Blog ImpulseUP
crescimento com gestão de desempenho

Como a impulseup ajudou a Justa a crescer 500% com Gestão de Desempenho

A Justa é uma fintech que está no mercado desde 2018. Com dois escritórios, sendo um em São Paulo e outro em Recife, a empresa oferece soluções financeiras desenvolvidas com tecnologia própria para comerciantes de todo o Brasil. E este case mostra o seu crescimento com gestão de desempenho. 

Desde seu primeiro ano de existência, a companhia tem o foco no desenvolvimento estruturado dos seus colaboradores, chamados de Gente Justa e, por isso, procurou por um sistema de gestão de performance que se adaptasse à organização

A impulseup foi a plataforma escolhida devido à flexibilidade e, desde 2019, tem auxiliado na expansão da fintech. Os resultados podem ser confirmados a partir do aumento do quadro de funcionários, passando de 28 para 200 profissionais nos últimos 3 anos. E a utilização do sistema é indispensável para o desenvolvimento de cada uma dessas pessoas, uma vez que todas elas têm acesso à plataforma.

Confira como a impulseup tem sido essencial no apoio à estratégia de crescimento da Justa!

A gestão de desempenho contínua por meio da plataforma 

Um dos primeiros desafios ao contratar a impulseup foi estruturar uma avaliação de desempenho que englobasse os valores da cultura, a chamada Justassência. Por isso, o início da parceria com a plataforma de gestão de desempenho está diretamente relacionado ao processo de fortalecimento da cultura organizacional.

Nessa fase inicial, a companhia ainda não aplicava a avaliação de desempenho tradicional, avaliava apenas se as pessoas dentro da organização possuíam a essência necessária. Isso só foi possível porque a plataforma permite a customização das avaliações. 

A partir dessa observação de essências, foi elaborada a primeira avaliação por performance e, atualmente, essa avaliação de desempenho é feita a cada semestre. Como a interface da ferramenta é simples e intuitiva, o RH consegue fazer um gerenciamento descomplicado dos ciclos de avaliações.

Além disso, os relatórios gerados pelo sistema trazem dados estratégicos para o RH e para a liderança. Uma vez que os resultados da avaliação são disponibilizados para os gestores, são realizados os ciclos de feedbacks trimestrais.

O último ciclo apresentou um aumento de 24% de feedbacks em relação ao ciclo anterior. E, como a comunicação faz parte da cultura da organização, os colaboradores também enviam feedbacks na ferramenta fora desse período.

Reuniões one-on-one para fortalecer o alinhamento

As reuniões 1:1 também são utilizadas para fortalecer o alinhamento entre líderes e seus liderados. O time de tecnologia foi uma das primeiras equipes a registrar essas reuniões na plataforma, pois já havia esse processo de reuniões quinzenais. 

O uso da impulseup tornou esse processo mais produtivo e funcional, pois agora pautas, ações e prazos são documentados na plataforma, além de facilitar o acompanhamento pelo gestor se as atividades pontuadas estão sendo realizadas.

As reuniões 1:1 também são realizadas quinzenalmente no projeto de Monitoria com o Time Ajuda, que é a equipe de atendimento. Esse projeto surgiu devido à necessidade de identificar os pontos fortes e de atenção de cada pessoa dessa área.

Como todas as anotações sobre os pontos a serem desenvolvidos são feitas na ferramenta, o RH e a liderança conseguem analisar como cada pessoa está evoluindo. É um acompanhamento muito estratégico, pois o time de atendimento representa 20% dos funcionários.

Impulsionando pessoas com os PDIs: Planos de Desenvolvimento Individual

Cada gestor consegue orientar seus colaboradores a partir dos pontos de melhoria mapeados pela avaliação de desempenho. O líder, ao analisar quais são os resultados de cada um e o que precisa ser feito para alcançar as metas, elabora em conjunto com o liderado o plano de desenvolvimento individual.

Na Justa, os colaboradores cobram a construção do PDI, pois elas sabem que precisam se desenvolver, uma vez que as possibilidades de crescimento com gestão de desempenho dependem da performance e dos resultados atingidos.

Um exemplo dessas oportunidades é o Programa de Partnership, no qual é possível se tornar um partner da companhia. Os funcionários que concluem os PDIs, que atingem as metas e recebem bons feedbacks, podem se tornar sócios. Isso engaja as pessoas a realizarem seus PDIs e atualizarem no software, pois elas sabem o que precisam fazer para se desenvolverem e evoluírem na empresa.

Em 2021, foram  reconhecidos 07 novos partners. Os novos sócios conseguiram esse reconhecimento pois passaram por um processo apoiado pela impulseup. Ao utilizar a plataforma, estas pessoas atualizavam os status de seus PDIs, acompanhavam o progresso de atingimento de suas metas e tinham clareza dos objetivos que elas precisavam alcançar.

Identificando talentos: crescimento com gestão de desempenho

A orientação dada a todo colaborador é para eles acompanharem suas metas pela ferramenta, garantindo que elas serão atingidas. Essa diretriz é reforçada pelo código Run, que foi criado em 2020 e inserido na avaliação de desempenho.

Esse código é um dicionário de atitudes e consiste em 7 pilares que as pessoas precisam seguir para que tenham uma recompensa, que é ser considerado um “incomum”. Inclusive, como a plataforma possibilita a personalização da matriz Nine-Box, o principal quadrante é nomeado de incomum.

A adoção da impulseup na gestão de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores ajudou a fintech a ter 28% do time como incomuns. E, além de identificar os talentos, a empresa também consegue retê-los. Uma prova disso é o baixo turnover: cerca de 2%.

Essa gestão estratégica do RH faz com que a companhia tenha o time certo, e ter as pessoas certas em constante desenvolvimento é o que faz a Justa crescer. Afinal, o crescimento das pessoas sempre será fundamental para o crescimento das organizações.

Quer impulsionar os seus resultados assim como a Justa fez? Conheça a nossa plataforma completa de gestão de desempenho. Clique aqui e comece um teste grátis agora mesmo.

Deixe um comentário