Blog ImpulseUP
sistema de avaliação de desempenho

Sistema de Avaliação de Desempenho: como funciona?

O termo sistema muitas vezes é usado de forma incorreta, e avaliação de desempenho também é visto de forma equivocada. Nesse texto vamos explicar um pouco mais sobre como um sistema de avaliação de desempenho facilita as nossas vidas em diversos aspectos, principalmente no nosso mundo do RH, trazendo algumas frentes da gestão de desempenho.

Um sistema é, nada mais nada menos, do que a compreensão de algumas partes que, quando juntas, geram um resultado. No nosso caso, o resultado que queremos chegar pode variar de acordo com o nosso objetivo.

Por exemplo, se o nosso objetivo é desenvolver nossos colaboradores, saber o que desenvolver é essencial. E a avaliação de desempenho nos permite ter essa “foto do momento” do colaborador ou da nossa empresa.

Mas o que é Gestão de Desempenho? A gestão de desempenho busca estabelecer entre, empresa e colaborador, o entendimento do que deve ser alcançado e buscado. Ela envolve o alinhamento dos objetivos estratégicos com as medidas acordadas, as habilidades de cada colaborador, os requisitos de competências, os planos de desenvolvimento e a entrega de resultados.

Para conhecermos melhor o que é um Sistema de Gestão de Desempenho, vamos destrinchar algumas funcionalidades essenciais que ele deve ter, principalmente no que diz respeito ao resultado de cada uma dessas fases.

Criação da Avaliação de Desempenho

Essa parte é essencial para todo o processo e é ele que irá garantir que o RH chegue ao resultado final esperado.

Cada empresa possui suas particularidades, e cada avaliação de desempenho também é particular. A avaliação seguirá o mapeamento de competências, muitas vezes feito pelo RH, pela alta gestão da empresa ou por um(a) consultor(a) externo(a). Caso ainda não tenha feito esse processo vale a pena conferir esse artigo clicando aqui.

Esse mapeamento dirá quais competências são essenciais para cada um dos cargos existentes na empresa, para cada uma das áreas e principalmente para alinhar os colaboradores com a cultura da sua empresa.

Após esse mapeamento, é essencial que o sistema de Gestão de Desempenho contenha um módulo de avaliação de desempenho que consiga ser customizável de acordo com as particularidades da sua empresa.

Resultado esperado nessa fase: criação de uma avaliação transparente, identitária e justa.

Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é o instrumento base para começarmos o nosso processo de Gestão de Desempenho por meio de um sistema. É partindo da avaliação de desempenho que conseguimos identificar os gaps de competências essenciais, técnicas, ou relacionados aos valores da empresa. Além de ser a base para conseguirmos iniciar outros processos de melhoria de desempenho.

Se, hoje, você faz avaliação de desempenho em planilha (ou até manualmente!) dê uma olhadinha nesse artigo que pode te ajudar a calcular melhor o Retorno Sobre o Investimento de uma ferramenta.

Essa fase de avaliação, seja uma avaliação 90º, 180º ou 360º, é basicamente um processo de coleta de insumos para as tomadas de decisão dos gestores e do próprio RH. A fase de avaliação de desempenho representa essa parte – coleta de dados.

Resultado esperado nessa fase: dados vindos dos colaboradores para a análise e tomada decisão.

Relatórios de avaliação

Os relatórios do pós-avaliação são o consolidado de todo o processo de avaliação pelo qual o seu colaborador passou. É aí onde o avaliado conseguirá ver os seus resultados em relação às competências avaliadas, desde a autoavaliação até as avaliações de pares, subordinados e gestores (a depender da sua avaliação).

Esse relatório auxilia principalmente no momento de feedback entre gestor e colaborador, onde ambos olham os resultados e discutem de maneira mais aprofundada como melhorar o desempenho individual de cada um.

Lembrando que esse momento de feedback é essencial, pois além de estreitar os laços e tornar a comunicação mais transparente entre as partes, move a empresa em direção a um mindset de desenvolvimento.

Resultado esperado nessa fase: entrega de resultados e sessão de feedback.

People Analytics e NineBox

O People Analytics e o NineBox são ferramentas de análise de pessoas que permitem uma visualização ampla dos colaboradores. E ambas estão presentes em sistemas de gestão de desempenho.

Assim que finalizamos as avaliações e coletamos dados dos nossos colaboradores e/ou da nossa empresa, partimos para os próximos passos (que não são feitos necessariamente nessa ordem): a análise estratégica e tomada de decisão.

As análises feitas virão a partir dos dados que escolhemos coletar nas nossas avaliações. São essas análises que vão permitir que façamos os filtros necessários para a tomada de decisão em relação aos treinamentos que o RH e os gestores devem propor aos colaboradores, ou, dependendo da cultura da empresa, que os próprios colaboradores consigam identificar os seus gaps e escolher as melhores ações de desenvolvimento.

Além disso, essas ferramentas de análise nos dão uma visão holística da nossa empresa, o que permite a tomada de decisão em relação a promoções, bonificações ou realocações. Mas, claro, sempre pensando em um processo contínuo que avalie a evolução do colaborador e não somente um resultado pontual.

Resultado esperado nessa fase: uso de ferramenta que dê subsídio para tomada de decisão.

E agora? Como escolher um sistema de avaliação de desempenho?

Depois de toda essa explicação, como escolher o sistema de avaliação de desempenho ideal?

Se você identificou o projeto da sua empresa com os passos que apresentamos nesse artigo, parabéns! Então você acabou de encontrar uma ferramenta ágil, eficaz e engajante para realizar as suas avaliações de desempenho.

O ImpulseUP é um plataforma completa que vai garantir que a sua empresa consiga tabular todos os dados necessários para a tomada de decisão de maneira simples. Além das avaliações de desempenho, também conseguimos ajudar na gestão do desempenho e na evolução dos seus colaboradores com as ferramentas de PDI e Feedback.

Vale a pena conferir a ferramenta e fazer um teste gratuito com até 5 pessoas da sua empresa! Basta clicar aqui!

Deixe um comentário