Blog ImpulseUP

7 tendências de RH para 2020

O ano começou cheio de novidades para diferentes setores. Soluções tecnológicas trazem recursos inovadores para facilitar a gestão e o RH não fica de fora. Por isso, hoje vamos apresentar algumas tendências de RH para 2020.

Neste artigo você vai ter a oportunidade de conhecer as principais as mudanças que estão acontecendo na gestão de RH e verificar se elas se encaixam na realidade da empresa que você atua.

Vamos lá?

Gamificação

A gamificação é uma técnica que utiliza jogos para desenvolver e engajar pessoas em diversas situações, seja na execução de um projeto, análise de desempenho ou em processos seletivos.

A ideia é transformar o contexto em que os profissionais estão inseridos em um ambiente divertido e prazeroso, onde o aprendizado é promovido por meio de inovação, competição, interação e criatividade.

Sendo assim, a gamificação pode ser utilizada em diversas áreas do RH. Afinal, ela permite uma abordagem objetiva, baseada em dados. Dessa forma, podem ser realizadas coletas de informações para identificar o desempenho dos funcionários.

No geral, todos são avaliados do mesmo modo e sobre os mesmos parâmetros. Com isso, podem ser criados planos de carreiras interativos, baseado em missões,com fases do jogo, que demonstram qual caminho cada colaborador deve percorrer para conquistar novas funções dentro de uma organização.

Contudo,a gamificação é um meio de promover uma cultura positiva dentro de uma organização como a realização de premiações e recompensas por comportamentos, colaboração, sugestões e participações em trabalhos voluntários.

Flexibilidade no trabalho

Os profissionais atualmente não se preocupam apenas com salário. No geral, buscam trabalhos que sejam coerentes com as suas demandas e estilo de vida.

Com base nisso, os departamentos de RH estão adotando formas de oferecer uma boa experiência para os colaboradores.

Como exemplo, podemos citar as organizações que oferecem flexibilidade de horários e o trabalho home office.

Afinal, a intenção é aumentar a qualidade de vida do colaborador, que poderá fugir dos horários de picos no trânsito e fazer o trabalho em casa.

Oferta de benefícios

Outra grande tendência de RH para 2020 é oferecer benefícios diferenciados para os colaboradores, o objetivo é reter talentos, reconhecer o bom trabalho de um funcionário e atrair a atenção de potenciais candidatos.

As empresas perceberam que disponibilizar benefícios tradicionais pode não ser o suficiente para manter o profissional na organização. Diante disso, apostam em privilégios variados.

A começar pelo PLR (Participação nos Lucros e Resultados), um modelo de remuneração variável baseado na divisão dos lucros com os colaboradores. Acredita-se que esse tipo de benefício pode estimular o aumento da produtividade, por isso ele tem sido muito utilizado no Brasil.

Assim, quando a empresa alcança resultados e obtém lucros, o funcionário é beneficiado por meio da distribuição do valor conquistado. Isso não só aumenta a motivação no ambiente de trabalho como estabelece uma parceria entre a organização e o funcionário.

Podemos citar como exemplo a ComLink, cliente ImpulseUP que conseguiu obter bons resultados na auditoria da ISO 9000:2015 e foi avaliada em relação a distribuição do PLR.

Além disso, alguns lugares passam a oferecer benefícios diferenciados como mensalidade de academia, vouchers de Uber, cursos online, assinatura da Netflix e até mesmo seguro de saúde para animais de estimação.

Algumas até mudam o próprio ambiente de trabalho com objetivo de motivar os funcionários e favorecer o aumento da produtividade.

Treinamento online

Com o intuito de evitar que o funcionário precise se deslocar para realizar treinamentos, algumas empresas investem em treinamentos online.

Na prática, as organizações vão aderir ao uso de plataformas e ferramentas que proporcionam o aprendizado contínuo no próprio ambiente de trabalho.

O PDI ( Plano de Desenvolvimento Individual),por exemplo, pode ser aplicado pelo departamento de RH, por meio do levantamento de estratégias e ferramentas online, como cursos gratuitos ou não. Podemos citar algumas plataformas como: Udemy, Enap, Sebrae, Coursera e Alura.

Isso também serve para os colaboradores do setor de RH. A qualificação online para o time de Gestão de Pessoas também representa uma das tendências de RH para 2020.

Automatização dos processos

Sistema de automação às rotinas do departamento de RH segue como uma forte tendência para 2020.

De modo geral, as equipes utilizam ferramentas que permitem integrar dados e envio automático de informações.

A automatização chegou como uma oportunidade de desburocratizar os processos tornando-os mais ágeis e rápidos. Além disso, proporciona mais segurança no armazenamento de documentos.

Ao automatizar os processos, o RH diminui prejuízos financeiros, reduz a ocorrência de erros, torna o desempenho da equipe mais eficaz e ganha tempo para investir em outras necessidades do setor.

Um exemplo claro disso é People Analytics que propicia a coleta, análise e interpretação de dados dos colaboradores a fim de entender comportamentos e prever o futuro.

Diversidade

A valorização da diversidade também é uma das tendências de RH para 2020, que merece atenção. O que prevalece é o respeito à diferença e a apreciação de aspectos sociais e culturais.

Com essa variedade, as equipes se tornam mais diversas e promovem maneiras distintas de pensar sobre um problema ou desafio.

Apostar na diversidade pode gerar bons resultados para a organização. Afinal, as experiências de vida, dificuldades enfrentadas e a própria história do colaborador são elementos que podem impactar positivamente as relações profissionais e interpessoais.

Nine Box

Nine Box é um método de avaliação de performance dos colaboradores. No geral, ele avalia o profissional considerando dois critérios principais: as entregas feitas em um período específico e o potencial de crescimento que ele demonstra na posição que ocupa.

Atualmente, ele tem sido usado por departamentos de RH com intuito de identificar talentos dentro da empresa. Assim, por meio do cruzamento do desempenho e do potencial do funcionário é possível detectar profissionais com competências elevadas.

Além disso, ele foi desenvolvido para realizar planejamento de sucessão, reconhecimento de líderes, bonificações e treinamentos.

Por fim, com ele, o RH é capaz de identificar quais colaboradores precisam de treinamentos para desenvolver habilidades, promover melhor direcionamento dos profissionais e realizar retenção de talentos dentro da empresa.

No entanto, é importante destacar que os dados que fundamentam a ferramenta precisam ser sólidos. Sendo assim, eles podem ser obtidos a partir de uma avaliação de desempenho.

Gostou de conferir as tendências de RH para 2020? Para continuar por dentro das novidades do mercado, aprenda a utilizar Sistemas de Avaliação de Desempenho.

Deixe um comentário