Blog ImpulseUP
Métricas de RH

Métricas de RH: Como tomar decisões sobre colaboradores

Há aproximadamente 4000 anos atrás os egípcios usavam o corpo como medida: x braços de comprimentos, y passos. Isso nos mostra o quanto metrificar as coisas ajudam para as nossas atividades diárias, sendo algo indispensável nos dias atuais. Sendo assim, as métricas de RH surgem de forma semelhante para comparar resultados e orientar decisões, possibilitando uma atuação cada vez mais certeira. 

 

O que são as Métricas de RH? 

 

As métricas de RH são formas de mensurar e expressar de forma quantitativa os resultados das ações realizadas pela área de recursos humanos. No entanto, o desafio surge quando falamos de ações com impactos mais subjetivos. 

Apesar de parecerem medições simples, o texto “labirinto das métricas” da Society for Human Resource Management aponta que até mesmo as maiores empresas com especialistas internos têm dificuldade nesse ponto. Os impactos das ações de gestão de pessoas não são imediatos e, por isso, pode ser difícil mensurá-los. 

Pensando nisso, a melhor forma de visualizar aspectos abstratos como a motivação, satisfação ou desempenho é torná-los mais palpáveis. Assim, as métricas são fundamentais nesse processo de acompanhamento das ações do RH. 

 

Métricas e indicadores básicos de RH

 

Existem algumas métricas fundamentais para pensar os cuidados com os colaboradores. Assim, vamos pontuar os indicadores básicos para o seu RH tomar decisões sobre seus colaboradores. 

Se quiser saber mais sobre quais os principais indicadores que você pode utilizar no seu RH, veja nosso artigo!

 

Principais tendências de métricas de RH

 

A Society for Human Resource Management aponta as 5 principais métricas que a sua empresa precisa prestar atenção. Mas antes de tudo reforçamos o que foi apontado por Lindsey Garito, ex-diretora de gestão de capital humano da Summit Health: “Não é o melhor uso de tempo ou recursos rastrear certas métricas apenas para rastreá-las ou porque você vê outras organizações fazendo o mesmo” 

Ou seja, você não deve apenas reproduzir tendências na sua empresa, mas sim compreender os impactos das ações. Dessa forma, você pode realizar adaptações para a sua realidade e aplicar métricas que realmente irão contribuir para a sua empresa. 

 

Taxa de rotatividade

 

A taxa de rotatividade, turnover, é responsável por medir a saída dos membros da empresa. Essa taxa aponta a qualidade da experiência do funcionário e indica a necessidade de se atentar para a satisfação dos colaboradores. Essa taxa também impacta no cálculo de gastos com recrutamento e seleção, treinamentos e onboarding. 

Assim, é fundamental conhecer os impactos do turnover, bem como formas de enfrentá-lo. Dessa forma, você irá fornecer uma melhor experiência para os seus colaboradores, melhorando a satisfação e a motivação deles. 

 

Hora de contratar 

 

Essa métrica se refere ao tempo desde a candidatura até o aceite da vaga por um candidato. Com essa métrica é possível questionar a qualidade do processo de recrutamento e seleção. 

Juntamente a essa métrica é importante questionar: 

  • A quantidade de candidatos foi suficiente?
  • As etapas do recrutamento conseguem avaliar as competências dos candidatos? 
  • O processo de seleção é muito longo? É muito curto? 

 

Taxa de participação em benefícios

 

É fundamental questionar quais benefícios realmente são utilizados e quais as melhores formas de fornecer esses benefícios. Para isso, você pode questionar os colaboradores como eles gostariam de receber esses benefícios. 

Com isso, para planejar os gastos com benefícios, calcule a porcentagem de colaboradores que optaram por receber benefícios. Isso pode ser calculado por: (o número de colaboradores que recebem benefícios ÷ o número total de colaboradores) x 100. 

 

Diversidade

 

A diversidade é uma métrica fundamental nas empresas para o momento atual. Desse modo, é importante compreender a diversidade não como uma tendência, mas como uma necessidade. 

Pensando nisso, sua empresa deve estruturar estratégias para promover a diversidade, possibilitando uma multiplicidade de olhares para o mercado. Assim, esse diálogo é fundamental para o desenvolvimento de inovações. 

Os estudos sobre diversidade também podem fazer parte da rotina de desenvolvimento da sua equipe de RH. Desse modo, utilizar nossa biblioteca de PDIs de diversidade e inclusão para os seus colaboradores irá ajudar a promover práticas de promoção à diversidade caso essas métricas estejam baixas. 

 

Satisfação do empregado

 

A satisfação dos seus colaboradores deve ser uma preocupação central de uma empresa. Isso é necessário, visto que os funcionários são parte essencial da organização. Além disso, a satisfação deles tem como consequentes a redução da rotatividade, bem como melhora na satisfação do cliente, do desempenho e da produtividade.(Bowling, 2007). 

Assim, acompanhar os indicadores e métricas relacionadas a satisfação é fundamental para a sua empresa. Dessa maneira, você pode aplicar escalas de satisfação no trabalho, ou simplesmente acompanhar fatores correlatos como o envolvimento e o comprometimento organizacional. 

 

Esses indicadores estão relacionados a temas que estão em destaque dentro do meio empresarial. Assim, conhecê-los pode gerar uma vantagem competitiva, destacando sua empresa no mercado. No entanto, cabe a você, gestor de RH, compreender quais métricas se encaixam no cotidiano da sua empresa. 

 

O que fazer com as minhas métricas de RH?

 

As métricas não adiantam de nada se não forem utilizadas para orientar decisões e ações. Dessa maneira, é fundamental ter clareza do que deve ser feito com essas métricas e indicadores após a coleta. 

Sem utilizar esses dados, os colaboradores podem ter as expectativas criadas e frustradas durante a coleta de dados, gerando uma desmotivação e queda na satisfação. 

 

Conheça as métricas de RH

 

A primeira etapa para utilizar métricas na tomada de decisões sobre os colaboradores é saber o que você deseja medir. Dessa forma, você pode planejar quais decisões essas métricas irão fundamentar. 

Com isso, você pode utilizar a avaliação de desempenho para identificar colaboradores destaques a serem promovidos ou valorizados. Além disso, pode utilizar pesquisas de satisfação, clima ou pulso para orientar as ações do seu RH, indicando quais colaboradores necessitam de suporte ou desenvolvimento.

 

Análise de dados

 

Apenas coletar os dados não é o suficiente, também é necessário analisar os dados e dar significados às informações coletadas. Assim, é possível estruturar gráficos, tabelas e ter uma compreensão comparativa da sua empresa, facilitando a atuação. 

Essa parte pode ser complicada e desafiadora, no entanto, nós podemos te ajudar. Na plataforma da Impulseup você tem acesso ao nosso Analytics, com ele você visualiza os dados das suas pesquisas e da avaliação de desempenho de forma clara e rápida.

 

Planejamento estratégico

 

Agora que você já compreende a situação da sua empresa, você pode agir sobre os resultados por meio de um planejamento estratégico. Assim, realize um plano com o que é necessário para cada área, converse com as lideranças. Com isso, estruture práticas de valorização, planos de carreira, ações de desenvolvimento, gestão de desempenho. 

Dessa forma, será possível melhorar os resultados encontrados nas métricas e direcionar sua empresa para uma melhora contínua.

 

Teste as métricas de RH

 

Faça testes, compare as métricas antes e depois das ações de intervenção. Isso vai garantir que as métricas sejam utilizadas da melhor forma possível, orientando a tomada de decisão sobre seus colaboradores. 

Com métricas aplicadas de forma correta, a gestão pode atuar de forma justa e clara tomando as melhores decisões para os colaboradores e para a organização.

 

Conclusão

 

Sendo assim, como vimos, utilizar métricas de RH

Referências

 irá ajudar a sua empresa a tomar decisões certeiras, cuidando dos colaboradores e melhorando os resultados organizacionais. Dessa maneira, é importante acompanhar indicadores, mas também agir sobre eles, para que eles não sejam apenas dados, sejam uma mudança eficaz na sua empresa. 

Com isso, te convidamos para aprofundar os conhecimentos de gestão de pessoas e de gestão de desempenho de forma contextualizada e atual, por meio da nossa Newsletter: a UpGrade

 

 

Robbins, S., Judge, T., & Sobral, F. (2010). Atitudes e satisfação no trabalho. In ________. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro (14ª ed., pp- 65-90). São Paulo: Pearson Prentice Hall

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário