Blog ImpulseUP
Estratégias de RH

Estratégias de RH: como definir para 2021?

Você sabia que até mesmo as pequenas empresas, que nem sempre têm um setor de RH bem desenvolvido, podem encontrar maneiras de aplicar estratégias de RH inovadoras para ter os melhores resultados?

Definir as estratégias de RH consiste em articular e conhecer muito bem a missão e os objetivos da empresa. O setor deve ter como foco os resultados, o valor do negócio e os colaboradores. No entanto as estratégias por si só não garantem o sucesso, pessoas comprometidas e competentes são as responsáveis pela evolução dos projetos.

Uma gestão estratégica de pessoas é aquela na qual o RH busca criar um elo entre as pessoas e a estratégia da organização. É o alinhamento do planejamento do RH com o planejamento estratégico da organização.

Percebe o quanto esse assunto é importante para a empresa? Continue com a gente e saiba por que um planejamento estratégico de recursos humanos é essencial para o sucesso da sua empresa.

Quais são as estratégias de RH?

Responder questionamentos, dúvidas e problemas dos funcionários da organização continua sendo parte do trabalho do profissional de RH. Assim como a gestão de pagamentos, promoções, benefícios corporativos e de disputas que possam ocorrer no ambiente de trabalho.

Mas fatores que no passado eram considerados irrelevantes são os que ganham cada vez mais espaço e consideração dentro das novas estratégias de RH. Esses fatores abordam também a felicidade e a satisfação dos colaboradores em relação às suas funções diárias e como podemos atrelar a qualidade de vida deles com os objetivos da empresa.

Sabendo disso, leia a seguir, algumas das principais atribuições do setor de RH, levando em consideração uma visão mais estratégica do negócio:

Treinamento e desenvolvimento

A fim de contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores, o gestor de RH deve implementar bons programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para o desenvolvimento efetivo da equipe. É possível aproveitar alguns meios de capacitação, como as plataformas de cursos EAD e o mobile learning.

Vale destacar que existem vários tipos de treinamentos para os colaboradores, dentre eles podemos citar: treinamento de integração, treinamento comportamental, treinamento técnico, treinamento motivacional e treinamento corporativo. O que vai determinar o mais indicado é o objetivo específico do RH.

Uma boa fundamentação da razão de oferecer um tipo de curso a determinado público geralmente parte dos resultados da Avaliação de Desempenho. Essa integração de dados é super importante para as estratégias de RH.

Inclusive, montar os planos de desenvolvimento para os colaboradores é um dos papéis do RH no fim do ciclo das ADs. Confira mais aqui nesse artigo: Qual o papel do RH entre os ciclos da Avaliação de Desempenho?

Podemos definir o planejamento de RH estratégico como um processo que mapeia todas as ações a serem executadas pelo setor, buscando melhorias para o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores. Com isso, o RH é um participante ativo dos processos estratégicos da empresa, ou seja, não apenas cumpre os processos burocráticos do dia a dia, como também toma decisões que impactam diretamente no resultado da empresa.

Recrutamento e seleção

O aprimoramento do processo de recrutamento e seleção também é outro atributo do setor de RH, uma vez que ele consegue trabalhar alinhado às políticas e cultura da empresa.

A gestão do recrutamento e seleção da empresa é uma das estratégias de RH mais importante por diversos fatores. Como, por exemplo, ajudar na redução de turnover, diminuir os índices de absenteísmo, formar equipes que ofereçam um alto desempenho, entre outras.

Para isso, pode-se aplicar o fit cultural, que consiste na análise da capacidade do candidato se encaixar nos valores, costumes e comportamentos de uma instituição. Logo, quando a escolha dos funcionários está alinhada com o perfil da empresa, o trabalho vai fluir com maior consistência. E mais, a relação entre os colaboradores será positiva, o que vai melhorar até a qualidade de vida no trabalho.

Avaliação de desempenho

Rodar a avaliação de Desempenho é uma das estratégias de RH que está atrelada a tantas outras. Por exemplo, as ADs ajudam na definição do fit cultural, que é responsável por fornecer a base do processo de recrutamento e seleção. As ADs também geram insumos para a construção de programas de treinamento e desenvolvimento.

Avaliar e realizar o gerenciamento sobre os níveis de desempenho dos funcionários é mais uma das obrigações do gestor e pode ser feita através de um software de Gestão de Desempenho. É por meio da tecnologia que consegue-se verificar, de forma precisa, como anda a produtividade da equipe. Sem uma base de dados segura, entretanto, torna-se praticamente impossível tomar decisões de maneira estratégica.

Os principais objetivos da AD são identificar os pontos fracos dos colaboradores para desenvolvê-los, identificar talentos para reconhecimento, e trazer dados precisos para a equipe de RH tomar decisões que impactarão no resultado da empresa. É importante que haja uma regularidade nos ciclos de avaliação, prossibilitando notar o desenvolvimento de cada um a partir dos relatórios de diferentes momentos.

Como planejar as estratégias de RH para 2021?

Primeiramente, o RH precisa identificar as prioridades na gestão da experiência de seus colaboradores. Com isso, deve buscar parceiros de negócios em tecnologia para alavancar estes processos. Seja na automação de matching de candidatos aderentes às vagas, passando pelo acompanhamento da evolução do ciclo de vida do colaborador, atendimento às questões legais, bem-estar e informações consistentes para tomada de decisão, bem como o planejamento orçamentário adequado.

Mas antes de planejar as estratégias de RH para o ano seguinte, verifique e analise as estratégias de 2020. Quais deram certo e quais precisam melhorar nesse novo planejamento? Analise também se foram medidas da forma correta, com métricas bem definidas que facilitarão a análise no próximo ano também. Esse artigo sobre como fazer um diagnóstico organizacional no final do ano pode te ajudar.

Mais do que nunca, a gestão de pessoas precisa estar pronta para encarar o desconhecido. É preciso ter uma postura confiante de quem já trilhou o mesmo caminho várias vezes. Diante do cenário da crise, o planejamento de estratégias de RH para 2021 deve ter atenção redobrada na relação do empregado com o trabalho.

É preciso estar no radar a necessidade de garantir que o colaborador sinta-se seguro, protegido e alinhado ao propósito da organização. Além disso, o estudo Cloud 2025, constatou que 87% dos tomadores de decisão de TI do mercado global pretendem antecipar seus projetos de digitalização e adesão à nuvem.

Sendo assim, as estratégias de RH devem contemplar a busca por soluções de tecnologia que atendam às necessidades da organização sem criar novos gargalos. Com a redução de demandas e consequente redução das margens de receita e lucratividade de algumas empresas, aumenta a pressão por maior produtividade. Além da economia de tempo e dinheiro, sem ignorar questões de compliance e proteção de dados.

No ImpulseUP, por exemplo, é possível compilar todas as informações de performance de colaboradores, como PDI, metas pessoais e organizacionais e feedbacks. Assim, os processos ficam atrelados e os dados não são perdidos, além disso facilita no monitoramento das estratégias. Um dos benefícios de usar um sistema completo e de fácil manejo é que tanto o RH quanto as lideranças podem ter certeza que sempre terão à mão informações relevantes sobre todos os seus colaboradores, trazendo ainda mais transparência e agilidade.

Conclusão

Para planejar as estratégias de RH, a otimização é a palavra chave. Otimizar, no contexto organizacional, consiste em explorar ao máximo o investimento, realizando o maior número de funções de uma vez, sem perder eficiência e qualidade. Atrelar o máximo de processos e planejar cada ação é de extrema importância.

Agora que você já sabe como definir as estratégias de RH para 2021, que tal aprender como argumentar com a diretoria sobre o planejamento e orçamento do RH? Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário