Blog ImpulseUP
Avaliação por Consenso

Avaliação de Desempenho por Consenso: o que é?

Muito se fala sobre Avaliações de Desempenho no formato 180º ou 360º. Mas, para algumas empresas, esses modelos ainda não se adequam muito à cultura por exigirem uma maturidade maior. 

No entanto, isso não significa que essas empresas precisam se limitar a realizar apenas a autoavaliação e a avaliação do gestor direto, até mesmo porque ambas podem possuir bastante viés. Para solucionar isso, existe uma diferente opção: a Avaliação por Consenso.

O que é Avaliação de Desempenho por Consenso?

A Avaliação por Consenso é um processo no qual o colaborador realiza a sua autoavaliação e o gestor dele o avalia. Posteriormente, os dois sentam juntos para definir uma nota final em comum para cada uma das competências.  

Com isso, é gerada uma conversa entre líder e liderado para encontrar um ponto em comum em suas avaliações. 

Dessa forma, o objetivo desse formato de avaliação é permitir um ajuste da nota de forma comparativa e conversada, de modo que ela seja mais precisa. Assim, o processo permite que a nota do colaborador seja mais condizente com a realidade e não tão enviesada pela visão do gestor ou sua própria visão de si.

Benefícios da Avaliação de Desempenho por Consenso

A Avaliação por Consenso pode trazer alguns benefícios para a organização, para o gestor e para os colaboradores. 

No caso da organização, esse formato pode trazer uma maior percepção de transparência e credibilidade para o processo, gerando um engajamento maior. 

Já para os gestores e suas equipes, o processo auxilia na construção da confiança e estimula o fornecimento de feedbacks, além de gerar reflexão e promover o protagonismo do colaborador em relação à sua carreira.

Além disso, ao promover a discussão sobre os pontos fortes e os pontos de melhoria nas competências do colaborador, é possível pensar em soluções em conjunto, estruturando Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e pensando em planos de ação possíveis para o desenvolvimento do colaborador. Esse processo ajuda também a melhorar a performance da equipe e gera mais resultados para a empresa. 

Aqui, na impulseup, nós utilizamos uma Biblioteca de PDI para agilizar algumas ações de desenvolvimento dos colaboradores. Você pode aproveitar esse conteúdo na forma que está ou se inspirar para criar novos Planos de Desenvolvimento em sua empresa.

A escolha de um formato de Avaliação de Desempenho

Neste artigo, você conheceu sobre o formato de Avaliação de Desempenho por consenso. Mas, antes de escolher o modelo, é importante que você avalie as necessidades e realidade da sua empresa. A partir dessa análise, fica mais fácil escolher a avaliação mais adequada.

Você pode se aprofundar ainda mais no tema com um conteúdo exclusivo sobre Avaliação de Desempenho produzido por nossos especialistas! Para adquirir o seu exemplar gratuito, basta clicar aqui!

Deixe um comentário