Blog ImpulseUP
treinamento e desenvolvimento logística

Como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento em logística?

Uma das principais demandas de RH no setor de logística é a falta de profissionais qualificados. Sendo assim, uma forma de reduzir esse problema é investir no desenvolvimento do seu colaborador. Dessa forma, um programa de treinamento e desenvolvimento em logística pode fazer sua empresa se destacar no setor e alcançar um melhor desempenho e eficácia dos seus funcionários.

 

Benefícios do treinamento e desenvolvimento em logística

 

O setor de logística é a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho. Assim, frequentemente, esses jovens ingressam em trabalhos operacionais por não serem capacitados o suficiente para assumir grandes cargos. Dessa forma, a baixa qualificação, que pode parecer um problema, é, na verdade, uma grande oportunidade. 

 

Alinhamento com a cultura e os valores da empresa

 

Ao aplicar um programa de treinamento e desenvolvimento com os seus colaboradores, você pode reforçar práticas desejadas dentro do ambiente de trabalho. Desse modo, além de aprimorar competências, o treinamento e desenvolvimento atua no alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa. 

Assim, a pouca experiência dos colaboradores, que é algo frequente no setor de logística, se torna uma oportunidade de direcionar seus profissionais para as necessidades da empresa. 

 

Melhor desempenho

 

Ao investir em seus funcionários, cria-se um vínculo entre o colaborador e a organização. Isso ocorre pela alta percepção de suporte gerada pelo apoio em treinamentos, feedbacks e direcionamento do desenvolvimento. Sendo assim, o desenvolvimento estabelece um vínculo de reciprocidade, de modo que o colaborador se sente no dever de retribuir o investimento da empresa em um bom desempenho. 

 

Retorno do investimento

 

Além disso, o treinamento e desenvolvimento em logística gera um alto retorno do investimento (ROI), visto que os recursos direcionados a essa ação retornam no desempenho dos colaboradores. Dessa maneira, o aumento do desempenho, as inovações e a satisfação dos colaboradores geram impacto financeiro positivo na empresa. 

Assim, o treinamento e desenvolvimento se mostram um investimento visando promover maior domínio das atividades, redução de erros, agilidade e eficiência. 

 

Aumento de autonomia

 

Com o desenvolvimento de habilidades e competências, os colaboradores estão prontos para assumir mais responsabilidades e realizar suas tarefas de forma autônoma. Desse modo, não é necessária a supervisão constante do líder, evitando a sobrecarga dos gestores. 

Além disso, esse aspecto não apenas melhora a eficiência e a satisfação no trabalho, mas também contribui para uma cultura organizacional mais dinâmica e inovadora. 

 

Como implementar um programa de treinamento e desenvolvimento em logística? 

 

Agora que você já sabe como um programa de treinamento e desenvolvimento pode contribuir para que sua empresa se destaque no setor de logística, é hora de aprender como implementá-lo. Por isso, iremos mostrar cada etapa para a implementação dessa prática. 

 

Compreenda as prioridades da sua empresa

 

Ter clareza dos objetivos gerais da sua empresa e o que deve ser priorizado para alcançá-los é um processo fundamental antes de estruturar um programa de treinamento e desenvolvimento. 

Assim, definir objetivos e resultados-chave (OKRs) e metas claras irão direcionar as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas. Dessa forma, os treinamentos poderão impactar os resultados da empresa e o seu posicionamento.

 

Posicionamentos priorizados por operadores logísticos segundo a ABOL

  • Flexibilização e customização
  • Qualidade e integridade da carga
  • Segurança nas operações
  • Soluções tecnológicas e inovação
  • Relacionamento com cliente

 

Mapeamento de competências

 

Após estabelecer suas metas e definir OKRs (Objetivos e Resultados-Chave), torna-se essencial compreender quais competências serão fundamentais para atingi-las. O mapeamento de competências emerge como uma ferramenta poderosa, facilitando a identificação das habilidades necessárias para cada posição dentro da organização. Este processo não apenas orienta seus colaboradores de maneira mais eficaz, mas também alinha suas capacidades às metas estabelecidas.

 

Avaliação de desempenho

 

Uma vez mapeadas e claramente identificadas as competências, é possível realizar uma avaliação de desempenho mais precisa dos colaboradores. Tal avaliação não só permite a personalização dos programas de treinamento, mas também destaca os pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas em cada colaborador. Consequentemente, isso contribui significativamente para direcionar e potencializar o desenvolvimento individual e coletivo dentro da empresa.

 

Avaliação das Necessidades de Treinamento

 

Essa etapa consiste em identificar quais treinamentos são necessários. Nesse momento, a análise dos dados coletados por meio da avaliação de desempenho são de extrema importância para a tomada de decisão.

Segundo Associação Brasileira de Operadores Logísticos, as ações de desenvolvimento mais frequentes foram destinadas à: 

  • Integração com o cliente 
  • Tecnologia e automação
  • Nível de serviço ao cliente 
  • Produtividade

Assim, você terá um direcionamento dos objetivos do treinamento e como eles contribuirão para sua empresa. 

 

Escolha da ação

 

Os treinamentos não são a única forma de desenvolver um colaborador, o desenvolvimento pode vir por meio das atividades cotidianas, livros, conversas e inúmeras outras formas. Assim, quando há uma demanda de desenvolvimento específica, o ideal é realizar um plano de desenvolvimento individual. 

O plano de desenvolvimento individual ou PDI ajuda o colaborador a preencher lacunas específicas e pontuais. Além disso, é a prática perfeita para estimular o desenvolvimento contínuo de seus funcionários, por meio de podcasts, vídeos curtos, artigos de blog ou conversas. Dessa forma, não é necessário que o colaborador renuncie a horas de trabalho para se desenvolver. 

Por outro lado, os treinamentos são os recursos ideais para demandas que afetam uma quantidade significativa de colaboradores. Assim, tende a ser mais aprofundado e complexo, dialogando com a atuação de diferentes cargos da empresa. 

Os treinamentos podem contribuir para o setor de logística, capacitando os colaboradores para o uso de novas tecnologias em sua rotina de trabalho. Assim, é um recurso valioso durante a implementação de mudanças, fornecendo o apoio e a segurança de que os colaboradores precisam para realizar novas atividades. 

 

Indicadores de sucesso do treinamento

 

Após a aplicação das ações de desenvolvimento, sejam elas PDIs ou treinamentos, acompanhe se os objetivos foram alcançados. Para isso, você pode utilizar indicadores de sucesso de treinamento e desenvolvimento. Eles te ajudarão a compreender os impactos e a eficácia das capacitações a curto e a longo prazo. Alguns desses indicadores são: 

  • desempenho
  • taxa de erros
  • feedbacks
  • adesão ao treinamento

Se quiser saber como esses e outros indicadores podem ser mensurados, leia o nosso artigo “Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento: quais são?”

 

Aprimore e faça mudanças

 

Com esses dados você poderá melhorar cada vez mais a qualidade do treinamento e desenvolvimento da sua empresa. Desse modo, as suas ações de treinamento e desenvolvimento podem ser cada vez melhores e mais personalizadas para o setor de logística. 

Assim, você será capaz de cultivar grandes talentos e posteriormente ter lideranças inspiradoras e eficazes. 

Por fim, as ações de desenvolvimento humano organizacional são a chave para que sua empresa se destaque no meio da logística, tendo colaboradores capacitados e preparados para acompanhar e superar os desafios do setor. Pensando nisso, impulsione o potencial do seu time direcionando as melhores práticas em treinamento e desenvolvimento para logística! Baixe agora nosso eBook ‘Tendências de RH para o Setor de Logística’ e descubra as estratégias essenciais para otimizar a gestão de talentos no setor que move o país.

Clique aqui e transforme sua abordagem de RH hoje mesmo!

Por fim, se você quiser saber como desenvolver seus colaboradores de forma fácil e baseada em dados, conheça nossa plataforma de gestão de desempenho que utiliza de uma interface flexível e intuitiva para levar o desenvolvimento humano da sua empresa para um novo patamar.

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário