Blog ImpulseUP
Ferramenta de PDI

Ferramenta de PDI: o melhor jeito de desenvolver os colaboradores

Você conhece o livro “O Pequeno Príncipe”? Nessa obra clássica de Antoine de Saint-Exupéry, vemos a jornada de um jovem que viaja conhecendo diversas pessoas com diferentes necessidades. Eu sei que isso pode parecer algo extremamente distante da realidade da sua empresa. Afinal, qual a relação com Ferramenta de PDI? Mas em toda organização temos pessoas com habilidades e demandas de desenvolvimento diferentes. 

Pensando nisso, cabe ao RH questionar: por que realizar o mesmo planejamento de desenvolvimento para todos se cada colaborador tem suas necessidades específicas? Por isso, o plano de desenvolvimento individual pode melhorar a eficácia do desenvolvimento dos colaboradores. 

Com isso, o uso de uma ferramenta de PDI traz benefícios para a sua empresa e seus colaboradores. Então, se quiser saber mais sobre como uma ferramenta de PDI pode te ajudar, vem comigo!

 

O Plano de desenvolvimento individual

 

Segundo Abbad et. al. (2007), desenvolvimento é a promoção de aprendizagem para os colaboradores com o objetivo de contribuir para que a empresa alcance os objetivos. Esse desenvolvimento pode ser feito por meio de diversos recursos, como treinamentos e capacitações, informações por livros e textos, educação, envolvendo cursos e estudos formais ou até mesmo instruções e orientações de como fazer alguma atividade. 

No entanto, quando falamos de PDIs, estamos nos referindo a diversas formas de aprendizagem que ajudam o colaborador na realização do seu trabalho. Sendo assim, PDI é um planejamento de quais recursos devem ser utilizados pelo funcionário para a melhor execução das suas atividades, impactando os processos da empresa.

Com isso, uma ferramenta de PDIs permite a gestão e o acompanhamento do desenvolvimento dos seus colaboradores. Isso permite maior controle e clareza de como os membros da sua empresa estão se desenvolvendo, aprimorando as competências e habilidades necessárias para otimizar a atuação da equipe. 

 

Por que você deve usar uma ferramenta de PDIs?

 

É claro que ferramentas tecnológicas são um elemento chave que contribui para a celeridade exigida na sociedade atual, mas uma ferramenta de PDIs está além disso. O uso de uma ferramenta de PDIs não é apenas otimizar processos, mas também cuidar dos membros da sua empresa. 

Investir no desenvolvimento dos colaboradores, é investir em recursos para que eles desempenhem suas atividades. Conforme o Modelo de Demandas e Recursos, é necessário que exista um equilíbrio entre o que é exigido pelo trabalho e o que é fornecido para que ele seja bem executado. Assim, altas demandas acompanhadas de baixos recursos de trabalho causam a exaustão e o adoecimento do colaborador. 

 

Maior desempenho

 

Existe uma forte relação entre uma ferramenta de PDIs e o desempenho dos colaboradores. Esse fato se evidencia por meio do maior direcionamento e clareza das necessidades de desenvolvimento do colaborador que geram melhores resultados. 

Boa Ventura de Souza Santos (1987), em seus estudos sobre epistemologia, apresenta o conhecimento como formas de compreender o mundo. Nessa analogia, quanto mais conhecimentos você tem, mais fácil é lidar com problemas e aprimorar as soluções.

Assim, a ferramenta de PDI contribui para que os seus colaboradores tenham melhores soluções e melhores resultados. Desse modo, o uso da ferramenta de PDI tem um impacto positivo no desenvolvimento dos membros da sua empresa. 

 

Satisfação

 

A satisfação dos colaboradores é um elemento fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Pensando nisso, a ferramenta de PDI pode te ajudar, visto que, segundo os pesquisadores Voorde e Veldhoven (2012), existe uma correlação positiva entre a orientação para o serviço e a satisfação. 

Sendo assim, quanto maior o direcionamento e a clareza que o funcionário tem sobre suas atividades, mais satisfeito ele está. É nesse ponto que a ferramenta de PDI vem te ajudar, ela torna o direcionamento do colaborador mais rápido e simples deixando os membros mais satisfeitos

 

Acompanhamento

 

Ter as informações sobre o desenvolvimento dos seus colaboradores reunidos em um só lugar de forma prática e intuitiva vai te ajudar a acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Imagine poder acessar as atividades do seu colaborador e assim, saber quais competências ele desenvolveu. Com uma ferramenta de PDI isso é possível!

 

Integração

 

Uma das melhores partes de uma ferramenta de PDI é a possibilidade de integrar diferentes recursos da plataforma. Desse modo, você pode embasar os PDIs nos feedbacks recebidos pelos colaboradores ou na avaliação de desempenho. 

A Impulseup unifica em uma só plataforma, diferentes ferramentas de gestão de desempenho, de modo que você pode montar um plano de desenvolvimento individual que realmente agregue conhecimento para o colaborador. Assim,  os membros da sua empresa podem ter um desenvolvimento estratégico. 

 

Como fazer um bom plano de desenvolvimento individual com uma ferramenta de PDI?

 

Para que um plano de desenvolvimento individual (PDI) seja coerente com as demandas do colaborador, é importante que ele esteja inserido no planejamento estratégico da equipe e alinhado com as competências exigidas pela área. Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar e te orientar na montagem de um PDI para os seus colaboradores. 

 

Tenha clareza das competências

 

Saber o que é necessário para a realização de uma função é fundamental para melhorá-la. Assim, é possível orientar os colaboradores de forma mais específica o motivo da atividade de desenvolvimento a ser realizada. 

Desse modo, antes de estruturar um plano de desenvolvimento individual, tenha clareza da competência a ser desenvolvida e como você pode medir o sucesso do PDI. Dessa forma, o desenvolvimento do membro será mais efetivo e visível.

 

Construa uma biblioteca de PDIs

 

Para aumentar a agilidade e promover o hábito de criar PDI, você pode reunir em um documentos diversos arquivos úteis para o desenvolvimento do seu colaborador. Essa biblioteca pode envolver desde vídeos e textos curtos, até cursos e livros, de modo que solucione diferentes demandas de desenvolvimento. 

Outro benefício do uso de uma biblioteca de PDI, além da agilidade, é a economia. Isso ocorre, pois com a quantidade de informações disponíveis online, você pode reunir conteúdos gratuitos e de qualidade. Assim, basta fazer uma curadoria de conteúdos e você obterá um alto retorno do investimento na ferramenta. 

Eu sei que existem uma infinidade de conteúdos na internet e separar os melhores parece uma atividade desafiadora, mas não precisa se desesperar. Nós não vamos te deixar começar do zero! Você pode acessar a nossa biblioteca de PDIs com alguns recursos chave para o desenvolvimento dos seus colaboradores. 

 

Integre informações

 

Utilizar outras formas de gestão de desempenho ao seu favor vão te ajudar a montar PDIs bem estruturados e eficientes. Para isso, você pode verificar quais foram as competências com valor mais baixos na avaliação de desempenho do colaborador, ou verificar as causas dos feedbacks de desenvolvimento recebidos. Desse modo, o colaborador irá se desenvolver conforme as demandas do ciclo de avaliação de desempenho ou orientado pelos feedbacks da equipe.  

 

Na ferramenta de PDI da Impulseup, você tem um espaço com as informações principais para uma ação de desenvolvimento completa e eficaz. Isso contribui para que seu colaborador tenha uma orientação completa e clara para as suas atividades. 

 

Conclusão

 

Com isso, vimos que uma ferramenta de PDIs vai te ajudar a desenvolver os colaboradores, além de melhorar o desempenho da sua empresa. Assim, vemos que contratar a ferramenta de PDIs da Impulseup vai impactar positivamente sua empresa, melhorando a experiência dos seus funcionários e destacando sua empresa no mercado competitivo por meio de uma maior qualidade dos serviços prestados.

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário