A Termolar é uma empresa de soluções térmicas que atua desde 1958, que fabrica aproximadamente 9 milhões de garrafas e isotérmicos por ano.
Em 2020, a companhia sentiu necessidade de automatizar seu processo de avaliação de desempenho, que era feito manualmente, por planilhas.
Ainda assim, o RH não conseguia entender quais eram os motivos do alto turnover e quais as razões para algumas áreas terem baixo desempenho.
Além disso, já havia uma necessidade da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional em ter uma gestão de pessoas mais estratégica, com o acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores, e também entender a performance da liderança.
Por isso, no final de 2020, a Termolar contratou a impulseup para modernizar sua gestão de desempenho, por ser uma plataforma de fácil entendimento, completa, com People Analytics e Matriz Nine-Box personalizável.
Agora, além da economia do tempo do time de DHO, a Termolar tem informações precisas, confiáveis, e com segurança.
O primeiro ano do projeto
A primeira avaliação pela impulseup foi realizada no início de 2021.
Com isso, a Termolar também começou a rever algumas competências, para que estivessem alinhadas com a nova cultura organizacional que estava sendo implantada.
Neste primeiro ciclo, participaram da avaliação os líderes, supervisores, coordenadores e gerentes. E os primeiros resultados já foram essenciais para o Plano de Desenvolvimento de Líderes.
Com o mapeamento da liderança, foi possível entender os pontos de melhoria e treinamentos específicos para cada nível da liderança: Assim, o DHO trabalhou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças adaptado às necessidades de desenvolvimento dos Líderes e com maior aderência à cultura organizacional Ainda em 2021, também foi aplicada a avaliação de desempenho do corporativo, para 95 colaboradores.
A taxa de respostas destas avaliações foi maior que 95%, devido ao plano de comunicação desenvolvido pelo área de DHO (Desenvolvimento humano e organizacional) , com o cronograma e agenda de treinamento realizado pelo DHO, abordando a importância da avaliação de desempenho digital, bem como a elaboração dos PDIs e sobre como dar feedbacks construtivos. Este treinamento foi realizado com toda liderança.
Também houve um acompanhamento prático da ferramenta com os gestores como o cadastro das ações de PDIs, e para apresentar a metodologia Nine-Box.
Os eixos adotados pela Termolar são o Potencial, que engloba a prontidão para atividades e cargos mais complexos e o eixo Desempenho, escolhido pensando nas competências necessárias para a posição atual.
Inclusive, a utilização da Matriz Nine-Box faz parte da estratégia da gestão de pessoas.
Com isso, o DHO consegue saber onde cada colaborador está posicionado, quem são as pessoas com maior potencial, quem são os talentos que é preciso reter.
E, logo no primeiro ano com a impulseup, já foi possível coletar dados necessários e importantes para tomadas de decisões, como por exemplo nos pedidos de desligamentos.
Se um colaborador com pedido de demissão está classificado como muito desenvolvido, o RH faz a análise com o gestor para entender e reverter a situação.
Ou seja, foi possível também mapear o risco de saída de um talento,
A continuidade da gestão de desempenho pela impulseup
Atualmente, são 463 colaboradores da Termolar com acesso na impulseup. Neste segundo ciclo anual, a equipe de operações também entrou, com 294 colaboradores, com 100% de adesão nas respostas e 94% das devolutivas registradas na ferramenta.
A liderança e a equipe do corporativo foram avaliados novamente, e agora dentro de um sistema para acompanhamento e com um histórico da avaliação anterior.
E o primeiro aumento que ficou evidente pode ser visto nos registros de PDIs: em 2021, foram 28 ações de PDIs das lideranças e em 2022 foram 76 ações. Do time corporativo em 2021 foram 97 ações e 184 em 2022.
Nota-se claramente a evolução dos colaboradores e lideranças de um ano para o outro, com relação à importância do processo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento.
O uso das ações da Biblioteca de PDIs da impulseup também foi um diferencial para estes números. O colaborador, a partir do momento que tem conhecimento de qual competência que precisa ser desenvolvida, pode procurar as ações dentro da Biblioteca, incluindo as sugestões para desenvolver competências de soft skills. Assim, ele também fortalece um dos valores da companhia, que é o protagonismo.
Desta forma, o funcionário pode encontrar uma atividade que seja adequada à sua necessidade, e que não seja necessariamente um curso de longa duração, fortalecendo o hábito do aprendizado e desenvolvimento.
Para ampliar a carreira do profissional, o RH também incentiva os gestores a cadastrarem e estimularem seus colaboradores a registarem as ações além daquelas que estão na biblioteca, como participação em projetos, benchmarking e outras atividades relacionadas ao desenvolvimento, como palestras online gratuitas.
Com estas ações, cria-se uma cultura na qual as pessoas começam a quantificar as próprias entregas e ações. Muitos dos PDIs realizados não tiveram investimento financeiro por parte da Termolar. Outra conquista importante é a possibilidade de análise dos dados dos desligamentos, por meio do resultado das avaliações e dos feedbacks da plataforma. O DHO também tem trabalhado continuamente com os gestores e colaboradores para que os feedbacks sejam contínuos e não fiquem vinculados apenas à avaliação de desempenho. E isso tem fortalecido a parceria entre os líderes e liderados.
Inclusive, em umas das áreas operacionais, O GESTOR VEM fazendo este acompanhamento bem próximo à sua equipe, com feedbacks e elaboração das ações de PDIs em conjunto. O absenteísmo e o turnover neste setor foram nulos.
E os funcionários das demais áreas operacionais também já se mostraram satisfeitos com este novo processo de gestão do desempenho, pois estão se sentindo mais valorizados e reconhecidos.
Isso explica a razão do índice de satisfação, medido pelo e-NPS, estar com 80 pontos.
O desempenho ligado às oportunidades de crescimento
Os resultados da avaliação de performance pela impulseup são as informações quantificadas que têm justificado as promoções na Termolar. Então, em processos seletivos internos, é possível saber quem são os candidatos com o melhor desempenho para a tomada de decisão sem subjetividade e sem vieses.
Com este mapeamento dos talentos, alguns colaboradores considerados muito desenvolvidos no quadrante da Matriz Nine-Box, já foram promovidos. Só em 2022, foram 30 colaboradores que conseguiram novos cargos ou mudança de senioridade.
Também é perceptível um aumento do engajamento dos colaboradores, uma vez que todas estas promoções são divulgadas. A comunicação realizada evidencia que a participação no processo de avaliação e o resultado de performance impactam diretamente nas oportunidades de crescimento dentro da Termolar.
Para este ano de 2023, paralelamente a estas ações, a Termolar está trabalhando a trilha de carreira interna, uma vez que o RH vem investindo na estruturação do plano de cargos e salários. Então, por meio do People Analytics da impulseup, a Termolar está iniciando a análise para montar seu plano de sucessão.
Se você também quer uma avaliação de desempenho mais ágil e completa, com relatórios e People Analytics como a Termolar, teste hoje mesmo a impulseup. Experimente gratuitamente por 14 dias e veja como ter uma avaliação automatizada trará dados para a sua estratégia de gestão do desempenho!
Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!
Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.
Deixe um comentário