Blog ImpulseUP
Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência

6 Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência

O cenário atual é permeado por mudanças constantes, fazendo com que a flexibilidade e a inovação se tornem essenciais para a satisfação dos clientes.  Pensando nisso, trouxemos exemplos de avaliação de desempenho por competência para te ajudar a encontrar formas cada vez mais eficazes de cuidar dos seus colaboradores. 

Com isso, a gestão de pessoas atua com o objetivo de manter maior sintonia com as estratégias corporativas de modo a garantir a satisfação do recurso mais importante de uma empresa: as pessoas. Assim, a Avaliação de Desempenho por Competências é um recurso que irá direcionar a sua gestão de pessoas no atual contexto empresarial (Volaco, 2015)

 

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

Avaliação de Desempenho por Competências 

 

Atualmente, é esperado dos colaboradores mais do que os conhecimentos básicos da área, como, por exemplo: domínio da tecnologia ou conhecimento de leis trabalhistas. Por isso, um funcionário com competências que abrangem desde habilidades técnicas até habilidades sociais e psicológicas é capaz de realizar atividades mais complexas. 

Desse modo, a avaliação de desempenho por competências permite estimular o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para cada cargo. Sendo assim, a avaliação de desempenho por competências é o processo de medir de forma objetiva a performance das pessoas, utilizando para isso um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos por cada cargo. 

 

O que são Competências? 

 

Segundo Leme (2006), as competências são formadas de 3 componentes: o conhecimento, a habilidade e a atitude. Esses componentes, quando bem definidos, orientam as demandas de desenvolvimento dos colaboradores. 

 

Conhecimento

 

O conhecimento é o saber adquirido, seja por cursos, livros, mentorias ou até na prática profissional. É referente a parte teórica de uma atividade. 

 

Habilidade

 

A habilidade é o saber fazer, ou seja, colocar a teoria em prática. Desse modo, ela se demonstra com as ações do dia-a-dia que utilizam os conhecimentos. 

 

Atitude

 

A atitude pode ser compreendida como o “querer fazer”, ou seja, é o que nos leva a praticar os conhecimentos e aprimorar as habilidades. Assim, a atitude é um ponto fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

Quais os objetivos da Avaliação de Desempenho por Competências

 

De acordo com Green (1999), alguns objetivos da Gestão por Competências e a Avaliação de desempenho por competências são:

  • Direcionar o treinamento e desenvolvimento com base nas competências de cada área e da organização como um todo. 
  • Planejar as habilidades necessárias para que a organização cresça;
  • Comunicar os comportamentos valorizados;
  • Desenvolver vantagens competitivas individuais e da empresa;
  • Planejar para a sucessão;
  • Guiar as decisões de promoção – reconhecimento e recompensa; 
  • Facilitar o fluxo de pessoas através das áreas de negócio e das fronteiras globais.

 

Exemplos de avaliação de desempenho por competências

 

Agora que você já conhece a Avaliação de desempenho por competências, nós vamos te apresentar alguns exemplos práticos da sua utilização. Assim, você pode compreender melhor como aplicá-la e quais as etapas necessárias para a sua realização. Desse modo, vamos apresentar exemplos de Avaliação de desempenho por competência de acordo com as possibilidades de áreas de desenvolvimento conforme Fleury e Fleury (2001).

 

Competências sobre processos

 

Essas competências se referem aos conhecimentos nos processos de trabalho. Assim, a avaliação de desempenho com foco em competências sobre processos tem o intuito de identificar a capacidade de ação de um colaborador em sua função. Desse modo, alguns exemplos que podem ser utilizados na sua avaliação de desempenho por competências são: 

  • Compreensão dos processos internos da empresa
  • Capacidade de documentação e registro
  • Conformidade com o regulamento interno
  • Ética profissional

No entanto, é importante ressaltar que essas competências devem ser estruturadas de acordo com o cargo dos colaboradores. Com isso, você deve avaliar as funções dos cargos e definir competências necessárias. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: em uma equipe de atendimento ao cliente, pode estar incluído entre as competências sobre procedimentos a resolução de problemas, protocolo de atendimento e conhecimento sobre o produto. Desse modo, o colaborador estará mais capacitado para atender o cliente de forma satisfatória. 

Assim, após a avaliação de desempenho podem ser passadas atividades de desenvolvimento como assistir reuniões ou conversar com colaboradores de outras áreas. Desse modo, o colaborador irá adquirir um conhecimento mais amplo e aprofundado da empresa. 

 

Competências teóricas

 

O conhecimento teórico é necessário para a atuação de modo a fundamentar  as ações do colaborador, gerando melhores resultados. Assim, uma avaliação de desempenho por competência, direcionadas ao conhecimento teórico, pode ser realizada juntamente a planos de carreira ou de sucessão. 

Desse modo, é possível identificar a necessidade do colaborador ingressar em uma educação formal e contínua para adquirir o conhecimento técnico exigido por um novo cargo. Essa competência afeta o entendimento e a interpretação das atividades do cargo, ou seja, sem desenvolvê-las, a prática profissional do funcionário será limitada. 

Assim, a sua empresa pode estimular a realização de pós-graduação e cursos técnicos, por exemplo. Dessa maneira, haverá maior preparo do colaborador ao passar por mudanças de área ou promoções. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: em um processo de migração interna de colaboradores, foi realizada uma Avaliação de Desempenho por competência, mensurando o conhecimento teórico dos colaboradores referente à área desejada. Assim, foi possível identificar quais colaboradores estavam prontos para ocupar o novo cargo e quais precisam se desenvolver mais. 

 

Competências sobre a organização

 

As competências organizacionais são utilizadas na Avaliação de Desempenho em diversas situações. Essas competências são fundamentais para mensurar e desenvolver soft skills alinhadas aos valores da empresa. 

Desse modo, elas são utilizadas na Avaliação de desempenho para reconhecer e reforçar comportamentos alinhados com a cultura organizacional. Sendo assim, atua como uma forma de fortalecer a cultura organizacional nas empresas, além de apontar a necessidade de aprimorar competências comportamentais. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: uma empresa, após realizar uma pesquisa de cultura e mapear seus valores organizacionais, vê a necessidade de compreender como esses valores se expressam nos comportamentos. Assim, foi feita uma avaliação de desempenho por competências, avaliando as competências organizacionais. 

 

Competências de serviço

 

As competências de serviço se referem a compreensão integrada dos processos e o impacto deles na satisfação com os clientes. Com isso, elas são fundamentais para o sucesso da empresa e o alinhamento dos colaboradores com os objetivos organizacionais. 

Sendo assim, essas competências não são restritas aos colaboradores que atuam diretamente com os clientes, mas a todas as áreas. Dessa forma, as equipes, desde o RH até o atendimento ao cliente, devem entender a relação de suas ações com o produto final oferecido, com o intuito de garantir o sucesso da empresa. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: ao identificar uma queda nos resultados e um distanciamento dos objetivos organizacionais, os gestores de uma empresa resolveram aplicar uma avaliação de desempenho. Nessa avaliação foi realizada a mensuração de competências de serviço como auto responsabilidade, profissionalismo e comprometimento. Isso foi feito para compreender a percepção dos colaboradores sobre o impacto de suas atividades nos objetivos da empresa. 

Assim, foi identificado a necessidade de retomar os objetivos e resultados-chave para a organização, direcionando as ações dos funcionários para o sucesso da empresa. 

 

Competências sociais

 

Para ser um bom profissional é importante saber mais do que as habilidades referentes ao cargo, é necessário saber como se comportar. Assim, é necessário saber se relacionar com as equipes, saber liderar e outras atitudes que melhoram as relações com o time. Essas competências tornam a rotina de trabalho mais ágil, produtiva e agradável. 

Essas habilidades podem ser adquiridas principalmente por experiências sociais e profissionais. No entanto, existem livros que irão ajudar a ter mais atenção a essas competências como o livro “Comunicação não-violenta” de Marshall B. Rosenberg. Essa obra ensina formas de ter uma comunicação mais empática, contribuindo para as relações no ambiente de trabalho. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: em uma empresa existem problemas entre as equipes e a ocorrência de conflitos internos, então o gestor de RH pensou que a fonte desses problemas poderia ser a falta de competências sociais. Com base nisso, foi realizada uma avaliação de desempenho focada em competências como empatia, comunicação e trabalho em equipe. Assim, foi possível identificar onde desenvolver e melhorar a relação interpessoal na organização. 

 

Competências de aprendizagem

 

Outros autores ainda abordam a necessidade de saber lidar com a informação e saber como aprender, aqui iremos nomear como competência de aprendizagem. Essa competência é de extrema importância no contexto atual em que somos bombardeados por informação. Com isso é importante saber o que irá contribuir para a sua empresa e o que deve ser repensado. 

Desse modo, você pode desenvolver essa competência por meio da educação formal, livros ou podcasts. Essa competência também envolve saber como você aprende melhor, você pode criar projetos para colocar o aprendizado em prática ou apenas fazer anotações. Assim, estimulando essa competência você irá desenvolver o desenvolvimento dos seus colaboradores, impactando positivamente os resultados e a inovação. 

Exemplos de Avaliação de Desempenho por Competência: uma empresa de Software percebe que tem perdido clientes, tendo uma queda no número de contratos nos últimos trimestres. Ao tentar identificar o motivo, perceberam que os seus concorrentes estavam oferecendo novos serviços atendendo às mudanças do mercado, enquanto essa empresa estava estagnada. 

Com isso, os gestores começaram a se questionar sobre o sucesso das atividades de desenvolvimento. Por isso, foi realizada uma avaliação de desempenho utilizando competências como: disposição à aprendizagem e inovação para tentar compreender o que poderia ser melhorado e como fazer a empresa acompanhar as necessidades do mercado.

 

Conclusão

 

Apesar de termos apresentado exemplos de forma isolada, na sua avaliação de desempenho por competência você pode combinar diversos tipos de competências conforme a realidade da sua organização. Além disso, um mapeamento de competências é um processo que irá te ajudar com essa prática impulsionando sua empresa. 

Por fim, utilizar uma ferramenta de Gestão de Competências pode trazer diversos benefícios e impactar positivamente os resultados da sua empresa, veja aqui!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário