Blog ImpulseUP

Veja como a R. Brands aumentou sua eficiência operacional ao implantar a avaliação de desempenho pela impulseup

A R. Brands é uma organização que foi criada para abrigar marcas que atuam de forma independente umas das outras. Assumindo uma nova essência, mais dinâmica, estratégica e conectada com o novo momento da empresa, que é ser uma house of brands de estilos de vida baseados em atividades. Dentro de seu projeto de expansão, a R.brands já possui 3 marcas: INVICTUS, voltada para uma parte tática, a BR FORCE, também com o foco na parte tática, e a GALAPAGOS, uma marca voltada para a moda outdoor.

Em 2021, a companhia desenhou seu planejamento estratégico para os 5 anos seguintes, visando desenvolvimento, desempenho e eficiência operacional.

E a R.Brands entendeu que era necessário ter uma ferramenta de gestão de pessoas para apoiar a nova cultura organizacional proposta no planejamento estratégico, além de ser um apoio para a liderança.

Por isso, a contratação da impulseup foi paralela a esse planejamento.

A área de Gente, Gestão e Cultura da R.Brands encontrou na impulseup o que buscava: ferramenta digital da gestão de desempenho que permitisse tanto a avaliação comportamental quanto a avaliação da performance, com registro de PDIs, feedbacks e das reuniões, mantendo todo o histórico necessário.

O processo de implantação da avaliação de desempenho

Antes disso, a empresa não realizava avaliação de desempenho. Mas o fato da impulseup ser amigável, permitindo ao RH uma configuração descomplicada, e ser fácil para o colaborador utilizar, possibilitou que a R.Brands tivesse 100% de adesão logo na primeira avaliação.

A área de Gente, Gestão e Cultura também conduziu um treinamento com os 93 avaliados, divididos em 11 turmas, para sensibilizar todos os colaboradores, contextualizando conceitos e a importância da avaliação. 

Esta ação de endomarketing foi a 1ª etapa do programa Inspirar e Habilitar, nome inspirado no propósito da empresa, que incentiva que as pessoas sejam a melhor versão de si mesmas.

Foi explicado para todos os colaboradores que o primeiro passo para o crescimento na carreira era a avaliação de desempenho, cujo principal propósito era identificar e alinhar os pontos de destaque positivo e os pontos a serem aperfeiçoados no desempenho individual.

E, pensando no desenvolvimento, era preciso ter os dados da avaliação para construir quais ações cada colaborador deveria realizar para conseguir evoluir. 

Também foi esclarecido que a empresa começaria a trabalhar o desenvolvimento,dentro da Matriz 9-Box. 

A avaliação de competências essenciais foi baseada nos 6 valores da R.Brands: autorresponsabilidade, obstinação, inconformismo, coragem, empatia e integridade. Os colaboradores deveriam avaliar as evidências referentes a cada competência.

Os pesos eram os mesmos para cada tipo de avaliador e a avaliação que predominaria seria a de consenso.

Além das competências essenciais, baseadas nos valores, a avaliação de desempenho contou com as competências funcionais e os indicadores individuais.

Mais um ponto importante para o sucesso desta implantação é o apoio da liderança, que realiza o acompanhamento mensal dos PDIs e faz reuniões periódicas com seus liderados.

Os resultados no primeiro ano do Programa Inspirar e Habilitar

Atualmente, a organização conta com 115 colaboradores, e 60% destes receberam ao menos 1 feedback formal e 45% têm, pelo menos, uma ação de PDI criada na impulseup.

No total, já são mais de 150 feedbacks na plataforma, mais de 140 ações de PDIs registradas, com 59% delas já concluídas e praticamente 250 reuniões com o histórico na impulseup.

E, pela impulseup, tanto o time de Gente, Gestão e Cultura quanto os gestores conseguem fazer o acompanhamento de todos os ritos destacados acima.

A área de Gente também já iniciou a construção das trilhas de carreiras, que serão vinculadas à trilha de desenvolvimento.

O LNT, levantamento da necessidade de treinamentos, é feito em parceria com os gestores de cada área e pela análise do resultado da avaliação de desempenho, relacionando os cursos necessários para cada ponto de atenção de cada colaborador, a partir do relatório individual.

Como o objetivo da avaliação de desempenho é o desenvolvimento, foi implantada a R.brain, Universidade Corporativa da R.brands. Com base nos dados da impulseup, foi realizado o direcionamento de cursos para os colaboradores.

Uma das métricas da área de Gente, Gestão e Cultura é ter, no mínimo, 50% da liderança no quadrante de alto desempenho e potencial de sucessão, meta que é acompanhada pela Matriz Nine-Box, usada estrategicamente pela R.Brands.

Inclusive, há planos para implantação de Programa de Desenvolvimento de Líderes, o PDL, no ano de 2023. Como uma prévia, em 2022 foram realizados meetups com a liderança, para falarem a respeito das experiências com a Avaliação de Desempenho, e até mesmo sobre como foi o momento da devolutiva para os liderados.

Este resultado positivo ilustra bem que a aplicação de uma avaliação de desempenho para o desenvolvimento das pessoas têm impactos diretos no crescimento da organização. 

Se você também quer impulsionar seus resultados com uma plataforma digital para realizar sua avaliação de desempenho, com relatórios individuais e de equipes,  teste a impulseup sem nenhum custo por 14 dias. Neste período, totalmente gratuito, você poderá experimentar todas as funcionalidades que a impulseup oferece!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário