Blog ImpulseUP

Habilidades e competências: qual a diferença e como desenvolvê-las?

O conhecimento é a transformação das informações recebidas ao longo da vida acadêmica, profissional e pessoal dos indivíduos (Chiavenato). A habilidade é o saber fazer, ou seja, é a transformação do conhecimento na capacidade da produção de resultados e de resolver situações e conflitos. Mas qual é a diferença entre habilidades e competências?

A competência, é algo que vai além! Ela é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes.

Falar desse tema pode gerar algumas dúvidas e por mais que no mercado sejam utilizados como sinônimos, habilidades e competências não possuem o mesmo significado. Então qual é a diferença? E como desenvolver cada uma delas? É o que vamos abordar agora neste artigo.

O que são habilidades e competências?

Como já pudemos ver, competências e habilidades são coisas distintas. As habilidades nos dizem “o quê” as pessoas estão aptas a fazer quando se trata de uma atribuição específica. Já as competências mostram o “como”, ou seja, questionam qual deve ser o processo em que o colaborador precisa passar para desenvolver novos aprendizados.

Habilidades

As habilidades levam em consideração as qualidades que um colaborador tem para realizar alguma atividade ou trabalho específico. Ou seja, nos mostram quais são as características que podem ajudar o profissional no desenvolvimento de suas funções. Perceber tais características nos funcionários é ideal para que a equipe de RH decida, de forma pontual e estratégica, qual cargo se encaixa mais no perfil do colaborador para desenvolvê-lo melhor como profissional.

Lembrando que as habilidades não são inatas. Um colaborador não nasce com uma certa característica ou perfil, ele a desenvolve ao longo de sua trajetória profissional.

Competências

Já as competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem ser desenvolvidos ou aprimorados por meio de treinamentos e experiências para que o trabalho possa ser desenvolvido com sucesso. Em outras palavras, as habilidades são um componente das competências.

Exemplos de habilidades

Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

Abaixo, confira alguns exemplos de habilidades:

Boa comunicação

Pessoas comunicativas conseguem se adaptar muito mais rápido no meio em que se propõem a trabalhar. As falas costumam engajar e persuadir quem está por perto, o que é uma vantagem enorme. No entanto, essa habilidade precisa ser desenvolvida para a comunicação escrita também.

Ter uma linguagem concisa, clara e apropriada, além de uma gramática impecável faz toda a diferença e é um plus que pode destacar o colaborador. Outra ideia é manter contato visual enquanto fala para prender a atenção das pessoas.

Resolução de problemas

Ser proativo e resolver problemas com naturalidade e rapidez também é uma habilidade muito valorizada pelo RH e consequentemente pelas empresas. Ser capaz de identificar a causa e os efeitos do problema, analisar minuciosamente as informações existentes para encontrar soluções que se encaixam e pesquisar material para solucioná-los é essencial.

Não importa muito se o problema é pequeno ou muito técnico, mas sim a vontade de resolvê-lo.

Trabalho em equipe

Desenvolver parcerias e relacionamentos fortes com os colegas de trabalho também é, de certa forma, uma habilidade. Em um ambiente profissional, trabalhar em equipe pode gerar um desconforto e alguns ruídos que influenciam o funcionamento da atividade.

Por isso, saber trabalhar em equipe demonstra que o colaborador possui empatia pela opinião do outro e que está aberto a novas possibilidades antes não levadas em consideração.

 

cta-calculadora-de-turnover

 

Exemplos de competências

As competências podem ser definidas como a “capacidade da pessoa de realizar apropriadamente determinado trabalho”. Se uma pessoa sabe jogar bola e desenvolve todos os aspectos necessários para se tornar um jogador de futebol profissional de alta qualidade, então além de habilidosa também é competente.

No campo da gestão de desempenho, cabe ao gestor de RH e sua equipe fazer um mapeamento das competências dos colaboradores e a partir disso, oferecer treinamentos para desenvolvê-las melhor para duas das atribuições mais importantes da empresa: a liderança e a inteligência emocional.

 

banner-trial-gestao-de-pessoas

Liderança

Quando acontece a mobilização das habilidades que citamos anteriormente, o indivíduo tem grandes chances de ser tornar um candidato a líder. Com uma alta qualificação, a performance acaba sendo diferenciada, o que permite a ocupação do cargo.

Mas é claro, que para se posicionar como tal, é preciso um processo longo. Primeiro, o gestor de RH analisa quais são as competências que os colaboradores carregam consigo, por meio da avaliação de desempenho, um método que mostra a situação do indivíduo e como o RH pode desenvolver ações para contribuir com o crescimento dele.

Depois disso, o RH fica responsável por montar um programa de desenvolvimento de líderes, que visa prever os desafios que um líder vai enfrentar no futuro e prepará-lo para isso, ou seja, desenvolvê-lo tão bem a ponto de se tornar uma competência.

Por fim, avaliar constantemente os gestores para descobrir em quais níveis estão, é essencial para que o processo de desenvolvimento seja contínuo e eficaz. Por isso, é importante que cada colaborador tenha o próprio processo, que pode ser criado a partir de um plano de desenvolvimento individual, o PDI.

Ser líder é se atualizar constantemente.

É essencial reconhecer que a continuidade da aprendizagem e a atualização de competências desempenham um papel fundamental no crescimento da carreira. Com isso, ao dedicar tempo e energia à identificação de talentos latentes, promover o seu crescimento e manter-se informado sobre as inovações da indústria, os indivíduos não só melhoram as suas próprias capacidades, mas também aumentam as suas hipóteses de avançar para posições mais altas.

Aqui, na impulseup, nós utilizamos uma Biblioteca de PDI para agilizar algumas ações de desenvolvimento dos colaboradores. Você pode aproveitar esse conteúdo na forma que está ou se inspirar para criar novos Planos de Desenvolvimento em sua empresa.

Inteligência emocional

É comum, e até normal, que as emoções influenciem nosso trabalho, o que não pode acontecer é o descontrole desses sentimentos. Pessoas que desenvolvem inteligência emocional implementam, diariamente, estratégias para entender e gerenciar as emoções e com isso, chegar em um objetivo de forma mais rápida e racional.

Como desenvolver habilidades e competências?

Tanto as competências quanto as habilidades são importantes para se trabalhar de modo eficiente. Entretanto, alguém mais competente pode ser melhor para uma empresa, ou em determinadas situações.

Uma empresa que pretende fazer uma gestão de competências realista e aplicável dos colaboradores precisa definir alguns passos. Eles ajudam a guiar o trabalho de forma consistente.

1. Identificar a situação atual dos colaboradores

Existem diferentes níveis de domínio de uma competência. Se todos os colaboradores que possuem dificuldade em desenvolver a competência de relacionamento com os clientes, por exemplo, receberem o mesmo treinamento, ele pode não ser efetivo. Isso porque ali existirão pessoas em diferentes estágios e com dificuldades distintas em relação a como lidar com os clientes.

Por isso, é essencial saber em que estágio se encontra cada colaborador. Realizar uma avaliação de desempenho é uma ótima forma de ter esses dados de forma consistente e confiável. A partir dos relatórios, já será possível pensar: quais competências precisam ser desenvolvidas nos meus colaboradores? De que forma?

Você pode se aprofundar ainda mais no tema com um conteúdo exclusivo sobre Avaliação de Desempenho produzido por nossos especialistas! Para adquirir o seu exemplar gratuito, basta clicar aqui!

2. Planejar como vai desenvolver

Agora que o panorama já é de conhecimento da diretoria da empresa e da equipe de RH, é hora de planejar o que será feito para desenvolver as competências de cada colaborador, da melhor maneira.

As ações não precisam envolver coisas como palestras e cursos, às vezes, fazer reuniões de acompanhamento ou se sentar mais perto de outro colaborador que tem mais domínio daquela competência já pode ajudar. Nesse momento, desenvolver Plano de Desenvolvimento Individual é essencial.

Nesta fase de planejamento é importante definir orçamento, cronograma, um plano de ação detalhado.

3. Execução

Agora é hora de colocar a mão na massa. Um detalhe importante acerca do desenvolvimento de competências é que as ações devem ser muito bem alinhadas entre RH, diretoria e colaborador para que tenham aderência e sejam efetivos.

Um funcionário pode não levar a sério um curso online proposto pelo gestor se não compreender como ele precisa desenvolver essa competência. Por isso, é preciso que os líderes mostrem aos liderados a necessidade e a oportunidade de crescimento.

Usar uma ferramenta para PDIs pode ajudar no processo de monitoramento. É importante definir datas para o cumprimento de cada tarefa para que não caiam no esquecimento. O processo de desenvolvimento varia para cada pessoa, por isso é necessário ter paciência e empatia: cada colaborador se desenvolve de forma diferente e em um tempo diferente.

Próximos passos para o desenvolvimento de competências

Fica evidente que tanto as empresas quanto os colaboradores devem se dedicar ao desenvolvimento de competências. Somente desta maneira, é possível assegurar o alinhamento entre o perfil do profissional e as demandas da organização. E esse alinhamento é indispensável para a conquista de resultados realmente significativos.

É importante que esse trabalho seja contínuo. Uma empresa com um compromisso real no treinamento e desenvolvimento de pessoas vai alcançar as metas de forma mais eficiente e ter colaboradores mais produtivos.

Ferramentas e materiais para o desenvolvimento de habilidades e competências

Para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais e ampliar seu conhecimento, algumas sugestões são:

  • TED talks: você pode encontrar palestras de assuntos variados de diferentes áreas;
  • FIA – Fundação Instituto de Administração: Esta instituição oferece uma variedade de cursos sob medida para atender diversas expectativas nestes campos;
  •  Blogs: Eles podem fornecer insights valiosos e dar suporte ao desenvolvimento dos seus colaboradores. 

Estratégia para uma gestão eficaz

Ter uma visão estratégica é crucial para uma liderança e gestão eficaz. Assim, possibilita aos administradores ir além do entendimento superficial e desenvolver a visão necessária para formular estratégias de longo prazo. 

Além disso, ao possuir uma visão estratégica, os líderes podem antecipar desafios futuros, identificar oportunidades de crescimento e direcionar suas organizações rumo ao sucesso. Essa abordagem voltada para o futuro permite uma melhor tomada de decisões, alocação de recursos e definição de metas. Desse modo, resultando em um desempenho aprimorado e resultados sustentáveis. 

Com isso, a análise de dados será um recurso fundamental para uma visão estratégica do desenvolvimento dos colaboradores. Por tanto, automatizar esse processo por meio de um software irá permitir um olhar amplo sobre os avanços e lacunas dos colaboradores. 

Por que a capacidade de analisar dados é crucial para tomar decisões informadas na era digital?

Atualmente, na era digital, a capacidade de analisar dados é crucial para tomar decisões informadas devido às suas reveladoras percepções e orientações valiosas derivadas de informações concretas. Dessa maneira, ao aproveitar o poder da análise de dados, indivíduos e empresas podem obter compreensão essencial sobre os caminhos mais promissores a seguir. 

Por isso, adotar indicadores de desempenho e indicadores de treinamento e desenvolvimento são práticas que irão ajudar a impulsionar o desenvolvimento de habilidades e competências entre seus colaboradores, permitindo comparações que são fundamentais na formação de decisões informadas para o futuro.

Desenvolver as habilidades e competências do time para a empresa crescer

Como visto, as habilidades e competências são dois atributos que andam juntos, mas que possuem conceitos e aplicações diferentes dentro de uma corporação. É importante diferenciá-los para que o gestor de RH consiga desenvolver cada um deles, de forma específica e precisa, dando ênfase às competências.

Para desenvolver e fazer uma gestão de competências realista e aplicável dos colaboradores, o RH precisa definir alguns passos que ajudam a guiar o trabalho de forma consistente.

Agora que você já entendeu a diferença entre habilidades e competências e aprendeu a como desenvolvê-las, que tal saber mais sobre como funciona a Gestão por Competências? Clique aqui para acessar o conteúdo!

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Luana

Luana

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília, atuou na Praxis Consultoria Jr. na área de Gestão de Pessoas e de Recrutamento e Seleção. Realizou estudos na área de Desempenho de Equipes no contexto de trabalho e possui experiência na área de Gestão de Desempenho e TD&E.

Comentários