Blog ImpulseUP
transformação digital no rh

Transformação digital no RH: problema ou solução?

Transformação digital no RH consiste na alteração de processos operacionais de RH para se tornarem automatizados e orientados por dados. Segundo o Relatório de Tendências de Capital Humano de 2017 da Deloitte, a transformação digital no RH “é sobre as equipes de RH assumirem o duplo desafio de transformar as operações de RH, de um lado, e transformar a força de trabalho e a maneira como o trabalho é feito, de outro”.

O problema, entretanto, não está no conceito. A questão é que, apesar de o assunto não ser novo e de não haver controvérsia sobre a importância da transformação digital no RH, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em implementar mudanças realmente significativas. Vejamos:

  • Você avalia e acompanha a eficácia dos seus recrutamentos sob uma perspectiva de valor ou de custo?
  • Você é capaz de distinguir e reconhecer os talentos em sua organização?
  • Sabe avaliar se os salários estão compatíveis com as funções e quando é hora de fazer ajustes?
  • Você consegue demonstrar em uma reunião gerencial dados convincentes que demonstram os fatores que contribuem para a baixa taxa de retenção nos departamentos com alta rotatividade de pessoal?
  • Os dados que você detém podem ser consultados através de painéis em tempo real pelos tomadores de decisão estratégicos em sua empresa?

Se você respondeu não a algumas dessas perguntas, então provavelmente a transformação digital no RH da sua empresa é ainda um problema e não uma solução.

Transformação digital no RH é mais do que simplesmente incorporar tecnologias

A transformação digital de RH não se dá de forma isolada. Ela é parte, na verdade, de uma metamorfose que envolve a organização como um todo. Ou pelo menos deveria. Mas isso não pode ser motivo para justificar a inércia de alguns setores de RH em não avançar por uma estratégia de transformação digital mais agressiva.

Muitas vezes, é o protagonismo do RH no processo de transformação digital que vai ajudar a liderar a transformação em uma empresa digital. O desafio do RH nesse contexto é duplo: transformar suas próprias operações de um lado e, do outro, transformar a força de trabalho e a maneira como o trabalho é feito no restante da organização.

Esse posicionamento estratégico do RH na transformação digital da empresa exige que a jornada bem-sucedida vá além do uso de tecnologias: a transformação digital exige a capacidade de mobilizar pessoas e a mudança na forma de pensar sobre as coisas.

Apenas digitalizar o que sempre foi feito no RH pode, no melhor dos cenários, trazer um pouco mais de agilidade e eficiência, mas certamente não conduz a organização para um outro patamar. Então é preciso deixar claro mais uma vez que o processo de transformação digital de que estamos falando aqui vai além da implementação de uma ou várias ferramentas digitais.

A nova maneira de pensar envolve trazer o cliente, ou seja, o funcionário da empresa e os candidatos em potencial para o centro da preocupação do RH. Estamos prestando um serviço adequado para nosso cliente considerando o cenário mais amplo de mudança e transformação que as pessoas estão experimentando? Estamos conseguindo atender perfis cada vez mais digitalizados de funcionários? Nossos processos de RH estão adaptados ao novo cenário de agilidade, responsividade e usabilidade que nossos funcionários procuram?

Boa parte das empresas responderia não a essas perguntas. Mesmo com a incorporação de ferramentas digitais e tecnologias, muitas empresas ainda insistem em olhar para a transformação sob o ponto de vista do RH e não do cliente, na contramão do que seria uma verdadeira transformação digital.

Não se trata, portanto, de escolher ferramentas, mas de levar as equipes a compreender como e por que elas devem ser usadas, tendo o cliente como referencial. Precisamos nos tornar atraentes aos funcionários e candidatos das empresas e isso requer colocá-los no centro das decisões de transformação digital. Coloque-se no lugar do usuário dos serviços de RH e você verá que, muitas vezes, a experiência não é boa.

Por que a transformação digital no RH é tão estratégica?

Os últimos dez anos têm sido de intensas mudanças para o setor de RH. A trajetória mais recente de digitalização começou com a migração para plataformas de RH integradas no lugar das soluções pontuais de gestão de talentos. Na sequência, o RH passou por uma mudança de papel e relevância, incorporando atividades de organização e análises estratégicas.

Mais recentemente, o setor tem sido influenciado pelas práticas de gerenciamento digital e design ágil da organização, concentrando-se não apenas em pessoas, mas também em trabalho e plataformas (Deloitte) . O “RH Digital” assume, assim, o potencial mais estratégico de toda a sua história.

Abaixo estão as três áreas de mudança apontadas no relatório da Deloitte que colocam o RH na posição de liderança dos processos de transformação digital nas organizações:

  1. Força de trabalho digital: Como as organizações podem impulsionar novas práticas de gerenciamento que favorecem uma cultura de inovação?
  2. Local de trabalho digital: Como as organizações podem projetar um ambiente de trabalho que permita produtividade, por meio do uso de ferramentas modernas de comunicação, e promover engajamento, bem-estar e senso de propósito?
  3. RH digital: Como as organizações podem mudar a própria função de RH para operar de maneira digital por meio de ferramentas e aplicativos digitais e de um processo de experimentação e inovação contínuos?

Você está pronto para a transformação digital no seu RH? Veja os 5 passos iniciais.

Antes de iniciar qualquer projeto de transformação digital de RH, é preciso avaliar alguns pontos que vão ajudar a definir o tamanho e a direção do seu processo de transformação.

Você tem um sistema de gestão de RH?

O software de RH usado para manter um banco de dados de seus funcionários é requisito fundamental para todas as futuras iniciativas de transformação digital de RH. Com exceção do recrutamento, todas as demais ações de gestão dependem dos dados dos seus funcionários.

Quantos funcionários sua empresa possui?

O custo inicial de uma transformação digital pode ser alto. Com poucos funcionários, você pode não atingir a economia de escala necessária para compensar o investimento. Mas mesmo com poucos funcionários (menos de 50), é possível definir estratégias de transformação digital de baixo custo e um ritmo que sejam compatíveis e que mantenham a empresa na trajetória de transformação digital, de forma que o crescimento da empresa seja acompanhado por transformações graduais constantes.

Então se sua empresa é pequena, invista em um bom sistema de gestão de RH e vá incorporando aos poucos e conforme sua análise estratégica soluções que deem conta dos desafios.

Você tem um departamento de TI formal?

Se sim, saiba que eles serão o seu parceiro na definição de sua estratégia e do processo de transformação, de forma que você precisa garantir o alinhamento entre o departamento de TI e o setor de RH. Caso não tenha, escolha um fornecedor e uma solução de gestão de RH que sejam capazes de dar o suporte necessário ao seu processo de transformação.

Independente se a solução é interna ou externa, os fatores de TI a serem considerados incluem: necessidades de integração entre sistemas e bases de dados, precauções de segurança de dados, obstáculos logísticos.

Você confia nos seus dados?

Ter uma base de dados de funcionários com milhares de informações não significa nada se você não confia neles ou se não tem a capacidade de interpretá-los a favor da sua tomada de decisão.

Esse é um problema generalizado: análise de dados é ainda uma competência escassa dentro das organizações, em especial nos setores de RH. Investir no desenvolvimento desta competência pode alavancar o processo de transformação digital da empresa, contribuindo para melhores decisões durante o processo.

Qual seu objetivo para implementar um processo de transformação digital?

Esta não deve ser uma decisão baseada na tendência ou simplesmente guiada pela concorrência. O processo de transformação digital exige metas e expectativas organizacionais claras, tendo como ponto de partida a experiência do cliente (no caso, o funcionário) e o ganho de valor para a empresa.

Busque alinhamento entre as áreas, apoio da gestão e estabeleça metas mensuráveis, que permitam avaliar os resultados alcançados e orientar mudanças de estratégia, quando for o caso. O processo de transformação digital é contínuo e você precisará de âncoras para garantir continuidade no trabalho e não se perder diante das muitas opiniões e interferências que aparecerão no caminho.

Como escolher as melhores soluções e definir prioridades?

Com uma busca simples no Google é possível encontrar centenas de ferramentas que prometem resolver problemas de RH de forma rápida e simples. O ecossistema de soluções digitais para RH é enorme e crescente. Diante de um cenário de tantas opções, como escolher a solução ideal?

Um importante aspecto a ser considerado na hora de escolher uma ferramenta é o grau de suporte que você terá da empresa contratada e as possibilidades de customização para as suas necessidades. Soluções digitais para RH não são uma panacéia, muitos problemas organizacionais são únicos e render-se a uma solução one size fits all pode ser um tiro no pé.

Comece pela escolha da solução central e busque uma empresa que pode fornecer aquilo que você precisa, de acordo com suas necessidades. Isso ajudará a vencer as resistências iniciais e trará estabilidade para um processo de digitalização que pode ser permeado por altos e baixos, erros e acertos. Ao implementar uma solução central, robusta e estável, você pode então partir para agregar soluções secundárias e complementares, com um risco menor de comprometer a experiência do seu usuário final.

O ImpulseUP é uma solução completa para Gestão de Desempenho. Você pode realizar Avaliações de Desempenho de forma automatizada, realizar Feedbacks, estruturar PDIs, planejar metas e, ainda, contar com uma área completa de People Analytics. Se você buscar potencializar a sua estratégia de Gestão de Desempenho, desenvolver competências nos colaboradores, alinhar os colaboradores à empresa ou melhorar a performance dos times, o ImpulseUP é a solução ideal.

É tarde demais para iniciar a transformação digital no RH da minha empresa?

Ainda não. Mas em breve pode ser. Para muitas empresas, o momento para se tornar digital está ficando para trás. Em uma pesquisa da Gartner, 67% dos líderes de negócios disseram que, se a empresa não se tornasse significativamente mais digitalizada até 2020, não seria mais competitiva.

De fato, essa mudança está acontecendo rapidamente, à medida que os líderes de RH estão sendo pressionados a assumir um papel maior e mais estratégico, inclusive o de liderar o processo de transformação digital da empresa como um todo.

Já em 2017, o Relatório da Deloitte apontava que:

  • 56% das empresas estavam redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e móveis.
  • 51% das empresas estavam em processo de redesenhar suas organizações para modelos de negócios digitais.
  • 33% das equipes de RH pesquisadas estavam usando alguma forma de tecnologia de inteligência artificial (AI) para fornecer soluções de RH, e
  • 41% estavam criando ativamente aplicativos móveis para fornecer serviços de RH.

Ou seja, em breve a maioria das empresas estará em um novo patamar de transformação digital em seus RH e isso pode transformar significativamente o cenário competitivo. Portanto, comece agora!

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 
Natália Teles

Natália Teles

Mestranda em Educação pela Open University (Reino Unido). Graduada em Psicologia (Universidade de Brasília, 2007), especialista em Educação a Distância, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão de Pessoas. Possui vasta experiência em liderança de equipes e gestão de projetos nas áreas de gestão educacional, educação a distância e desenvolvimento de soluções educacionais. Docente universitária nas disciplinas de Liderança e Coaching, Recrutamento e Seleção de Talentos e Comportamento Organizacional. Lidera equipes de alto desempenho, possui interesse em tecnologias educacionais disruptivas e transita por temas como acessibilidade e sustentabilidade.

Deixe um comentário

Plataforma completa de Gestão de Desempenho