Blog ImpulseUP

Agilidade em RH: a habilidade que a empresa busca

Com negócios mais dinâmicos, o RH já não é mais visto como um departamento burocrático, mas como uma área que participa das estratégias da organização. Isso inclui principalmente o elo entre as pessoas e as metas da empresa. E inovação e agilidade em RH devem ser valores chaves entre esses profissionais.

Entre as atribuições dos gestores de RH, estão uma série de procedimentos que devem ser feitos internamente, como recrutamentos, avaliações de desempenho e treinamentos, para alcançar os planos e metas esperadas. 

Logicamente, a forma como essas ações são feitas varia conforme a evolução do mercado, e por isso deve ser, entre outras coisas: ágil, eficiente e atualizável.

É importante lembrar também que esses processos devem estar alinhados ao propósito da empresa, contribuindo estrategicamente na obtenção dos resultados. Em outras palavras, desenvolver o RH Estratégico deve ser uma das prioridades desses profissionais.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como ser mais ativa em sua gestão? Veja com exemplos práticos e aplicáveis como desenvolver essa habilidade tão importante: a agilidade em RH!

Qual é a importância de um RH ágil e inovador?

A todo momento surgem novas tecnologias, inovações e tendências, o que faz com que os profissionais de RH encarem um cenário de baixa previsibilidade. Por esse motivo, é fundamental que estruturas internas rígidas, burocráticas e conservadoras sejam substituídas por sistemas mais flexíveis e adaptáveis. 

Sendo assim, cabe ao RH à capacidade de enfrentar a mudança e adaptar-se ao novo a partir de um planejamento inteligente.

Neste cenário, é primordial que o RH seja ágil e moderno a partir de estratégias que focam em pessoas e ações, na solução de problemas, na colaboração com o destinatário e em respostas às transformações e mudanças.

Na prática, um exemplo de mudança que demandou adaptações foi o fim da implementação do e-Social nas empresas privadas em 2019. Com a novidade, os profissionais de RH tiveram de se adaptar ao sistema, que separa as áreas fiscal e trabalhista. Veja como foi importante, neste caso, a agilidade no RH.

Como ser ágil na área de RH?

Na maioria das vezes, inovação e agilidade em RH requerem outros comportamentos e atitudes como criatividade, flexibilidade e adaptatividade do que um conhecimento técnico específico. 

Há uma série de ações que podem ser tomadas para tornar a gestão ágil! Grande parte delas inovam e buscam, entre outras coisas, ser moderna e hábil! Veja a seguir algumas estratégias que podem ser instaladas.

Faça avaliações de desempenho

A implementação de avaliações de desempenho tem por objetivo compreender as necessidades e as variações de cada colaborador. Isso porque a partir da avaliação é possível adotar estratégias que geram a melhoria contínua dos avaliados, principalmente por meio de feedbacks.

Desse modo, os colaboradores passam a responder às mudanças e focar na resolução de problemas, além de se tornarem mais adaptáveis no dia a dia, atendendo com mais facilidade as exigências.

Faça uma avaliação das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores da sua empresa!

Integre processos

Com as novas demandas de negócios, a gestão comando e controle tornou-se ultrapassada, por isso, é preciso, em muitos casos, adotar um formato mais colaborativo. O objetivo é desenvolver a capacidade da empresa de se adaptar rapidamente a cenários cada vez menos previsíveis.

Uma ideia é desenvolver projetos envolvendo colaboradores de diferentes setores, permitindo a integração de profissionais de áreas distintas. Assim, eles vão ter a chance de interagir com pessoas diferentes, o que promove amadurecimento e aprendizagem.

Além de estimular o diálogo entre as equipes, evitar erros, retrabalhos, conflitos, a gestão empresarial integrada representa engajamento, boas relações de trabalho, inovação e crescimento para o time e a organização como um todo.

Há ainda a questão que envolve a diferenciação da logística, um dos fatores essenciais dentro de uma gestão dinâmica e eficaz. Uma gerência personalizada para um ambiente de trabalho específico pode ser determinante para o sucesso dos negócios. Isso é mais eficiente do que usar diferentes sistemas de gestão.

Aprimore o clima organizacional

Um bom clima organizacional é determinante na produtividade e no engajamento da equipe, haja vista que é uma ação que visa uma melhoria contínua do ambiente de trabalho.

O RH pode estabelecer ações para engajar, dar significado ao trabalho e promover a colaboração. Com isso, o desempenho melhora, trazendo bons resultados e gerando um ciclo positivo em que a equipe produz mais e com maior qualidade.

Invista em treinamentos

A medida em que o mercado se atualiza, novas competências tornam-se diferenciais competitivos, por isso, é fundamental implementar programas de treinamento e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, é fundamental encorajar a participação para aumentar o conjunto de competências da organização.

Como a ideia é garantir o aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores, a prática deve ser considerada um investimento, e não um custo para as organizações.

Melhore o recrutamento e seleção

Um dos sistemas que mais recebeu inovações tecnológicas foi o de recrutamento e seleção. Entre as novidades, estão portais de vaga, triagem automática de currículos, softwares para aplicar técnicas de seleção, dentre outras ferramentas que tornam o processo mais ágil e assertivo.

Outra ideia é utilizar o fit cultural, que vê se o candidato possui ideias alinhadas com a visão, missão e valores da empresa. Ou seja, se ele se “encaixa” nos valores, costumes e comportamentos da instituição. Desse modo, além de desempenhar um rendimento mais satisfatório, consequentemente o profissional fica mais realizado com um ambiente no qual se identifica.

Esse conjunto de ações visa atrair candidatos qualificados para o cargo em questão, conforme os requisitos estabelecidos, como uma forma de filtrar os melhores participantes, fortalecer a equipe e o crescimento da organização.

Conclusão

Com o mercado dinâmico e veloz, o modo como os profissionais de RH planejam, executam e realizam as entregas, assim como seguem novas tendências, implicam diretamente nos resultados da empresa. Por esse motivo, a agilidade em RH tem se tornado uma grande aliada para esses profissionais.

Como a equipe de RH possui grande impacto na cultura organizacional, pode ser a grande viabilizadora de processos que visam alinhar as políticas da área com a estratégia da organização de maneira ágil e assertiva.

O estabelecimento de uma cultura forte e dinâmica que permite flexibilidade é vital no mercado de hoje. Isso porque estruturas internas rígidas se tornam  obsoletas e abrem espaço para sistemas mais flexíveis e adaptáveis.

Afinal, esse tipo de gestão dá maior abrangência estratégica, que por sua vez é essencial para o êxito de um empreendimento.

Agora que você já sabe o que é um RH ágil, que tal se tornar um? Utilize as ferramentas a seu favor. Conheça o ImpulseUP, uma solução completa de Gestão de Desempenho.

Confira também esse material sobre tendências do RH estratégico!

Deixe um comentário