O mundo está em constante evolução e mudança e sua empresa deve evoluir junto com ele! 2024 está chegando e com isso chegou a hora de planejar o ano e estruturar como o RH pode ajudar sua empresa a se destacar entre os concorrentes. Por isso, nesse artigo iremos reunir as tendências de RH para 2024 apontadas pelos principais especialistas de RH a nível global.
Por que conhecer as tendências de RH?
Bob Trunzo, recém aposentado CEO da TruStage, empresa do setor financeiro de grande destaque nos Estados Unidos, aponta em entrevista para a McKinsey a importância da mudança.
“Basta tomar uma decisão. Porque o que acontece nas organizações, na minha opinião, é que se tudo está obscuro ou nublado, a organização fica estagnada e todos ficam parados esperando que a próxima pessoa dê o passo.”
Com isso, é fundamental compreender as mudanças da área e saber quando mudar. Por isso, estar atualizado e acompanhando as tendências de RH é fundamental.
O que motivou essas tendências de RH?
A Gartner na pesquisa “Top 5 Priorities for HR Leaders in 2024” aponta 4 principais motivadores para os pontos priorizados que têm sido enfrentados pelos gestores de RH.
Instabilidade na relação empregador-empregado
Esse tópico envolve a ansiedade de produtividade, que aponta as metas estabelecidas como insustentáveis. Além da falta de confiança entre organização e colaborador.
Escassez de competências
Localizar talentos tem sido uma dificuldade apresentada para 26% dos CEOs. Assim, as lacunas de competências se mostram prejudiciais à atuação da empresa.
Impacto da Inteligência Artificial
Diferentes tecnologias e automações se tornam cada vez mais frequentes dentro das organizações. Desse modo, 68% dos executivos concordam com os benefícios da Inteligência artificial. No entanto, apenas 22% dos líderes estão envolvidos em debates sobre esse tema.
Pressão por eficiência
Vinculada a qualidade da relação empregador-empregado, há uma necessidade cada vez maior de produtividade, eficiência e rentabilidade.
Tendências de RH para 2024
Diversas questões são apontadas como pontos importantes para 2024, mas aqui iremos pontuar as tendências de maior destaque.
Treinamento e desenvolvimento
Com a escassez de talentos, desenvolver seus colaboradores é uma urgência. Assim, uma empresa que não promove o desenvolvimento de seus funcionários é uma empresa que não utiliza o potencial que possui.
Além disso, o desenvolvimento é a solução para problemas com recrutamento de talentos. Com um desenvolvimento eficiente de seus colaboradores, você pode prepará-los para uma atuação mais eficiente e que agregue valor a sua empresa.
Plano de carreiras
Assim como o treinamento e desenvolvimento, o plano de carreiras é uma forma de alcançar o potencial máximo de seus colaboradores. Com um plano de carreira bem estruturado, contratar profissionais com as competências necessárias para cargos mais altos deixa de ser um problema.
Além disso, o plano de carreiras evita problemas de desligamento por problemas com a cultura organizacional e o perfil da empresa. Outro benefício do plano de carreiras é a maior motivação dos colaboradores e aumento da percepção de justiça, podendo impactar positivamente a relação empresa-colaborador.
Uso de tecnologias
Se você ainda não incluiu tecnologias na rotina do seu RH, você corre um grande risco de ficar atrasado. As tecnologias podem reduzir a sobrecarga de seus colaboradores com trabalhos maçantes e operacionais. Além disso, facilita a atuação estratégica, bem como a coleta e análise de dados para orientar as ações do seu RH.
As tecnologias envolvem plataformas de automação, mas também inteligência artificial. Segundo a Forbes, a inteligência artificial no RH pode atuar na contratação e recrutamento, mas também em projeções e planejamentos futuros. Assim, é urgente compreender que o RH do futuro já chegou e aderir a ele é necessário.
Mudança no modo de gerenciar o RH
Cada dia a estratégia e o planejamento são cada vez mais necessários, mas o que é isso? O bom gerenciamento do RH envolve alocação do capital e dos recursos, a previsão do impacto das ações e uma atuação antecipada. Desse modo, ter as ações de RH bem estruturadas irá contribuir para a maior clareza e eficiência do RH.
Além disso, é fundamental que o RH instrua o estabelecimento de metas e as atividades dos colaboradores evitando sobrecargas e adoecimento. Afinal o capital humano é o foco do RH.
Compensações e Benefícios
Com a percepção de insustentabilidade das metas, juntamente com a necessidade de flexibilidade, equidade e transparência, torna-se necessário pensar em novas formas de remuneração. Segundo uma pesquisa realizada pela Forbes, 28% dos entrevistados responderam que mudariam questões sobre a remuneração.
Essa insatisfação envolve tempo para o pagamento, falta de recompensas e de reconhecimentos. Assim, algumas alternativas são bonificações proporcionais ao desempenho ou benefícios destinados à gasolina e alimentação.
Cultura Organizacional
A cultura organizacional tem sido muito debatida como uma tendência a ser explorada em 2024. No entanto, é preciso reforçar que não existe uma cultura ideal para todas as organizações, mas uma cultura melhor para cada realidade.
Desse modo, uma cultura forte e adequada para a sua empresa irá orientar os colaboradores e direcionar as atividades, além de fortalecer o vínculo entre colaborador e organização.
Com isso, se você pretende ter maior foco na sua cultura organizacional é bom se atentar ao seguintes questionamentos:
- Como medir a cultura de forma eficaz?
- Como mudar a cultura organizacional?
- Qual a cultura desejada?
Esses questionamentos irão te ajudar a fortalecer sua cultura e orientar sua empresa.
Outros pontos que também podem demandar alguma atenção segundo a Forbes são:
- diversidade
- equidade
- inclusão e pertencimento
- gestão de talentos
- estratégias de mobilidade interna
Assim, quanto mais nos aproximamos de 2024, essas tendências de RH se tornam convites para a transformação do seu RH. No entanto, tenha essas tendências como ideias e inspirações, mas realize uma reflexão crítica e cuidadosa sobre o que cabe em sua empresa e como essas práticas podem agregar valor e impulsionar seu RH para melhores resultados.
Referências
Mckinsey & Company – What matters most? Eight priorities for CEOs in 2024
Forbes – The Top 5 HR Trends For 2024
Academy to innovate HR – 11 HR Trends for 2024: Elevating Work
Deixe um comentário