem-estar no trabalho (Zanelli & Borges-Andrade, 2014).

 

Planos de carreira 

Automatizar o plano de carreira por meio de uma ferramenta pode facilitar o acompanhamento e a visualização do desempenho dos colaboradores, tendo maior compreensão de como estimular o crescimento dos funcionários. Desse modo, torna a tomada de decisão a respeito da sucessão mais clara e fácil, facilitando o acompanhamento e a preparação para que o colaborador assuma o novo cargo. 

Assim, a possibilidade de crescimento e autodesenvolvimento dentro da empresa causa a redução de turnover. Além de que a entrada de um líder externo pode gerar mudanças que impactam na motivação dos colaboradores, além da percepção de justiça, podendo prejudicar a retenção de profissionais (Monteiro, 2012).

 

Identificar pontos de desenvolvimento

O uso de ferramentas é uma forma de facilitar a identificação de pontos de desenvolvimento, visto que é capaz de realizar um armazenamento de dados, além de apresentar as informações de modo prático e acessível. Desse modo, a gestão de conhecimento permite uma atuação mais eficaz para que os treinamentos sejam efetivos. Sendo assim, há um maior acompanhamento dos colaboradores, gerando maior pertencimento e satisfação em relação à empresa, por consequência a maior retenção de profissionais. 

 

Gestão de tempo

Para o bem-estar e a retenção dos colaboradores na empresa, é importante que haja um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, adotar uma ferramenta pode ajudar reduzir a sobrecarga dos membros da empresa e facilitar o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.  

Segundo (Rife et al., 2015), o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada permite impacta positivamente os comportamentos dos colaboradores, reduzindo o absenteísmo e aumentando a retenção de membros. Desse modo, o colaborador se torna mais participativo na empresa e permanece mais tempo no emprego. 

 

Isso funciona na prática? 

Agora que você já viu a teoria, vamos te apresentar exemplos de como isso funciona na prática como uma ferramenta pode auxiliar na retenção de profissionais. Por meio desses exemplos pretendemos te orientar para a redução do turnover e maior satisfação dos seus colaboradores. 

 

Matriz Nine-Box  

A Cyrela conseguiu aprimorar a sua retenção de profissionais por meio da Matriz Nine-Box na plataforma da Impulseup. Essa ferramenta possibilitou que o desempenho dos colaboradores fosse comparado em uma forma intuitiva e visual, além de ajustar os dados em uma planilha com as informações mais completas. Desse modo, é possível compreender o potencial de promoção dos colaboradores e estruturar um plano de carreira eficiente. 

Nine box 

 

Automatização

A mudança da Avaliação de desempenho da Novo Mundo que passou das planilhas para a plataforma da Impulseup possibilitou um foco maior para o foco em  ações de desenvolvimento. Além disso, também impactou positivamente no portfólio de dados para tomadas de decisões. Com isso, a adesão ao uso de uma ferramenta na empresa contribuiu para aproximar o RH de uma gestão estratégica. 

Com a plataforma da Impulseup, você pode ter relatórios completos, intuitivos e dinâmicos gerados automaticamente após a avaliação de desempenho, podendo incluir também, comentários e feedbacks. 

Relatorio 

 

Desenvolvimento

Por meio das ferramentas da plataforma da Impulseup, a Planisa conseguiu acompanhar o progresso do desenvolvimento de cada colaborador com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Além disso, conseguiu ter uma maior compreensão dos pontos que precisam ser desenvolvidos por meio das análises da avaliação de desempenho. Assim, a Planisa, que já adotava o desenvolvimento dos colaboradores em sua trajetória, pode aprimorar esse investimento nos membros da empresa com auxílio dessas ferramentas. 

 

 

Na Impulseup, você pode criar ações de desenvolvimento vinculadas à avaliação, direcionando o desenvolvimento e alcançando resultados cada vez melhores. 

Ação de desenvolvimento

Além de acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores de forma mais simples e prática. 

Acompanhamento PDI

Conclusão

Sendo assim, é evidente que o uso de ferramentas pode ser uma grande ótima alternativa para a retenção dos profissionais da sua empresa. No entanto, reforçamos que essa atuação deve contar com o apoio da equipe de recursos humanos para apoiar a promoção de comprometimento, satisfação e bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, é possível incentivar um ambiente de trabalho agradável em que as pessoas gostem de estar.

Quer seguir os exemplos apresentados e utilizar uma ferramenta para aumentar a retenção de profissionais na sua empresa? Vem conhecer as ferramentas da Impulseup com 14 dias gratuitos

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário