Blog ImpulseUP
estratégias de treinamento e desenvolvimento

10 estratégias de treinamento e desenvolvimento

No cenário organizacional atual as áreas de gestão de pessoas e recursos humanos estão ganhando cada vez mais força dentro das empresas. Ao passo que a importância da satisfação e validação dos colaboradores de uma empresa tem se mostrado muito evidente. Sendo assim, as estratégias de treinamento e desenvolvimento podem te ajudar com isso. 

Um indivíduo que encontra valor e significado na função que exerce se demonstra muito mais produtivo e alinhado com os valores e cultura organizacionais, contribuindo para impulsionar a empresa para novas alturas. Por essas razões, a demanda por profissionais na área de recursos humanos tem crescido bastante nos últimos tempos. Mas mediar as relações entre lideranças e colaboradores de uma empresa não é a única contribuição da área, que também pode contribuir muito para o desenvolvimento da empresa a partir dos programas de treinamento e desenvolvimento. 

Mas afinal o que seriam esses programas? Qual a sua contribuição para a organização? Quais seriam as principais técnicas e estratégias de treinamento e desenvolvimento? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo, então se você procura impulsionar e desenvolver sua empresa este texto é para você! 

 

Qual a importância de estratégias de treinamento e desenvolvimento?

Os programas de treinamento e desenvolvimento são de grande importância para o crescimento de uma empresa e no seu fortalecimento dentro do mercado, visto que é fundamental para a capacitação de seus colaboradores para os processos internos, bem como para habilidades interpessoais e comportamentais. Esse tipo de programa também contribui para o desenvolvimento de lideranças e para a retenção de talentos, pois agrega significado ao trabalho, contribuindo assim para o aumento da produtividade, a otimização da qualidade do trabalho, promoção de soluções inovadoras, maiores níveis de engajamento profissional, entre outros fatores.

 

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Apesar de o treinamento e o desenvolvimento serem conceitos bastante relacionados entre si e ambos se referirem à capacitação de pessoal, esses termos apresentam algumas diferenças entre si. Enquanto o treinamento de pessoas tem o foco em melhorar capacidades já existentes a curto prazo, o desenvolvimento se concentra em uma evolução mais ampla e a longo prazo. O treinamento trabalha competências individuais, priorizando as necessidades específicas de cada pessoa com o intuito de melhorar suas habilidades e competências apresentando resultados imediatos. O desenvolvimento, por sua vez, visa aumentar a produtividade e competitividade do negócio, trabalhando habilidades que vão além do cargo que a pessoa ocupa dentro da empresa.

 

Modelos e estratégias de treinamento e desenvolvimento

É evidente, então, a importância da realização de um bom programa de treinamento e desenvolvimento para o futuro de sua empresa. Assim, tendo em mente que os colaboradores são parte fundamental para qualquer negócio e sua satisfação e engajamento com o trabalho realizado são imprescindíveis. Mas quais seriam as melhores estratégias para um bom treinamento e desenvolvimento? É exatamente isso que iremos tratar no próximo segmento deste artigo.

 

Seminários e Workshops

Essa é uma excelente prática para a melhoria da cultura e clima organizacional. Os seminários são a apresentação de palestras ministradas por profissionais devidamente especializados tratando de algum tema em específico que pode ser do interesse dos colaboradores ou de importância para a empresa. Os workshops apresentam uma ideia parecida, mas está mais relacionado à execução de atividades práticas que aprimorem as habilidades dos funcionários da empresa. São atividades que podem contribuir tanto para o desenvolvimento de hard skills quanto soft skills, e sua realização mostra aos colaboradores que a empresa se preocupa com seu bem-estar e desenvolvimento.

 

Grupos de estudo

A realização de grupos de estudo pode ser muito benéfica para aprofundar os conhecimentos dos colaboradores sobre determinado assunto e também desenvolver soluções inovadoras. Pode ser uma boa estratégia quando surge algo novo no mercado e a empresa sente a necessidade de se adaptar.

 

Treinamento comportamental

Esse tipo de treinamento é focado em utilizar o perfil comportamental dos colaboradores de forma produtiva nas relações organizacionais e interpessoais dentro da empresa. Na realização desse tipo de treinamento é importante levar em consideração o perfil de cada funcionário e suas necessidades específicas e de que forma isso pode auxiliar no desempenho de sua função.

 

Treinamento técnico

Como o próprio nome já diz, o treinamento técnico foca em desenvolver as habilidades técnicas do funcionário. É um método importante de treinamento, pois melhora as capacidades práticas e teóricas do funcionário, podendo estar voltado ao aprendizado de uma nova ferramenta ou equipamento, ou então em ensinar como um trabalho deve ser realizado.

 

Simulações

A aplicação de atividades práticas em ambientes controlados auxilia os colaboradores a desenvolver suas habilidades com menos riscos e contribui para a melhoria de capacidades como inteligência emocional e criatividade, além de auxiliar na tomada de decisões. Esse tipo de treinamento utiliza a realidade virtual e a realidade aumentada para familiarizar o colaborador com vivências e situações problema ligadas à sua função.

 

E-learning

O e- learning está relacionado com o uso de plataformas digitais para o aprendizado, por meio de cursos interativos e módulos de treinamento. Existem diversas plataformas que oferecem cursos de capacitação que podem ser acessados a qualquer momento. 

 

Integração/Onboarding

A integração ou onboarding consiste em uma apresentação da empresa ao colaborador. Trata-se de um momento de adaptação onde o funcionário aprende sobre o esperado dele na realização de seu trabalho e também compreende o funcionamento da empresa, abrangendo a cultura e valores organizacionais e as atividades que serão desempenhadas. 

 

Desenvolvimento de lideranças

Esse é um dos métodos mais importantes de T&D, e está relacionado no ensinamento de práticas e conhecimentos que preparem os colaboradores para assumirem papéis de liderança. Aqui são desenvolvidas habilidades como delegação de tarefas, tomada de decisões, gestão de equipes e habilidades de comunicação, não sendo um modelo de treinamento voltado apenas para indivíduos que vão assumir papéis de liderança, mas para todos os colaboradores de uma empresa, para que eles possam desenvolver esses aspectos que contribuem para o trabalho em equipe e engajamento.

 

Treinamento de equipes

Esse método de treinamento busca aprimorar as capacidades técnicas dos integrantes de uma equipe, bem como suas habilidades de comunicação e entrosamento. O objetivo principal é desenvolver a equipe na totalidade e melhorar sua produtividade e eficiência. Esse tipo de treinamento pode ser realizado por meio de dinâmicas de grupo, coaching individualizado e treinamentos práticos, por exemplo.

 

Gamificação

A gamificação consiste na utilização de elementos de jogos para o aprendizado. Esse modelo aumenta o engajamento ao utilizar dinâmicas lúdicas no processo de ensino, assim os colaboradores ficam mais motivados com o aprendizado e fixam melhor os conteúdos passados. A gamificação utiliza mecanismos como pontos e rankings, desafios e métodos de premiação para otimizar o processo de aprendizagem e torná-lo mais prazeroso. Assim, apresenta-se como um modelo bastante eficiente de treinamento e desenvolvimento.

 

Conclusão

Vimos até aqui que o T&D é extremamente importante para aumentar a produtividade dos funcionários de uma empresa e otimizar a qualidade do trabalho realizado, melhorando assim a percepção e o engajamento dos colaboradores em relação à organização o que contribui para a satisfação com seu trabalho e a percepção de significado na função desempenhada. Indivíduos que percebem estar constantemente se desenvolvendo dentro da empresa em que trabalham tendem a abraçar mais intensamente a cultura organizacional o que por sua vez contribui para uma diminuição da rotatividade. Além do que, estar sempre capacitando e desenvolvendo seus funcionários é muito importante para manter a eficiência e excelência nos resultados dos projetos e serviços realizados.

Um bom programa de treinamento e desenvolvimento começa com o levantamento das necessidades de treinamento. Ou seja, a definição dos objetivos que pretendem ser alcançados com o programa e as necessidades da empresa que devem ser abordadas. Esse diagnóstico é fundamental para o planejamento do treinamento e a definição do que será abordado e de que forma será aplicado no momento da execução do treinamento em si. É muito importante que ao final do projeto seja realizada uma avaliação do treinamento para verificar se as metas foram atingidas e se foi uma experiência proveitosa para os colaboradores.

Autor

Pedro Ferreira Barjud

Sou graduando em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, atuo na Praxis Consultoria Jr. Na diretoria de Gente e gestão.

Referências

Desenvolva líderes de alta performance: as 6 melhores práticas de treinamento corporativo – Skillplace Blog. (n.d.). Www.skillplace.com.br. Retrieved April 3, 2024, from https://www.skillplace.com.br/post/lideranca?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIlsykl5SVhAMV9lhIAB3ibgW5EAAYBCAAEgIosfD_BwE

Vilhena, S. (2020, January 21). Treinamento por simulação ajuda a desenvolver habilidades profissionais. Target Multimídia | Soluções Para Educação Corporativa. https://www.targetmultimidia.com.br/blog/treinamento-por-simulacao/

MicroPowerMKT. (2022, June 1). Estratégias de treinamento e desenvolvimento: conheça os principais tipos. MicroPower Global. https://micropowerglobal.com/estrategias-de-treinamento-e-desenvolvimento/

Deixe um comentário