Blog ImpulseUP

Metodologia squad: o que é e quais são seus benefícios?

O mercado atual exige agilidade e inovação das empresas. Na tentativa de acompanhar essa exigência, diversas empresas já perceberam que o fluxo de trabalho tradicional não as servem mais. Assim a metodologia squad surgiu como forma de atender essa demanda das organizações.

Times squads são muito comuns em startups, por exemplo, e têm gerado ótimos resultados. Se você ainda não sabe o que é, continue lendo esse artigo.

O que é a metodologia squad?

Metodologia Squad é um modelo organizacional dentro da Cultura Ágil. Ao contrário de equipes que são divididas por áreas onde todos os profissionais das equipes têm a mesma formação e conhecimento, a metodologia squad organiza a empresa em equipes multidisciplinares com objetivos específicos.

Por exemplo, os profissionais de administrativo, marketing, vendas e desenvolvimento, não compõe quatro áreas separadas. Eles estão alocados em times com pelo menos um profissional de cada área de conhecimento. Além disso, as equipes squads têm autonomia para desenhar projetos e tomar decisões, desde que alinhadas ao objetivo maior da instituição.

Saiba como definir os objetivos e metas das equipes baixando o nosso guia abaixo.

Vantagens

A metodologia squad facilita uma comunicação horizontal na empresa e a colaboração, isso porque não existe uma hierarquia dentro das equipes. Os membros se vêem obrigados a estabelecer uma comunicação constante para o desenvolvimento do projeto.

Como todo o projeto é realizado pela mesma equipe, é mais fácil identificar gargalos e pontos de melhoria, assim, o resultado do produto final apresenta melhor qualidade. Isso acarreta em mais precisão nas entregas da organização.

Esse tipo de fluxo de trabalho ajuda a flexibilizar a rotina da empresa e a descentralizar conhecimento, informações e poder, visto a autonomia para tomada de decisões de cada time squad. Assim, é possível atrair e reter profissionais que buscam por instituições que não trabalhem na zona de conforto de metodologias tradicionais.

Mas para que a teoria funcione na prática e as equipes não se percam no processo, é preciso estabelecer uma organização nos times. Veja como.

Como organizar os times squad

Para começar, a equipe de RH pode se reunir com os gestores de cada área para entender melhor sobre as competências e potenciais dos colaboradores. Assim, montar times squads de acordo com essas características.

Vale lembrar que é ideal que as equipes não ultrapassem 10 pessoas, assim, o time consegue se auto organizar com mais clareza e facilidade. Bom, existem várias formas de se trabalhar nessas equipes e na organização e comunicação entre elas. Um grande exemplo é o Spotify.

A metodologia se tornou cada vez mais comum depois que a empresa de streaming de músicas postou um vídeo explicando a forma que trabalham e os objetivos desse modelo. A empresa organiza suas equipes com os conceitos de tribes, chapter e guilds. Continue para entender melhor.

Spotify squads

Tribes

As tribes são as combinações de vários times squads que trabalham com objetivos em comum ou semelhantes. Assim, eles podem se comunicar com mais facilidade e trocar informações para que não acabem desperdiçando esforço na mesma tarefa.

Para funcionar, é interessante que os times estejam fisicamente próximos no ambiente empresarial.

Chapter

Um chapter é formado por profissionais da mesma área de conhecimento, com mesmas funções dentro de seus respectivos squads e que, necessariamente, fazem parte do mesmo tribe. Assim, esse grupo facilita, ainda mais, o fluxo de conhecimento nos times.

Guild

Já os guilds são grupos onde não interessam squads ou especialidades. As pessoas interessadas em estudar um mesmo assunto se juntam para esse fim.

Como viabilizar a metodologia squad

Para implantar a metodologia, o gestor precisa saber que, como qualquer alteração de cultura, essa vai gerar impacto na rotina dos funcionários. É preciso que todos os processos da mudança sejam bem explicados para os membros. Assim, é importante pensar em novas formas de demandar tarefas e medir o desempenho das equipes e dos colaboradores.

Algumas outras metodologias podem ser aplicadas para facilitar a organização de cada equipe. Mas o interessante, como o próprio Spotify ressalta, é que cada squad pode adotar uma metodologia diferente, a que melhor comunicar com as pessoas do time.

Kanban, por exemplo, é um método organizacional que sistematiza demandas de forma bem visual. O objetivo é aumentar a produtividade e otimizar o acompanhamento de tarefas. Ele se assemelha a um tabuleiro e pode ser reproduzido fisicamente, com quadros ou qualquer superfície lisa, ou em ferramentas virtuais. A mais reconhecida ultimamente é o Trello.

Outra metodologia interessante é o Scrum. Ele visa a agilidade no desenvolvimento de tarefas dentro de equipes, ou seja, é uma estrutura usada para implementar o desenvolvimento da metodologia Ágil. Esta, por sua vez, baseia-se em colaboração, auto-organização e equipe interdisciplinares.

Diversos métodos podem ser utilizados para efetivar o desenvolvimento do Squad, mas cabe ao RH, juntamente com cada equipe, analisar a melhor adaptação aliada aos objetivos e metas da empresa.

Deixe um comentário