Blog ImpulseUP
planilha-de-avaliacao-de-desempenho

Modelos de Planilha de Avaliação de Desempenho e os riscos de fazer AD manual

Você sabe que a avaliação de desempenho é um processo fundamental para compreender como estão os membros da sua empresa e como potencializar o desempenho deles em uma gestão de desempenho estratégica. A avaliação de desempenho orienta o desenvolvimento dos colaboradores durante os ciclos de um período determinado, sendo importante sua aplicação constante para o acompanhamento dos funcionários. No entanto, a forma de aplicar a avaliação de desempenho pode ter grande impacto na efetividade de seus resultados, considerando os diferentes modelos de planilhas que podem ser aplicados, bem como os riscos e possíveis prejuízos de uma realização manual.  

Sendo assim, escolher o tipo de avaliação e como ele será aplicado pode ser uma tarefa desafiadora, por isso, esse post vai te ajudar a compreender a melhor forma de avaliar o desempenho na sua empresa. Veja abaixo!

 

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta usada na gestão de desempenho que objetiva mensurar comportamentos voltados para o trabalho, não se restringindo apenas aos resultados, mas também todo o processo até ele. Essa ferramenta de gestão de desempenho possibilita identificar os potenciais dos colaboradores e desenvolver competências necessárias, orientando o funcionário em sua jornada de desenvolvimento. 

Segundo Livia & Mourão, L. (2013), essa mensuração pode ser feita pela avaliação de competências, habilidades, comportamentos e resultados, gerando informações que auxiliam na tomada de decisões, em planos de sucessão, em planos de treinamento e desenvolvimento e diversas outras demandas.
Sendo assim, a Avaliação de desempenho é um recurso utilizado para avaliar, de forma periódica, a atuação dos colaboradores durante determinado período, para, assim, promover mudanças e mapear pontos de desenvolvimento. Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse nosso E-book sobre avaliação de desempenho

 

Riscos de realizar uma avaliação de desempenho em planilha

Inicialmente, é importante ressaltar que a realização de avaliações de desempenho por meio de planilhas pode não ser a forma mais proveitosa e adequada para sua empresa. Isso ocorre porque a realização manual desta ferramenta pode apresentar alguns riscos que dificultam a conquista dos resultados esperados. Alguns desses riscos são: 

 

Sobrecarga dos colaboradores

Para que os resultados da avaliação de desempenho sejam efetivos, é necessário que seja feita uma análise dos dados obtidos, bem como uma devolutiva para todos os funcionários. Isso demanda muito tempo da equipe de Recursos humanos, direcionando a ela uma maior demanda de atividades repetitivas para o RH. 

Sendo assim, o uso de planilhas para avaliar o desempenho dos colaboradores pode ser prejudicial para o engajamento do funcionário, isso foi abordado no modelo de integração do Burnout no processo de estresse ocupacional. Nesse modelo adaptado por Gil-Monte e Peiró, as altas demandas atuam como fatores estressores que podem aumentar a percepção de estresse, reduzindo o sentimento de realização no trabalho, enquanto aumenta a exaustão emocional e a despersonalização.

 

Erros de avaliação

A análise de dados da avaliação de desempenho por meio de planilhas costuma ser repetitiva e pouco desafiadora, por isso essa atividade tem como consequência comum a desmotivação e exaustão mental. Conforme abordado por Sternberg (2009) a redução da consciência pode prejudicar a realização de processos automáticos, além de que a redução da atenção, comum em atividades repetitivas, reduz a probabilidade de detecção de um erro. Por isso, a realização de atividades repetitivas de forma manual tende a apresentar maior índice de erros que podem prejudicar o resultado final.

 

Gestão de conhecimento

Para o uso de planilhas para a avaliação de desempenho é importante ter uma gestão de desempenho bem estruturada. Caso contrário, as informações das avaliações de desempenho anteriores podem se perder, impossibilitando a comparação dos resultados. Essa perda tem grande impacto na visão do desenvolvimento do colaborador, visto que uma boa gestão de desempenho permite compreender melhor quão efetivas estão sendo as estratégias de desenvolvimento utilizadas pela sua empresa.

 

Constante necessidade de ajustes e revisão

As planilhas de avaliação de desempenho estão suscetíveis a erros e mudanças, desse modo é importante revisitar a planilha para verificar seu funcionamento e efetividade. Isso é importante para garantir que a avaliação de desempenho mostrará dados que condizem com a realidade, representando, de fato, a percepção dos colaboradores. Além disso, para garantir a efetividade da planilha, também é importante utilizar uma escala condizente com o objetivo da avaliação de desempenho.

 

Prejuízo financeiro

Visto que a avaliação de desempenho realizada por meio de planilhas tem maior incidência de erro e menor eficiência dos profissionais da área de Recursos humanos, uma consequência previsível é o gasto monetário que não terá retorno caso a avaliação não seja aplicada de forma correta. 

Com isso, vale considerar a alternativa de automatizar esse processo para reduzir os erros e os custos da aplicação da avaliação de desempenho, visando uma gestão de desempenho mais eficaz para sua empresa. 

 

Modelos de Planilha de Avaliação de desempenho

Existem diferentes tipos de escalas que podem ser utilizadas para montar sua planilha de avaliação de desempenho, de modo que você pode avaliar qual se adequa melhor às demandas e perfil da sua empresa e, assim, construir o modelo mais adequado para as suas necessidades. 

 

Escala Likert

Primeiramente vamos abordar a Escala Likert, uma das escalas mais presentes nas avaliações de desempenho por competência. Essa escala se trata de uma escala psicométrica que se destaca pela facilidade e velocidade das respostas, de modo que facilita e otimiza a avaliação. Ela é ideal para avaliações de desempenho com uso de escola de observação comportamental, que tem o objetivo de avaliar a frequência em que um comportamento se apresenta.

O formato mais frequente da escala Likert consiste em 3 pontos, 5 pontos ou 7 pontos utilizando um parâmetro de frequência de comportamentos que variam de “sempre” a “nunca”. A escala Likert também pode ser utilizada com um parâmetro de concordância com afirmações variando de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

 

Escala gráfica

Esse tipo de avaliação de desempenho pode ser feito por meio de um formulário em que determinado fator é avaliado em ótimo, bom, regular, sofrível, fraco. Esse modelo de avaliação de desempenho funciona como um sistema fechado, com isso, não há espaço para observações sobre o processo e ressalvas.
Quanto à planilha utilizada para a análise dos dados obtidos, ela pode ser gerada a partir do formulário utilizado para coletar as avaliações, no entanto, é importante prezar pela organização e compreensão dos dados, para que a repetição de informações não gere confusão e erros.

 

Incidentes críticos

Esse método pontua exclusivamente se restringe a avaliar os pontos fortes e os pontos fracos do colaborador avaliado. Essa ferramenta aponta apenas extremos sem flexibilidade e desconsidera a visão geral do desempenho do funcionário.
Esse processo, por ter respostas discursivas, não tem muita viabilidade de montagem de planilhas e exige uma análise de dados subjetiva, sendo assim, esse modelo exige um retorno menos quantitativo e mais qualitativo. No entanto, esse modelo pode ser substituído por uma cultura de feedbacks bem estruturada.

 

Relatório por performance

Esse modelo funciona com base em uma comparação entre a performance atual e a performance desejada. Sendo assim, são observadas avaliações do passado, do presente e do futuro, de modo a direcionar melhor para a solução de problemas, localizando os pontos de desenvolvimento de forma mais específica. 

 

Avaliação por resultado 

Esse método é focado nas metas, realizando uma comparação dos resultados alcançados e as metas estabelecidas de forma periódica. 

 

Conclusão

Sendo assim, como vimos, é importante destacar que a avaliação de desempenho é uma ferramenta extremamente necessária para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, de modo a impulsionar a sua empresa. Além disso, o uso de planilhas de avaliação de desempenho é variável, podendo ser construído de diversas formas conforme as demandas da organização. No entanto, é importante ressaltar que a avaliação de desempenho manual apresenta riscos que podem dificultar sua execução de forma eficiente, por dificultar o manuseio e análise de dados.

Portanto, se você deseja utilizar planilhas manuais para avaliação de desempenho dos seus colaboradores, uma boa alternativa é adotar modelos mais avançados e seguros, para proteger o sucesso da sua empresa. Para orientar sua avaliação de desempenho, você pode baixar nossa Planilha de avaliação de desempenho e realizar seu projeto de avaliação de desempenho.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Referências

https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/029_avaliacao_de_desempenho.pdf 

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/37881/1/Maria%20Filomena%20Teixeira%20Reis.pdf https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2148822/mod_resource/content/1/Dalmoro_Vieira_2013_Dilemas-na-construcao-de-escal_31731.pdf

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário