A Marcher é uma indústria brasileira, fundada em 2004 no Rio Grande do Sul, que fabrica máquinas e implementos agrícolas.
E, desde 2018, a companhia realiza a avaliação de desempenho. Porém, era feita de forma manual por planilhas, assim como a gestão de metas.
Como já sabemos, o método manual é um processo demorado, principalmente para os gestores com muitos liderados. Não havia um relatório analítico e nem um controle digital, pois o documento da avaliação era físico.
Por conta disso, não era possível ter um histórico com facilidade, e o RH não conseguia acompanhar o desenvolvimento das pessoas avaliadas.
Sentindo a necessidade de acompanhar a evolução de seus colaboradores, tanto na avaliação de desempenho quanto na entrega das metas, a organização decidiu automatizar o processo de avaliação de desempenho.
Então, o RH começou a procurar uma plataforma na qual fosse possível acompanhar os resultados e desenvolvimento com facilidade, rapidez, em um processo 100% automatizado.
Por isso, no final de 2020, a Marcher fechou a parceria com a impulseup, por conta da praticidade que o sistema oferece, tanto para os administradores na plataforma quanto para os colaboradores.
E, como a impulseup é uma solução completa de gestão de pessoas, com avaliação de desempenho, PDI, feedbacks, reuniões e Matriz Nine-Box, a ferramenta também possui os módulos de gestão de metas e o de pesquisas e engajamento, que estão sendo utilizadas pela Marcher em paralelo.
Por que automatizar os processos de gestão de pessoas?
Atualmente, a Marcher tem 60 colaboradores com acesso à impulseup e as avaliações de desempenho são semestrais, com taxas de resposta de praticamente 100%. E, para atingir este número, há uma sensibilização por parte do RH, com prazos claros e definidos.
A área de Recursos Humanos da Marcher age em conjunto com a diretoria, com gestores e colaboradores, exercendo um papel sistêmico, pois o crescimento da empresa está ligado à execução destas ações.
E com a impulseup, os processos de avaliação de desempenho e gestão de metas deixaram de ser manual, permitindo que a área de RH se dedique mais a estratégia. Então, quanto mais estratégico o RH for, melhor para o sucesso da empresa.
É importante para a empresa ter esta gestão de pessoas integral e transparente para trabalhar o reconhecimento e o desenvolvimento dos colaboradores, que fazem parte da cultura organizacional, pautada no controle e atingimento das metas.
Visualizando de forma clara as metas organizacionais e individuais pela impulseup
A adoção da impulseup é um grande apoio à cultura de gestão de metas da Marcher, afinal todas as metas são acompanhadas na ferramenta.
Assim, a administração dessas metas está mais objetiva e visual, além de se manter o histórico e ter o controle dos prazos.
Em 2021, o resultado das metas organizacionais ficou acima do esperado, com 247%.
E ter as metas registradas na mesma ferramenta onde é feita a avaliação de desempenho e ações de desenvolvimento, de forma visual, traz clareza para todos. Inclusive, o resultado das metas individuais é cruzado com o resultado da avaliação de desempenho na Matriz Nine-Box.
Este processo é feito com o gestor, que cria com a sua equipe as metas individuais. Cada colaborador é responsável pela atualização da sua meta. Ou seja, o funcionário consegue enxergar no sistema qual deve ser seu foco, para que ele alcance os objetivos estipulados.
Além disso, a Marcher adota um sistema de bonificação para alguns cargos. Então, as metas precisam estar apontadas corretamente para o pagamento do bônus.
Impulsionando as pessoas por meio das outras funcionalidades do software
Como treinamento é um foco da Marcher, o PDI está sempre na estratégia do RH, pensando em qual competência o profissional precisa desenvolver para avançar na carreira.
Acompanhar os PDIs, ter a cultura do feedback, realizar a gestão das metas, juntamente com os resultados da avaliação de desempenho é o objetivo da Marcher para impulsionar os seus colaboradores.
Para isso, a Marcher utiliza a Biblioteca de Ações de PDI da impulseup e o colaborador é incentivado pelo RH para que ele acesse a plataforma, e realize a atividade que foi direcionada para o seu desenvolvimento.
O levantamento de necessidade de treinamento também é avaliado pelos dados da plataforma. Então, se mais de uma pessoa precisa de alguma capacitação específica, é possível reunir um grupo fechado e ter um único treinamento para estas pessoas.
Os feedbacks públicos, compartilhados pela plataforma, ajudaram a aumentar o uso desta funcionalidade pela plataforma. Foram 167 feedbacks registrados na impulseup, sendo que mais de 70% dos colaboradores receberam ao menos 1 feedback.
Outra métrica de sucesso da Marcher é o e-NPS, que está em 58 pontos. Ou seja, um ótimo indicador de satisfação dos colaboradores com a companhia.
O acompanhamento contínuo da gestão de performance
Ao implantar a impulseup, a Marcher colocou fim aos processos manuais, e agora as decisões referentes à gestão estratégica de pessoas são tomadas com base em dados.
Por esta razão, ter um histórico é importante para a análise do desenvolvimento de cada pessoa e das áreas, tanto pelos relatórios, quanto por todos os registros no sistema, como dos feedbacks e reuniões, para acompanhar a evolução de cada colaborador.
Afinal, melhorando o desempenho de todos, os resultados da empresa sempre serão alcançados.
Se você também quer ter um sistema de gestão de pessoas completo, que integra a avaliação de desempenho com o resultado das metas, comece agora mesmo um teste gratuito na impulseup.
Experimente por 14 dias, sem nenhum custo, e traga mais agilidade para seus processos de desenvolvimento humano e organizacional.
Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!
Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.
Deixe um comentário