No Brasil, existe um fenômeno chamado de “fuga de cérebros” que se refere à saída de pessoas altamente qualificadas e com um nível de estudo avançado, tornando necessárias ações para manter essas pessoas no país. Nas organizações, ocorre um fenômeno similar, sendo esse fenômeno a retenção de profissionais.
Com isso, é necessário compreender que podem existir diversos fatores que causam a saída dos colaboradores, envolvendo desde fatores pessoais e individuais até fatores relacionados à organização. Pensando nisso, o uso de ferramentas pode ser de grande ajuda na retenção de profissionais, agindo em diversos aspectos do cotidiano organizacional que estão relacionados à retenção dos colaboradores.
Por isso, nesse post iremos abordar como uma ferramenta pode te auxiliar a melhorar a retenção dos profissionais na sua empresa e te ajudar a entender melhor o que é retenção profissional e qual o benefício de utilizar ferramentas para isso.
O que é retenção de profissionais?
A retenção profissional é um conjunto de práticas, comumente realizadas pela área de recursos humanos, que visam a manutenção dos colaboradores por mais tempo dentro da empresa. Sendo assim, as técnicas de retenção são formas de reduzir a rotatividade na organização e promover o desenvolvimento do membro dentro da organização. Segundo Chew (2004), a retenção de profissionais é afetada por fatores de gestão de pessoas e por fatores organizacionais.
Como melhorar a retenção dos profissionais?
A retenção de profissionais está fortemente relacionada ao comprometimento e satisfação dos colaboradores, de modo a impactar positivamente no bem-estar no trabalho (Leite & Albuquerque, 2013). Sendo assim, existem algumas práticas que podem estimular a retenção profissional.
Engajamento
O engajamento se refere à condição em que o colaborador demonstra envolvimento e motivação para as atividades do trabalho. Conforme abordado por Robbins (2005), o comprometimento organizacional tem como atitude que o antecede a participação e envolvimento nos processos da empresa.
Sendo assim, considerando a relação entre retenção de profissionais e comprometimento, um membro da equipe necessita estar envolvido psicologicamente e compreender a importância do seu trabalho para a empresa. Desse modo, estimular o engajamento permite que os funcionários tenham maior permanência na organização, ou seja, maior retenção dos membros.
Valorização
A valorização dos colaboradores é um fator diferencial na promoção de retenção de profissionais. Isso ocorre porque a valorização implica na percepção da importância das atividades do colaborador e, consequentemente, no engajamento, visto que há uma maior atribuição de significado ao trabalho e reforça comportamentos alinhados aos valores da organização.
Treinamento
A prática de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores está fortemente relacionada com a retenção de profissionais de modo que atua na criação de vínculo entre o funcionário e a empresa. Desse modo, ao realizar um investimento no treinamento dos membros, cria-se a vontade do colaborador de retribuir esse investimento. Esse fenômeno é chamado de vínculo de reciprocidade, sendo importante para a retenção de profissionais, além de promover uma boa qualidade do trabalho realizado e a satisfação dos membros.
Além disso, segundo Sampaio (2009), a necessidade de aprender está relacionada aos significados atribuídos, às relações sociais e ao alinhamento com os valores. Assim, o treinamento bem executado tem como impactos paralelos a integração da equipe e a maior clareza da importância das atividades.
Como uma ferramenta pode te ajudar?
As ferramentas são softwares que podem ser utilizados para monitorar, automatizar e gerenciar as atividades realizadas na organização. Assim, o uso de uma ferramenta possui diversos benefícios para a organização, promovendo a otimização e agilidade dos processos.
RH estratégico
O uso de uma ferramenta permite a adequação do seu RH à uma metodologia estratégica. Assim, a automação de processos burocráticos permite fortalecer a prática de atividades de gestão de pessoas, promovendo a satisfação e o bem estar dos colaboradores.
Dessa forma, a equipe de recursos humanos pode promover maior suporte aos colaboradores. Com isso, ocorre um aumento do comprometimento e percepção de suporte, impactando a retenção dos profissionais, conforme o modelo de bem-estar no trabalho (Zanelli & Borges-Andrade, 2014).
Planos de carreira
Automatizar o plano de carreira por meio de uma ferramenta pode facilitar o acompanhamento e a visualização do desempenho dos colaboradores, tendo maior compreensão de como estimular o crescimento dos funcionários. Desse modo, torna a tomada de decisão a respeito da sucessão mais clara e fácil, facilitando o acompanhamento e a preparação para que o colaborador assuma o novo cargo.
Assim, a possibilidade de crescimento e autodesenvolvimento dentro da empresa causa a redução de turnover. Além de que a entrada de um líder externo pode gerar mudanças que impactam na motivação dos colaboradores, além da percepção de justiça, podendo prejudicar a retenção de profissionais (Monteiro, 2012).
Identificar pontos de desenvolvimento
O uso de ferramentas é uma forma de facilitar a identificação de pontos de desenvolvimento, visto que é capaz de realizar um armazenamento de dados, além de apresentar as informações de modo prático e acessível. Desse modo, a gestão de conhecimento permite uma atuação mais eficaz para que os treinamentos sejam efetivos. Sendo assim, há um maior acompanhamento dos colaboradores, gerando maior pertencimento e satisfação em relação à empresa, por consequência a maior retenção de profissionais.
Gestão de tempo
Para o bem-estar e a retenção dos colaboradores na empresa, é importante que haja um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, adotar uma ferramenta pode ajudar reduzir a sobrecarga dos membros da empresa e facilitar o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.
Segundo (Rife et al., 2015), o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada permite impacta positivamente os comportamentos dos colaboradores, reduzindo o absenteísmo e aumentando a retenção de membros. Desse modo, o colaborador se torna mais participativo na empresa e permanece mais tempo no emprego.
Isso funciona na prática?
Agora que você já viu a teoria, vamos te apresentar exemplos de como isso funciona na prática como uma ferramenta pode auxiliar na retenção de profissionais. Por meio desses exemplos pretendemos te orientar para a redução do turnover e maior satisfação dos seus colaboradores.
Matriz Nine-Box
A Cyrela conseguiu aprimorar a sua retenção de profissionais por meio da Matriz Nine-Box na plataforma da Impulseup. Essa ferramenta possibilitou que o desempenho dos colaboradores fosse comparado em uma forma intuitiva e visual, além de ajustar os dados em uma planilha com as informações mais completas. Desse modo, é possível compreender o potencial de promoção dos colaboradores e estruturar um plano de carreira eficiente.
Automatização
A mudança da Avaliação de desempenho da Novo Mundo que passou das planilhas para a plataforma da Impulseup possibilitou um foco maior para o foco em ações de desenvolvimento. Além disso, também impactou positivamente no portfólio de dados para tomadas de decisões. Com isso, a adesão ao uso de uma ferramenta na empresa contribuiu para aproximar o RH de uma gestão estratégica.
Com a plataforma da Impulseup, você pode ter relatórios completos, intuitivos e dinâmicos gerados automaticamente após a avaliação de desempenho, podendo incluir também, comentários e feedbacks.
Desenvolvimento
Por meio das ferramentas da plataforma da Impulseup, a Planisa conseguiu acompanhar o progresso do desenvolvimento de cada colaborador com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Além disso, conseguiu ter uma maior compreensão dos pontos que precisam ser desenvolvidos por meio das análises da avaliação de desempenho. Assim, a Planisa, que já adotava o desenvolvimento dos colaboradores em sua trajetória, pode aprimorar esse investimento nos membros da empresa com auxílio dessas ferramentas.
Na Impulseup, você pode criar ações de desenvolvimento vinculadas à avaliação, direcionando o desenvolvimento e alcançando resultados cada vez melhores.
Além de acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores de forma mais simples e prática.
Conclusão
Sendo assim, é evidente que o uso de ferramentas pode ser uma grande ótima alternativa para a retenção dos profissionais da sua empresa. No entanto, reforçamos que essa atuação deve contar com o apoio da equipe de recursos humanos para apoiar a promoção de comprometimento, satisfação e bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, é possível incentivar um ambiente de trabalho agradável em que as pessoas gostem de estar.
Quer seguir os exemplos apresentados e utilizar uma ferramenta para aumentar a retenção de profissionais na sua empresa? Vem conhecer as ferramentas da Impulseup com 14 dias gratuitos.
Deixe um comentário