Blog ImpulseUP
Como montar um PDI

Como montar um PDI em 5 passos

Você, que é responsável por cuidar dos colaboradores da sua empresa, compreende a importância de um desenvolvimento constante dos funcionários. Pensando nisso, saber como montar um PDI é fundamental para o sucesso de uma organização. 

Um PDI permite direcionar o desenvolvimento dos colaboradores ao identificar pontos de melhoria. No entanto, segundo Comini et al. (2008), apenas 60% das avaliações geram um plano de desenvolvimento individual. Sendo assim, em 40% das situações de avaliação não apresentavam um direcionamento voltado para o aperfeiçoamento do colaborador. 

Dessa forma, é essencial que você saiba montar um PDI para que sua empresa tenha sucesso e crescimento, potencializando os resultados da Avaliação de desempenho. Por isso, se você quiser saber o passo a passo de como montar um PDI para os seus colaboradores, vem com a gente!

 

Passo a passo de como montar um PDI

 

Considerando a importância do PDI na Gestão de desempenho, compreender cada etapa da estruturação de um Plano de Desenvolvimento Individual é essencial. Isso porque irá contribuir para o alcance dos resultados esperados da Avaliação de desempenho. 

 

1. Definição de metas e objetivos organizacionais

 

O desenvolvimento profissional do colaborador, direcionado pelo PDI, deve estar em diálogo com as metas e objetivos da organização. Assim, é possível ter clareza sobre como a atividade de desenvolvimento irá contribuir para os resultados da organização. 

Pensando nisso, o uso de métodos como  as OKR (Objectives and Key-Results) e os KPIs (Key Performance Indicators) podem ser de grande ajuda. Dessa forma, esses indicadores irão direcionar para os objetivos desejados, por meio das OKRs. Além disso, os KPIs irão ajudar a acompanhar como está essa caminhada até os resultados desejados. 

Sendo assim, quando se tem clareza de onde deseja chegar, se preparar para essa caminhada é mais fácil. Por isso, estabelecer metas e objetivos claros para sua empresa é o primeiro passo para montar um PDI. 

 

2. Mapeamento de competências

 

Saber quais são as competências necessárias para um cargo é essencial para saber o que desenvolver. Segundo Le Boterf (2003), competências são a ação de “saber ser” de modo a utilizar esses conhecimentos em diferentes situações do trabalho. Assim, vale questionar, o que é necessário saber para determinado cargo? 

Dessa maneira é possível criar PDIs mais direcionados para conhecimentos realmente necessários. 

Se quiser saber como fazer um mapeamento de competências, leia nosso artigo! 

 

3. Converse com o colaborador

 

A montagem do PDI não deve ser feita apenas pelo gestor. A participação do colaborador é fundamental para promover o engajamento dele no processo. Assim, essa construção em conjunto permite pensar formas de suprir as necessidades da empresa em conjunto com os interesses de desenvolvimento do colaborador. 

Nesse momento, é possível dar a cara do colaborador para o PDI. Ou seja, você pode adaptar a ação de desenvolvimento à realidade e ao perfil do funcionário. Dessa forma, um colaborador com a rotina mais acelerada, pode se desenvolver por meio de vídeos e podcasts. Em contraposição, colaboradores que gostam de mais detalhes e maior aprofundamento podem se desenvolver por livros e cursos. 

No entanto, lembre-se sempre que a prioridade é que os materiais utilizados para os PDIs sejam de qualidade e com fundamentação teórica. Além disso, devem agregar valor para o colaborador. 

4. Estabeleça um prazo 

 

O prazo contribui para o maior foco do colaborador na ação de desenvolvimento. Além disso, evita a procrastinação de modo que o colaborador não se esqueça da necessidade de desenvolvimento. 

Assim, o prazo é uma etapa que favorece o planejamento do colaborador. Desse modo, deve ser coerente com a duração e complexidade da ação. 

 

5. Acompanhe os colaboradores

 

O acompanhamento e o suporte é o segredo do sucesso do PDI. Portanto, você deve estar disponível para ajudar seus colaboradores caso o prazo não possa ser cumprido ou a ação de desenvolvimento não seja eficaz. Assim, pode haver mudanças nos PDIs e dúvidas, mas isso é comum para o processo de desenvolvimento.

 

O que não pode faltar em um bom PDI? 

 

Agora que você já sabe montar um PDI, vamos pontuar alguns tópicos que devem ser abordados no PDI para aumentar sua eficácia. 

 

Qual o impacto do PDI? 

 

Como esse PDI irá impactar a rotina de trabalho do colaborador? Ter isso claro no PDI contribui para que o funcionário compreenda o porquê de realizar essa ação com atenção e qualidade. Dessa forma, tirará maior proveito do PDI. 

 

Quais recursos serão necessários?

 

Disponibilize PDFs, vídeos, links ou o que for necessário para a realização do PDI. Ter esses recursos juntamente com as orientações para o PDI irão otimizar e facilitar o desenvolvimento do colaborador. 

 

Indicadores de sucesso

 

Como saber se um colaborador realmente desenvolveu a competência desejada? Os indicadores de sucesso podem ajudar com isso. Assim, se você busca desenvolver a competência de trabalho em equipe de um colaborador, por exemplo, o indicador de sucesso pode ser: “Contribuir com novas ideias para a equipe” ou “pontuar como o trabalho em equipe pode se fazer presente no seu cotidiano”.

 

Boas práticas para montar um PDI 

 

Agora iremos apresentar algumas práticas que podem ajudar a estruturar seus
PDIs. Assim, elas irão te ajudar a tornar esse processo de desenvolvimento dos colaboradores ainda melhor. 

 

Biblioteca de PDI

 

Criar uma biblioteca de PDIs irá facilitar ao escolher qual ação de desenvolvimento indicar para o colaborador. Assim, durante a construção da biblioteca de PDIs você pode pedir ajuda aos gestores para que eles indiquem materiais e adicione à biblioteca de PDI  sempre que encontrarem materiais úteis.

É um trabalho elaborado, mas é claro que também vamos te ajudar com isso! Utilize nossa biblioteca de PDIs como base e adicione seus materiais aos poucos para deixar ela com a cara da sua empresa. 

 

Realize uma Avaliação de desempenho

 

A Avaliação de desempenho permitirá localizar os pontos de destaque e os pontos de melhoria. Assim, identificar onde é necessário ter um Plano de Desenvolvimento Individual se torna mais fácil. 

 

Realize um Alinhamento de expectativas com os colaboradores

 

Segundo Tamayo (2005), os valores organizacionais e os valores pessoais impactam no processo de desenvolvimento. Assim, não se pode ignorar nem os interesses da organização nem do colaborador.

Desse modo, realizar um alinhamento de expectativas permite encontrar pontos em comum entre as demandas dos funcionários e da organização. Com isso, pode ser feito um plano de desenvolvimento voltado para a perspectiva de carreira dos colaboradores e o que gostariam de aprimorar. 

 

Conte com o suporte da Matriz Nine Box

 

A Matriz Nine Box irá ajudar a identificar os colaboradores de acordo com o potencial e o desempenho apresentados no resultado da Avaliação de desempenho. Com isso, você consegue compreender dentro do quadro geral da empresa quais funcionários apresentam resultados ruins, atuando no seu desenvolvimento para solucionar problemas. Além disso, também pode identificar quais funcionários se destacam e devem se desenvolver para assumir cargos de liderança. 

 

Retorne ao Feedbacks recebidos 

 

Feedbacks são de grande importância para o desenvolvimento dos colaboradores, mas feedbacks de melhoria são verdadeiros tesouros. Então, se possível, retorne aos feedbacks de melhoria do colaborador para identificar quais as demandas de desenvolvimento identificadas no cotidiano. Assim, esse desenvolvimento não se limita às notas da Avaliação de desempenho. 

 

Conclusão

 

Sendo assim, como vimos estruturar um PDI é uma tarefa simples, mas deve ser realizada com estratégia. Pense sempre orientada pelas metas da empresa, principalmente a longo prazo. 

Além disso, é importante considerar a retenção de talentos. Assim, estruturar um plano de carreira e aprimorar as habilidades e competências do colaborador impactam o comprometimento e a satisfação do membro, reduzindo o turnover. 

Se você quiser exemplos práticos de PDIs, você pode ler nosso artigo e entender como usar cada tipo de PDI na prática!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário