Blog ImpulseUP
relatorio de avaliação de desempenho

Relatório de avaliação de desempenho: aprenda a importância e como automatizar

Você já conhece a importância da Avaliação de desempenho para o desenvolvimento dos membros da sua empresa, mas você sabe a importância do Relatório de Avaliação de Desempenho? Essa ferramenta fundamental para contribuir para o funcionamento da organização vai além da aplicação da AD. 

Assim, um Relatório de Avaliação de Desempenho bem estruturado permite o maior sucesso e aproveitamento da sua Gestão de Desempenho. 

A análise dos dados obtidos por meio da avaliação de desempenho é de extrema importância para gerar os resultados desejados. Desse modo, a compreensão adequada dos dados permite a tomada de decisões conscientes, bem como reconhecimento apropriado dos colaboradores. 

Sendo assim, para gerar relatórios de avaliação de desempenho, frequentemente, são utilizadas ferramentas para automatizar esse processo, de modo a otimizar essa tarefa. Segundo pesquisa realizada pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), relatórios automatizados fornecem mais dados, favorecem a gestão de conhecimento e maior transparência. 

Para ter um RH verdadeiramente estratégico na sua empresa, não basta realizar avaliações de desempenho periódicas. É preciso aliar os resultados a outros processos (como People Analytics, por exemplo). O relatório de avaliação de desempenho, nesse contexto, desempenha um papel fundamental para a interpretação dos dados.

Podemos dizer que o relatório vai servir como um ponto de partida: a partir da análise dele é possível desenvolver PDIs, passar feedbacks, investir em treinamentos e capacitação para um colaborador, e por aí vai. 

Se você tem dúvidas sobre como um bom relatório de avaliação de desempenho deve ser, confira este artigo!

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

Qual a importância de um Relatório de Avaliação de Desempenho?

Um bom relatório de avaliação de desempenho deve apresentar as informações de forma clara e intuitiva, podendo utilizar gráficos e porcentagens para melhor compreensão dos pontos avaliados. 

Sendo assim, o relatório possibilita a compreensão dos dados tanto no nível organizacional, ou seja, como está o desempenho considerando todos os membros, quanto no nível grupal e individual, em que se pode observar o rendimento de grupos e diretorias ou o desempenho do membro em específico. 

Essa compreensão de dados é fundamental para a gestão de desempenho na sua empresa, pois possibilita decisões estratégicas e eficazes, veja alguns exemplos a seguir: 

 

1- Ações de desenvolvimento 

Ao compreender os indicadores de desempenho de cada profissional, é possível atuar no desenvolvimento do colaborador, por meio de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), por exemplo, orientando o membro para habilidades e competências que podem ser aperfeiçoadas. 

Além disso, é possível compreender as demandas da organização, de modo a facilitar a organização de um plano de Treinamentos e desenvolvimento, sendo possível organizar mini-cursos ou workshops que solucionem as demandas da equipe. 

Assim, é possível alcançar o maior desenvolvimento dos membros, juntamente com a empresa, impactando nos resultados e metas.

 

2- Gestão de conhecimento  

O relatório de avaliação contribui fortemente para a gestão de conhecimento na sua empresa, de modo que possibilita retornar a avaliações de desenvolvimento anteriores e realizar comparações entre diferentes avaliações. 

Sendo assim, o relatório consegue reunir dados e comparar informações do desempenho do trabalhador durante a jornada dele na empresa, além de garantir que as informações obtidas possam ser utilizadas futuramente na empresa.   

 

3- Feedbacks  

Os feedbacks são ferramentas importantes para orientar o desenvolvimento do trabalhador. Assim, relatórios de avaliação de desempenho estruturados com feedbacks colaboram para uma avaliação que não esteja limitada ao quantitativo, mas trazendo também dados qualitativos

Desse modo, os feedbacks funcionam como uma forma de orientar e contribuir para a compreensão do comportamento avaliado, contextualizando a realidade complexa e dinâmica do indivíduo.

 

4- Tomadas de decisões   

Para tomar decisões estratégicas, é importante ter dados que permitam acompanhar o desempenho do colaborador, bem como o desenvolvimento dele durante a jornada na empresa. Sendo assim, o relatório de avaliação de desempenho é um recurso de grande auxílio para compreender o trajeto do colaborador na sua empresa. 

 

5- Alinhamento de expectativas   

Por fim, o relatório de avaliação de desempenho tem papel de devolutiva das ações realizadas durante o ciclo de avaliação de desempenho. Essas devolutivas são necessárias para um alinhamento entre as percepções dos colegas e dos servidores e da autopercepção. 

Sendo assim, a avaliação de desempenho pode incluir a autoavaliação que, no relatório de avaliação de desempenho, serve como parâmetro de comparação e permite compreender pontos de desenvolvimentos que não estavam sendo percebidos pelo colaborador.

 

Como ter um bom relatório de avaliação de desempenho

O relatório obtido ao fim do período de preenchimento da avaliação nada mais é do que um espelho que reflete como o formulário foi montado. Para ter um bom relatório, então, é preciso pensar primeiro nas informações fundamentais para a organização, que precisam ser coletadas e observadas.

Temos um artigo que reúne as melhores dicas para ter um formulário simples e eficiente, que você pode conferir neste link aqui. Mas para resumir algumas sugestões da nossa equipe, o questionário deve ser:

  • Baseado em competências observáveis;
  • Ter critérios de desempenho bem delimitados;
  • Ser simples e escrito em linguagem clara;
  • Não ser longo demais;

Não esqueça de que o conjunto de competências avaliadas deve mesclar hard e soft skills, como explicamos neste artigo. Uma avaliação completa envolve competências técnicas e comportamentais.

Outro fator que influencia o relatório é o tipo de avaliação de desempenho escolhida. Pode ser feita uma autoavaliação, avaliação 90º (em que o colaborador é avaliado pelo líder direto), 180º (em que gestor e colaborador sentam-se juntos para definir o resultado) ou a 360º, em que todos se avaliam e são avaliados.

O modelo escolhido deve observar alguns fatores, como a maturidade da equipe em relação a feedbacks. Existe o hábito? Os colaboradores e líderes estão abertos a receber comentários? Há algum estigma com a passagem de feedbacks?

Além disso, é importante questionar como é a adesão à avaliação de desempenho: é a primeira avaliação de desempenho realizada? Como costuma ser a adesão dos colaboradores? Com base nisso, pode-se planejar o tamanho e modelo ideais para a sua avaliação de desempenho. 

De acordo com os tipos de avaliação selecionados, o RH pode ter relatórios agrupados de diferentes formas, como:

  • Competências por área ou cargo;
  • Ranking de pontuação;
  • Comentários;
  • Comparativo entre avaliações;
  • Autoavaliações;

A opção de agrupar os relatórios te permite realizar correlações, fazendo uma análise crítica e aplicada dos dados coletados. Essa visão ampla dos relatórios de avaliação de desempenho possibilita uma maior compreensão sobre a qualidade da liderança, o desenvolvimento dos colaboradores, como melhorar o desempenho dos funcionários e diversas outras análises.

Não esqueça de incluir gráficos. Algumas informações são compreendidas de forma mais fácil quando são apresentadas visualmente.

Gráficos deixam os dados mais atrativos e destacam pontos de alerta, facilitando a identificação de pontos de desenvolvimento dos colaboradores.

banner-trial-gestao-de-pessoas

Para que usar o relatório de avaliação de desempenho

Como falamos acima, o relatório não é o fim do processo, muito pelo contrário. Na verdade, é ele quem vai orientar e guiar todos os passos seguintes para que a gestão de desempenho seja efetiva. 

É essencial que os colaboradores tenham acesso aos resultados individuais e que eles sejam aliados a um plano de crescimento. Assim, o relatório de avaliação de desempenho facilita um planejamento estratégico alinhado com os objetivos e metas da organização. 

 

1- Estruturação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Ter um relatório individual baseado na avaliação de desempenho de cada colaborador permite uma atenção mais criteriosa às necessidades de cada um. Assim, as demandas de desenvolvimento podem ser resolvidas antes de se tornarem um problema. 

Uma das ferramentas mais usadas nesse momento é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Por meio dele, é possível criar estratégias específicas para melhorar os pontos identificados na avaliação. Inscrever um funcionário em cursos de capacitação, por exemplo.

Separamos para você um artigo repleto de exemplos de PDI para você aplicar no desenvolvimento de seus colaboradores. Confira aqui!

 

2- Cultura de Feedbacks

Esse momento também pode ser crucial para se iniciar uma cultura de feedbacks mais consolidada. Esses feedbacks não precisam estar presentes apenas no relatório, mas também devem ser fornecidos periodicamente no cotidiano da empresa, apontando o desenvolvimento observado e como melhorar mais ainda as competências em questão.

 

3- Acompanhamento

Como profissional de RH, instrua os gestores a acompanhar o crescimento dos funcionários. Uma ótima forma de fazer isso é com as reuniões one-on-one.

Dessa forma, os líderes orientam os colaboradores da sua empresa para que tenham clareza dos próximos passos para alcançar os melhores resultados. 

Um gestor pode usar os relatórios individuais de cada liderado para, em reuniões individuais, propor PDIs e iniciar um processo de acompanhamento. Esse será um momento de crescimento mútuo do colaborador e da empresa.

Os resultados do relatório de avaliação de desempenho podem ser usados de inúmeras formas. Cabe a equipe de RH, junto a diretoria, delimitar as prioridades de acordo com o momento da empresa.

É essencial que esse momento seja usado como um incentivo para a equipe. Cada colaborador deve estar ciente das notas e ter apoio para crescer e se capacitar mais na instituição.

Outro trabalho muito importante relacionado ao relatório é ter um momento de calibração. Normalmente, ele é feito pela equipe de RH ou por um comitê que envolve ainda diretorias e outros responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas.

Na calibração, é o momento de esmiuçar o que realmente se espera de cada competência. 

Para a competência de comunicação, por exemplo: O que qualifica um colaborador como bom comunicador? Quais serão os critérios? Como a comunicação se expressa em comportamentos? Esse trabalho está atrelado a sensibilização.

Veja nosso vídeo sobre como gerar relatórios individuais na impulseup:

 

Dicas para seu Relatório de Avaliação de Desempenho

1- Apresentação dos dados

Além do uso de gráficos, os dados numéricos devem ser intuitivos e de fácil compreensão. Pensando nisso, evite muitas casas decimais nos dados. Além disso, porcentagens são um formato mais intuitivo de apresentação de dados. 

 

2- Dados qualitativos

Os números sozinhos não dão conta de tudo. Dados qualitativos, como feedbacks e comentários dos avaliadores contribuem para uma maior compreensão da pontuação na avaliação de desempenho. 

Assim, relacionar dados quantitativos e qualitativos irão contribuir para um relatório completo e eficaz.

 

3- Personalização

Deixar os dados com a cara da sua empresa, abordando os valores e a cultura da organização geram maior diálogo com o cotidiano dos profissionais. Assim, você tem um relatório específico para a realidade da sua empresa, com competências e habilidades que fazem sentido para seus colaboradores. 

 

4- Cuidado com a segurança dos dados

Manter as informações dos seus colaboradores seguras, garante que eles se sintam mais confortáveis para dar feedbacks e contribuir para o desenvolvimento da equipe. Por isso, evite colocar nomes dos avaliadores nos feedbacks que serão apresentados no relatório. 

 

5- Ética profissional

Oriente os colaboradores sobre como dar feedbacks e se certifique de que não está sendo realizada uma comunicação desrespeitosa que fere a ética do ambiente. 

  

Como automatizar seu Relatório de Avaliação de Desempenho?

A automatização do relatório de desempenho pode ser feita de diversas maneiras, mas é importante pensar em qual se aplica melhor para a realidade da sua empresa de modo que solucione as demandas e reduza a chance de erros. Assim, sua empresa pode aderir a ferramentas mais simples até ferramentas mais elaboradas, pensando nisso vamos te apresentar 3 opções de como automatizar seu relatório de avaliação de desempenho.

 

1- Excel 

No Excel, você pode montar o relatório por meio de planilhas, sendo possível calcular pontuações de cada competência por meio de fórmulas, além de gerar gráficos no próprio aplicativo. 

Para isso, é necessário importar os dados da avaliação de desempenho para o Excel e criar um modelo de relatório, o recurso da tabela dinâmica pode servir para criar visualizações interativas, criando gráficos e tabelas que descrevem o desempenho geral e o da equipe. 

Assim, as fórmulas presentes na planilha do Excel podem calcular os indicadores de desempenho, como média, soma, máximo e mínimo.

No entanto, montar uma planilha eficaz pode ser um grande desafio, visto que a apresentação dos dados é fundamental para melhor compreensão das informações, por isso, é importante ter atenção ao montar a planilha e as fórmulas utilizadas. 

Além disso, o processo é mais rápido que montar cada relatório individualmente, entretanto, exige certo trabalho manual para a montagem da planilha. 

Por fim, é importante ressaltar o cuidado necessário com a importação de dados e com as restrições de acesso ao compartilhar a planilha para garantir a segurança dos dados dos membros da sua organização. 

 

2- Google Data Studio 

O Google Data Studio é uma ferramenta conectada com fontes de dados da Google  utilizada para gerar relatórios interativos e personalizados com tabelas e gráficos. 

Para criar seu relatório de avaliação de desempenho automatizado você precisa importar seus dados para a ferramenta, após isso você pode criar um painel em branco ou escolher um modelo de painel de avaliação de desempenho, criar um painel para cada funcionário e um painel resumo, com a visão geral do desempenho da equipe. 

Por meio dessa ferramenta é possível usar o recurso de automatização de relatório, que permite agendar atualizações de dados e enviar o relatório por e-mail configurando a frequência desejada. 

Desse modo, o Google Data Studio pode ser um grande auxílio, porém, assim como o Excel, demanda esforço para a montagem do relatório, além de ser necessário compreender como utilizar a plataforma para conseguir criar um design intuitivo. 

 

3- Softwares

Outra opção possível é utilizar softwares para automatizar o relatório de avaliação de desempenho da sua empresa, pois eles são capazes de realizar tarefas repetitivas e complexas com rapidez e precisão. 

Os softwares podem reunir de forma mais fácil dados das diferentes variáveis envolvidas na Avaliação de desempenho como feedbacks, metas, objetivos e métricas de desempenho. 

Desse modo, o uso de softwares para a automatização de relatórios de avaliação de desempenho permite um relatório mais completo e elaborado em menos tempo, garante uma boa apresentação visual clara e intuitiva e permite que isso seja feito de forma simples. 

Além disso, comumente a contratação de softwares de gestão de desempenho fornecem recursos além do relatório. A Impulseup, por exemplo, possibilita a realização da avaliação de desempenho, gerando o relatório automaticamente, além de conter recursos como Plano de desenvolvimento individual, feedbacks, pesquisas e outros recursos que colaboram para a gestão de desempenho mais estratégica e eficiente na sua empresa. 

 

Qual a melhor opção? 

Essa resposta vai depender da realidade da sua empresa. Com isso, você precisa fazer alguns questionamentos como: Quantos colaboradores tem na sua empresa? Sua empresa possui uma rotina ágil ou burocrática? Como é sua gestão de desempenho? 

 

Concentrar os dados no Excel ou no Google Data Studio é uma ótima solução para empresas mais burocráticas e com poucos colaboradores. 

Nesse cenário, a equipe de recursos humanos consegue solucionar as demandas de gestão de desempenho sem prejudicar os resultados da empresa.

No entanto, para grandes empresas, essas soluções podem gerar uma sobrecarga do RH, dificultando uma atuação estratégica. Assim, o uso de Softwares de gestão de desempenho para automatizar o relatório é a melhor opção. 

Isso se dá devido a agilidade e eficiência dos softwares, que produzem relatórios mais intuitivos e fáceis de compreender de maneira mais rápida, não sendo necessário gastar tempo com correções de erros.

 

Quais os benefícios de automatizar seu Relatório de Avaliação de Desempenho?

O Relatório de Avaliação de desempenho tem um papel importante para a gestão de desempenho da sua empresa e a automatização desse processo contribui fortemente para a maior eficiência desse processo. Para compreender melhor isso, trouxemos o caso da Icaro Tech, que mostra bem os impactos positivos da automatização do Relatório de avaliação de desempenho. 

A Icaro Tech aponta que a equipe de RH precisava gerar os relatórios individualmente, assim, o colaborador tinha acesso aos seus resultados apenas no dia da devolutiva da avaliação de desempenho. 

Nesse caso, vemos como o relatório realizado manualmente prejudica a gestão de conhecimento, visto que o colaborador não tem como revisitar os dados da sua avaliação de desempenho, além disso, a capacidade dos gestores de observarem o desempenho e o desenvolvimento do colaborador de forma ampla estava limitado, dificultando a tomada de decisão. 

A automatização dos Relatórios de avaliação de desempenho, feito pela plataforma da Impulseup, melhora a gestão de tempo da equipe de recursos humanos, ao dispensar a separação manual dos dados. 

Isso é possível porque os membros da empresa conseguem acessar seu relatório pelo software a partir do momento em que ocorre a liberação do RH. Com isso, as reuniões de devolutiva entre o líder e o liderado se tornam ainda mais produtivas e eficientes. 

Sendo assim, a automatização do relatório de avaliação de desempenho colabora para maior efetividade dele, de modo a ampliar o efeito dos benefícios citados acima, além de ser uma solução que gera dados mais certeiros e facilita a análise e compreensão. 

Finalizando

Sendo assim, como vimos, o relatório de avaliação de desempenho tem impactos muito positivos na sua empresa e esses impactos podem se potencializar com a automatização desse processo, melhorando ainda mais o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão de conhecimento, a cultura de feedback, orientando a tomada de decisões e alinhando a expectativas.

Além disso, te mostramos como você pode automatizar o seu relatório de avaliação de desempenho com algumas ferramentas e abordamos os benefícios de aplicar essa automatização na sua empresa. 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre como a Impulseup pode colaborar para a automatização do seu relatório de avaliação de desempenho e outros processos do seu RH, faça um teste grátis!

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Você já conhece a importância da Avaliação de desempenho para o desenvolvimento dos membros da sua empresa, mas você sabe a importância do Relatório de Avaliação de Desempenho? Essa ferramenta fundamental para contribuir para o funcionamento da organização vai além da aplicação da AD. 

Assim, um Relatório de Avaliação de Desempenho bem estruturado permite o maior sucesso e aproveitamento da sua Gestão de Desempenho. 

A análise dos dados obtidos por meio da avaliação de desempenho é de extrema importância para gerar os resultados desejados. Desse modo, a compreensão adequada dos dados permite a tomada de decisões conscientes, bem como reconhecimento apropriado dos colaboradores. 

Sendo assim, para gerar relatórios de avaliação de desempenho, frequentemente, são utilizadas ferramentas para automatizar esse processo, de modo a otimizar essa tarefa. Segundo pesquisa realizada pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), relatórios automatizados fornecem mais dados, favorecem a gestão de conhecimento e maior transparência. 

Para ter um RH verdadeiramente estratégico na sua empresa, não basta realizar avaliações de desempenho periódicas. É preciso aliar os resultados a outros processos (como People Analytics, por exemplo). O relatório de avaliação de desempenho, nesse contexto, desempenha um papel fundamental para a interpretação dos dados.

Podemos dizer que o relatório vai servir como um ponto de partida: a partir da análise dele é possível desenvolver PDIs, passar feedbacks, investir em treinamentos e capacitação para um colaborador, e por aí vai. 

Se você tem dúvidas sobre como um bom relatório de avaliação de desempenho deve ser, confira este artigo!

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

Qual a importância de um Relatório de Avaliação de Desempenho?

Um bom relatório de avaliação de desempenho deve apresentar as informações de forma clara e intuitiva, podendo utilizar gráficos e porcentagens para melhor compreensão dos pontos avaliados. 

Sendo assim, o relatório possibilita a compreensão dos dados tanto no nível organizacional, ou seja, como está o desempenho considerando todos os membros, quanto no nível grupal e individual, em que se pode observar o rendimento de grupos e diretorias ou o desempenho do membro em específico. 

Essa compreensão de dados é fundamental para a gestão de desempenho na sua empresa, pois possibilita decisões estratégicas e eficazes, veja alguns exemplos a seguir: 

 

1- Ações de desenvolvimento 

Ao compreender os indicadores de desempenho de cada profissional, é possível atuar no desenvolvimento do colaborador, por meio de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), por exemplo, orientando o membro para habilidades e competências que podem ser aperfeiçoadas. 

Além disso, é possível compreender as demandas da organização, de modo a facilitar a organização de um plano de Treinamentos e desenvolvimento, sendo possível organizar mini-cursos ou workshops que solucionem as demandas da equipe. 

Assim, é possível alcançar o maior desenvolvimento dos membros, juntamente com a empresa, impactando nos resultados e metas.

 

2- Gestão de conhecimento  

O relatório de avaliação contribui fortemente para a gestão de conhecimento na sua empresa, de modo que possibilita retornar a avaliações de desenvolvimento anteriores e realizar comparações entre diferentes avaliações. 

Sendo assim, o relatório consegue reunir dados e comparar informações do desempenho do trabalhador durante a jornada dele na empresa, além de garantir que as informações obtidas possam ser utilizadas futuramente na empresa.   

 

3- Feedbacks  

Os feedbacks são ferramentas importantes para orientar o desenvolvimento do trabalhador. Assim, relatórios de avaliação de desempenho estruturados com feedbacks colaboram para uma avaliação que não esteja limitada ao quantitativo, mas trazendo também dados qualitativos

Desse modo, os feedbacks funcionam como uma forma de orientar e contribuir para a compreensão do comportamento avaliado, contextualizando a realidade complexa e dinâmica do indivíduo.

 

4- Tomadas de decisões   

Para tomar decisões estratégicas, é importante ter dados que permitam acompanhar o desempenho do colaborador, bem como o desenvolvimento dele durante a jornada na empresa. Sendo assim, o relatório de avaliação de desempenho é um recurso de grande auxílio para compreender o trajeto do colaborador na sua empresa. 

 

5- Alinhamento de expectativas   

Por fim, o relatório de avaliação de desempenho tem papel de devolutiva das ações realizadas durante o ciclo de avaliação de desempenho. Essas devolutivas são necessárias para um alinhamento entre as percepções dos colegas e dos servidores e da autopercepção. 

Sendo assim, a avaliação de desempenho pode incluir a autoavaliação que, no relatório de avaliação de desempenho, serve como parâmetro de comparação e permite compreender pontos de desenvolvimentos que não estavam sendo percebidos pelo colaborador.

 

Como ter um bom relatório de avaliação de desempenho

O relatório obtido ao fim do período de preenchimento da avaliação nada mais é do que um espelho que reflete como o formulário foi montado. Para ter um bom relatório, então, é preciso pensar primeiro nas informações fundamentais para a organização, que precisam ser coletadas e observadas.

Temos um artigo que reúne as melhores dicas para ter um formulário simples e eficiente, que você pode conferir neste link aqui. Mas para resumir algumas sugestões da nossa equipe, o questionário deve ser:

  • Baseado em competências observáveis;
  • Ter critérios de desempenho bem delimitados;
  • Ser simples e escrito em linguagem clara;
  • Não ser longo demais;

Não esqueça de que o conjunto de competências avaliadas deve mesclar hard e soft skills, como explicamos neste artigo. Uma avaliação completa envolve competências técnicas e comportamentais.

Outro fator que influencia o relatório é o tipo de avaliação de desempenho escolhida. Pode ser feita uma autoavaliação, avaliação 90º (em que o colaborador é avaliado pelo líder direto), 180º (em que gestor e colaborador sentam-se juntos para definir o resultado) ou a 360º, em que todos se avaliam e são avaliados.

O modelo escolhido deve observar alguns fatores, como a maturidade da equipe em relação a feedbacks. Existe o hábito? Os colaboradores e líderes estão abertos a receber comentários? Há algum estigma com a passagem de feedbacks?

Além disso, é importante questionar como é a adesão à avaliação de desempenho: é a primeira avaliação de desempenho realizada? Como costuma ser a adesão dos colaboradores? Com base nisso, pode-se planejar o tamanho e modelo ideais para a sua avaliação de desempenho. 

De acordo com os tipos de avaliação selecionados, o RH pode ter relatórios agrupados de diferentes formas, como:

  • Competências por área ou cargo;
  • Ranking de pontuação;
  • Comentários;
  • Comparativo entre avaliações;
  • Autoavaliações;

A opção de agrupar os relatórios te permite realizar correlações, fazendo uma análise crítica e aplicada dos dados coletados. Essa visão ampla dos relatórios de avaliação de desempenho possibilita uma maior compreensão sobre a qualidade da liderança, o desenvolvimento dos colaboradores, como melhorar o desempenho dos funcionários e diversas outras análises.

Não esqueça de incluir gráficos. Algumas informações são compreendidas de forma mais fácil quando são apresentadas visualmente.

Gráficos deixam os dados mais atrativos e destacam pontos de alerta, facilitando a identificação de pontos de desenvolvimento dos colaboradores.

banner-trial-gestao-de-pessoas

Para que usar o relatório de avaliação de desempenho

Como falamos acima, o relatório não é o fim do processo, muito pelo contrário. Na verdade, é ele quem vai orientar e guiar todos os passos seguintes para que a gestão de desempenho seja efetiva. 

É essencial que os colaboradores tenham acesso aos resultados individuais e que eles sejam aliados a um plano de crescimento. Assim, o relatório de avaliação de desempenho facilita um planejamento estratégico alinhado com os objetivos e metas da organização. 

 

1- Estruturação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Ter um relatório individual baseado na avaliação de desempenho de cada colaborador permite uma atenção mais criteriosa às necessidades de cada um. Assim, as demandas de desenvolvimento podem ser resolvidas antes de se tornarem um problema. 

Uma das ferramentas mais usadas nesse momento é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Por meio dele, é possível criar estratégias específicas para melhorar os pontos identificados na avaliação. Inscrever um funcionário em cursos de capacitação, por exemplo.

Separamos para você um artigo repleto de exemplos de PDI para você aplicar no desenvolvimento de seus colaboradores. Confira aqui!

 

2- Cultura de Feedbacks

Esse momento também pode ser crucial para se iniciar uma cultura de feedbacks mais consolidada. Esses feedbacks não precisam estar presentes apenas no relatório, mas também devem ser fornecidos periodicamente no cotidiano da empresa, apontando o desenvolvimento observado e como melhorar mais ainda as competências em questão.

 

3- Acompanhamento

Como profissional de RH, instrua os gestores a acompanhar o crescimento dos funcionários. Uma ótima forma de fazer isso é com as reuniões one-on-one.

Dessa forma, os líderes orientam os colaboradores da sua empresa para que tenham clareza dos próximos passos para alcançar os melhores resultados. 

Um gestor pode usar os relatórios individuais de cada liderado para, em reuniões individuais, propor PDIs e iniciar um processo de acompanhamento. Esse será um momento de crescimento mútuo do colaborador e da empresa.

Os resultados do relatório de avaliação de desempenho podem ser usados de inúmeras formas. Cabe a equipe de RH, junto a diretoria, delimitar as prioridades de acordo com o momento da empresa.

É essencial que esse momento seja usado como um incentivo para a equipe. Cada colaborador deve estar ciente das notas e ter apoio para crescer e se capacitar mais na instituição.

Outro trabalho muito importante relacionado ao relatório é ter um momento de calibração. Normalmente, ele é feito pela equipe de RH ou por um comitê que envolve ainda diretorias e outros responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas.

Na calibração, é o momento de esmiuçar o que realmente se espera de cada competência. 

Para a competência de comunicação, por exemplo: O que qualifica um colaborador como bom comunicador? Quais serão os critérios? Como a comunicação se expressa em comportamentos? Esse trabalho está atrelado a sensibilização.

Veja nosso vídeo sobre como gerar relatórios individuais na impulseup:

 

Dicas para seu Relatório de Avaliação de Desempenho

1- Apresentação dos dados

Além do uso de gráficos, os dados numéricos devem ser intuitivos e de fácil compreensão. Pensando nisso, evite muitas casas decimais nos dados. Além disso, porcentagens são um formato mais intuitivo de apresentação de dados. 

 

2- Dados qualitativos

Os números sozinhos não dão conta de tudo. Dados qualitativos, como feedbacks e comentários dos avaliadores contribuem para uma maior compreensão da pontuação na avaliação de desempenho. 

Assim, relacionar dados quantitativos e qualitativos irão contribuir para um relatório completo e eficaz.

 

3- Personalização

Deixar os dados com a cara da sua empresa, abordando os valores e a cultura da organização geram maior diálogo com o cotidiano dos profissionais. Assim, você tem um relatório específico para a realidade da sua empresa, com competências e habilidades que fazem sentido para seus colaboradores. 

 

4- Cuidado com a segurança dos dados

Manter as informações dos seus colaboradores seguras, garante que eles se sintam mais confortáveis para dar feedbacks e contribuir para o desenvolvimento da equipe. Por isso, evite colocar nomes dos avaliadores nos feedbacks que serão apresentados no relatório. 

 

5- Ética profissional

Oriente os colaboradores sobre como dar feedbacks e se certifique de que não está sendo realizada uma comunicação desrespeitosa que fere a ética do ambiente. 

  

Como automatizar seu Relatório de Avaliação de Desempenho?

A automatização do relatório de desempenho pode ser feita de diversas maneiras, mas é importante pensar em qual se aplica melhor para a realidade da sua empresa de modo que solucione as demandas e reduza a chance de erros. Assim, sua empresa pode aderir a ferramentas mais simples até ferramentas mais elaboradas, pensando nisso vamos te apresentar 3 opções de como automatizar seu relatório de avaliação de desempenho.

 

1- Excel 

No Excel, você pode montar o relatório por meio de planilhas, sendo possível calcular pontuações de cada competência por meio de fórmulas, além de gerar gráficos no próprio aplicativo. 

Para isso, é necessário importar os dados da avaliação de desempenho para o Excel e criar um modelo de relatório, o recurso da tabela dinâmica pode servir para criar visualizações interativas, criando gráficos e tabelas que descrevem o desempenho geral e o da equipe. 

Assim, as fórmulas presentes na planilha do Excel podem calcular os indicadores de desempenho, como média, soma, máximo e mínimo.

No entanto, montar uma planilha eficaz pode ser um grande desafio, visto que a apresentação dos dados é fundamental para melhor compreensão das informações, por isso, é importante ter atenção ao montar a planilha e as fórmulas utilizadas. 

Além disso, o processo é mais rápido que montar cada relatório individualmente, entretanto, exige certo trabalho manual para a montagem da planilha. 

Por fim, é importante ressaltar o cuidado necessário com a importação de dados e com as restrições de acesso ao compartilhar a planilha para garantir a segurança dos dados dos membros da sua organização. 

 

2- Google Data Studio 

O Google Data Studio é uma ferramenta conectada com fontes de dados da Google  utilizada para gerar relatórios interativos e personalizados com tabelas e gráficos. 

Para criar seu relatório de avaliação de desempenho automatizado você precisa importar seus dados para a ferramenta, após isso você pode criar um painel em branco ou escolher um modelo de painel de avaliação de desempenho, criar um painel para cada funcionário e um painel resumo, com a visão geral do desempenho da equipe. 

Por meio dessa ferramenta é possível usar o recurso de automatização de relatório, que permite agendar atualizações de dados e enviar o relatório por e-mail configurando a frequência desejada. 

Desse modo, o Google Data Studio pode ser um grande auxílio, porém, assim como o Excel, demanda esforço para a montagem do relatório, além de ser necessário compreender como utilizar a plataforma para conseguir criar um design intuitivo. 

 

3- Softwares

Outra opção possível é utilizar softwares para automatizar o relatório de avaliação de desempenho da sua empresa, pois eles são capazes de realizar tarefas repetitivas e complexas com rapidez e precisão. 

Os softwares podem reunir de forma mais fácil dados das diferentes variáveis envolvidas na Avaliação de desempenho como feedbacks, metas, objetivos e métricas de desempenho. 

Desse modo, o uso de softwares para a automatização de relatórios de avaliação de desempenho permite um relatório mais completo e elaborado em menos tempo, garante uma boa apresentação visual clara e intuitiva e permite que isso seja feito de forma simples. 

Além disso, comumente a contratação de softwares de gestão de desempenho fornecem recursos além do relatório. A Impulseup, por exemplo, possibilita a realização da avaliação de desempenho, gerando o relatório automaticamente, além de conter recursos como Plano de desenvolvimento individual, feedbacks, pesquisas e outros recursos que colaboram para a gestão de desempenho mais estratégica e eficiente na sua empresa. 

 

Qual a melhor opção? 

Essa resposta vai depender da realidade da sua empresa. Com isso, você precisa fazer alguns questionamentos como: Quantos colaboradores tem na sua empresa? Sua empresa possui uma rotina ágil ou burocrática? Como é sua gestão de desempenho? 

 

Concentrar os dados no Excel ou no Google Data Studio é uma ótima solução para empresas mais burocráticas e com poucos colaboradores. 

Nesse cenário, a equipe de recursos humanos consegue solucionar as demandas de gestão de desempenho sem prejudicar os resultados da empresa.

No entanto, para grandes empresas, essas soluções podem gerar uma sobrecarga do RH, dificultando uma atuação estratégica. Assim, o uso de Softwares de gestão de desempenho para automatizar o relatório é a melhor opção. 

Isso se dá devido a agilidade e eficiência dos softwares, que produzem relatórios mais intuitivos e fáceis de compreender de maneira mais rápida, não sendo necessário gastar tempo com correções de erros.

 

Quais os benefícios de automatizar seu Relatório de Avaliação de Desempenho?

O Relatório de Avaliação de desempenho tem um papel importante para a gestão de desempenho da sua empresa e a automatização desse processo contribui fortemente para a maior eficiência desse processo. Para compreender melhor isso, trouxemos o caso da Icaro Tech, que mostra bem os impactos positivos da automatização do Relatório de avaliação de desempenho. 

A Icaro Tech aponta que a equipe de RH precisava gerar os relatórios individualmente, assim, o colaborador tinha acesso aos seus resultados apenas no dia da devolutiva da avaliação de desempenho. 

Nesse caso, vemos como o relatório realizado manualmente prejudica a gestão de conhecimento, visto que o colaborador não tem como revisitar os dados da sua avaliação de desempenho, além disso, a capacidade dos gestores de observarem o desempenho e o desenvolvimento do colaborador de forma ampla estava limitado, dificultando a tomada de decisão. 

A automatização dos Relatórios de avaliação de desempenho, feito pela plataforma da Impulseup, melhora a gestão de tempo da equipe de recursos humanos, ao dispensar a separação manual dos dados. 

Isso é possível porque os membros da empresa conseguem acessar seu relatório pelo software a partir do momento em que ocorre a liberação do RH. Com isso, as reuniões de devolutiva entre o líder e o liderado se tornam ainda mais produtivas e eficientes. 

Sendo assim, a automatização do relatório de avaliação de desempenho colabora para maior efetividade dele, de modo a ampliar o efeito dos benefícios citados acima, além de ser uma solução que gera dados mais certeiros e facilita a análise e compreensão. 

Finalizando

Sendo assim, como vimos, o relatório de avaliação de desempenho tem impactos muito positivos na sua empresa e esses impactos podem se potencializar com a automatização desse processo, melhorando ainda mais o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão de conhecimento, a cultura de feedback, orientando a tomada de decisões e alinhando a expectativas.

Além disso, te mostramos como você pode automatizar o seu relatório de avaliação de desempenho com algumas ferramentas e abordamos os benefícios de aplicar essa automatização na sua empresa. 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre como a Impulseup pode colaborar para a automatização do seu relatório de avaliação de desempenho e outros processos do seu RH, faça um teste grátis!

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário