Blog ImpulseUP
crescimento com gestão de desempenho

Como a impulseup ajudou a Justa a crescer 500% com Gestão de Desempenho

A Justa é uma fintech que está no mercado desde 2018. Com dois escritórios, sendo um em São Paulo e outro em Recife, a empresa oferece soluções financeiras desenvolvidas com tecnologia própria para comerciantes de todo o Brasil. E este case mostra o seu crescimento com gestão de desempenho. 

Desde seu primeiro ano de existência, a companhia tem o foco no desenvolvimento estruturado dos seus colaboradores, chamados de Gente Justa e, por isso, procurou por um sistema de gestão de performance que se adaptasse à organização

A impulseup foi a plataforma escolhida devido à flexibilidade e, desde 2019, tem auxiliado na expansão da fintech. Os resultados podem ser confirmados a partir do aumento do quadro de funcionários, passando de 28 para 200 profissionais nos últimos 3 anos. E a utilização do sistema é indispensável para o desenvolvimento de cada uma dessas pessoas, uma vez que todas elas têm acesso à plataforma.

Confira como a impulseup tem sido essencial no apoio à estratégia de crescimento da Justa!

A gestão de desempenho contínua por meio da plataforma 

Um dos primeiros desafios ao contratar a impulseup foi estruturar uma avaliação de desempenho que englobasse os valores da cultura, a chamada Justassência. Por isso, o início da parceria com a plataforma de gestão de desempenho está diretamente relacionado ao processo de fortalecimento da cultura organizacional.

Nessa fase inicial, a companhia ainda não aplicava a avaliação de desempenho tradicional, avaliava apenas se as pessoas dentro da organização possuíam a essência necessária. Isso só foi possível porque a plataforma permite a customização das avaliações. 

A partir dessa observação de essências, foi elaborada a primeira avaliação por performance e, atualmente, essa avaliação de desempenho é feita a cada semestre. Como a interface da ferramenta é simples e intuitiva, o RH consegue fazer um gerenciamento descomplicado dos ciclos de avaliações.

Além disso, os relatórios gerados pelo sistema trazem dados estratégicos para o RH e para a liderança. Uma vez que os resultados da avaliação são disponibilizados para os gestores, são realizados os ciclos de feedbacks trimestrais.

O último ciclo apresentou um aumento de 24% de feedbacks em relação ao ciclo anterior. E, como a comunicação faz parte da cultura da organização, os colaboradores também enviam feedbacks na ferramenta fora desse período.

Reuniões one-on-one para fortalecer o alinhamento

As reuniões 1:1 também são utilizadas para fortalecer o alinhamento entre líderes e seus liderados. O time de tecnologia foi uma das primeiras equipes a registrar essas reuniões na plataforma, pois já havia esse processo de reuniões quinzenais. 

O uso da impulseup tornou esse processo mais produtivo e funcional, pois agora pautas, ações e prazos são documentados na plataforma, além de facilitar o acompanhamento pelo gestor se as atividades pontuadas estão sendo realizadas.

As reuniões 1:1 também são realizadas quinzenalmente no projeto de Monitoria com o Time Ajuda, que é a equipe de atendimento. Esse projeto surgiu devido à necessidade de identificar os pontos fortes e de atenção de cada pessoa dessa área.

Como todas as anotações sobre os pontos a serem desenvolvidos são feitas na ferramenta, o RH e a liderança conseguem analisar como cada pessoa está evoluindo. É um acompanhamento muito estratégico, pois o time de atendimento representa 20% dos funcionários.

Impulsionando pessoas com os PDIs: Planos de Desenvolvimento Individual

Cada gestor consegue orientar seus colaboradores a partir dos pontos de melhoria mapeados pela avaliação de desempenho. O líder, ao analisar quais são os resultados de cada um e o que precisa ser feito para alcançar as metas, elabora em conjunto com o liderado o plano de desenvolvimento individual.

Na Justa, os colaboradores cobram a construção do PDI, pois elas sabem que precisam se desenvolver, uma vez que as possibilidades de crescimento com gestão de desempenho dependem da performance e dos resultados atingidos.

Um exemplo dessas oportunidades é o Programa de Partnership, no qual é possível se tornar um partner da companhia. Os funcionários que concluem os PDIs, que atingem as metas e recebem bons feedbacks, podem se tornar sócios. Isso engaja as pessoas a realizarem seus PDIs e atualizarem no software, pois elas sabem o que precisam fazer para se desenvolverem e evoluírem na empresa.

Em 2021, foram  reconhecidos 07 novos partners. Os novos sócios conseguiram esse reconhecimento pois passaram por um processo apoiado pela impulseup. Ao utilizar a plataforma, estas pessoas atualizavam os status de seus PDIs, acompanhavam o progresso de atingimento de suas metas e tinham clareza dos objetivos que elas precisavam alcançar.

 
banner-trial-gestao-de-pessoas

 

Identificando talentos: crescimento com gestão de desempenho

A orientação dada a todo colaborador é para eles acompanharem suas metas pela ferramenta, garantindo que elas serão atingidas. Essa diretriz é reforçada pelo código Run, que foi criado em 2020 e inserido na avaliação de desempenho.

Esse código é um dicionário de atitudes e consiste em 7 pilares que as pessoas precisam seguir para que tenham uma recompensa, que é ser considerado um “incomum”. Inclusive, como a plataforma possibilita a personalização da matriz Nine-Box, o principal quadrante é nomeado de incomum.

A adoção da impulseup na gestão de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores ajudou a fintech a ter 28% do time como incomuns. E, além de identificar os talentos, a empresa também consegue retê-los. Uma prova disso é o baixo turnover: cerca de 2%.

Essa gestão estratégica do RH faz com que a companhia tenha o time certo, e ter as pessoas certas em constante desenvolvimento é o que faz a Justa crescer. Afinal, o crescimento das pessoas sempre será fundamental para o crescimento das organizações.

Quer impulsionar os seus resultados assim como a Justa fez? Conheça a nossa plataforma completa de gestão de desempenho. Clique aqui e comece um teste grátis agora mesmo.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário