Blog ImpulseUP
Questionário de avaliação de desempenho

Questionário de Avaliação de Desempenho alinhado à cultura organizacional

Algumas vezes os gestores podem se deparar com um questionário de avaliação de desempenho que está bem elaborado, porém não possui um alinhamento com a cultura e valores da empresa. Nesse caso, o que podemos fazer?

Para o fortalecimento da cultura organizacional, é necessário que os colaboradores sejam reconhecidos, valorizados, bonificados e treinados por seus comportamentos condizentes com os valores da empresa. Mas antes de tudo, é preciso mapear esses valores e verificar, por meio de uma avaliação de desempenho, o nível de alinhamento que os colaboradores possuem com a organização.

Neste artigo, vamos saber mais sobre como escolher os itens do questionário de Avaliação de Desempenho de forma que se alinhe à cultura organizacional da empresa.

Cultura organizacional

A cultura organizacional refere-se a rituais, artefatos, crenças, valores e comportamentos compartilhados pela empresa. Esses aspectos podem não estar explícitos e cabe ao RH o alinhamento cultural desejado para alcançar seus objetivos.

Uma forma de conseguir esse alinhamento é por meio de uma avaliação de desempenho com critérios associados a competências e valores organizacionais. Esse processo nos permite diagnosticar o nível de alinhamento cultural do time com a empresa e traçar ações a partir dos resultados encontrados.

Um ponto importante a ser destacado desde já é que, independentemente do modelo de avaliação que vai ser aplicado, a construção de um questionário de avaliação de desempenho de qualidade é o que vai fazer a diferença na obtenção de resultados. Para construir um questionário de avaliação de desempenho é preciso definir os objetivos claramente, pensar em como obter respostas mais honestas, estruturar o questionário e escolher uma escala de classificação.

Valores organizacionais

Além disso, para mapear os valores organizacionais e verificar por meio da avaliação de desempenho qual é o nível de alinhamento que os colaboradores possuem com a organização, é preciso que o questionário de avaliação de desempenho esteja alinhado à cultura organizacional, levando em consideração os valores que a organização mais preza.

Outro aspecto a ser citado é que algumas empresas não têm estabelecido qual é a descrição dos valores e quais são os comportamentos esperados associados a ele. Porém, para inserir os valores na avaliação de desempenho é preciso uma descrição de cada valor, mesmo que bem resumida. É recomendado que siga a estrutura que é feita para definir as competências para que fique bem claro e concreto o que é esperado dos colaboradores.

Dessa forma, vamos trazer alguns exemplos de aspectos que comumente são valores organizacionais, dado a sua importância.

Cases de questionário de avaliação de desempenho

Case 1 – Empresa de saúde

O primeiro case diz respeito a um cliente da ImpulseUP que é do ramo da saúde a nível nacional que por conta do seu tamanho, viu a importância de ter um alinhamento cultural. Com isso, além das competências técnicas e comportamentais, também colocaram na avaliação de desempenho o critério de valores.

Os valores da empresa incluem integridade, respeito e competência, além de outros relacionados à ética, organização e normas que são aspectos muito importantes para a área da saúde. Se a sua empresa também é da área de saúde, pode ser que esses itens de competência também façam sentido para você:

Ética

  • Interage com clientes e colegas com responsabilidade social, integridade e ética.

Organização

  • Consegue finalizar as atividades importantes.
  • Estabelece padrões para definir os procedimentos, buscando praticidade e qualidade.
  • Realiza e conclui as atividades com prioridade mais alta primeiro.

Case 2 – Empresa de tecnologia  

Empresa internacional do ramo da tecnologia, com sede no Brasil que é cliente da ImpulseUP. Buscam um alinhamento cultural para além de um bom desempenho no cargo. Optaram por colocar competências técnicas voltadas para o cargo e os valores organizacionais que são transversais.

Ou seja, escolheram esses valores pensando no que é importante para todos os cargos. Tais como inovação, raciocínio lógico, organização, objetividade, resolução de problemas e conhecimento do negócio. Caso a sua empresa também seja do ramo de tecnologia, pode ser que os exemplos abaixo façam sentido para você:

Inovação

  • Busca constantemente a evolução, focando oportunidades de melhoria para alavancar resultados.

Resolução de problemas

  • Encontra a origem dos problemas, ao invés de tratar somente dos sintomas.
  • Apresenta soluções eficazes para os problemas, resolvendo-os de forma definitiva.
  • Analisa de forma adequada os riscos e impactos das soluções que propõe.

Case 3 – Empresa de mineração

Essa empresa optou por ousar em sua estratégia, pois eles utilizaram os valores organizacionais e metas como critérios de avaliação. Dessa forma, o RH destrinchou os comportamentos que eram mais importantes para cada valor, como comunicação, foco no resultado e inovação. Outro critério colocado foram as metas, ou seja, os resultados que cada pessoa atingiu ao longo do ano. Com isso, foi uma estratégia diferente e ousada em comparação com as práticas de mercado, mas que tem dado certo para a empresa.

Se a sua empresa também é da área de mineração ou de algum ramo próximo, pode ser que esses itens de competência também façam sentido para você:

Comunicação

  • Escuta com atenção e aplica as informações necessárias para a realização de seu trabalho.
  • Comunica-se de forma educada e cordial com clientes e colegas de trabalho.
  • Usa de forma correta a língua portuguesa para se comunicar com clientes e colegas de trabalho.

Foco no resultado

  • Concretiza com eficácia e eficiência os objetivos de seu trabalho, cumprindo as tarefas que lhes são atribuídas com qualidade.
  • Não desanima diante das dificuldades.
  • Busca orientação do gestor ou de outros colegas para solucionar problemas e dúvidas, quando necessário.

Pós-avaliação: como analisar e utilizar os dados encontrados?

Após o ciclo de avaliação, teremos um diagnóstico claro de como está o alinhamento dos colaboradores frente aos valores organizacionais. Para facilitar a análise dos dados, a matriz Nine Box é um método que tem sido cada vez mais usado dentro das empresas e que oferece diversas vantagens.

Ela auxilia no diálogo da gestão, no desenvolvimento de critérios e expectativas, na estruturação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), na gestão de talentos e no desenvolvimento da equipe. Além disso, ela fornece informações que servem como base para as tomadas de decisão quanto ao reconhecimento, bonificação, promoção, treinamento, movimentação e desligamento de colaboradores.

Para a análise de alinhamento cultural, o Nine-Box pode ser utilizado para criar comparativos de desempenho dos colaboradores de forma que, um critério seria os valores organizacionais e o outro critério, por sua vez, poderiam ser itens voltados para as competências, potencial ou até o mesmo o alcance de metas.

Com os dados da avaliação de desempenho, os colaboradores são plotadas nos quadrantes e é verificado, por exemplo, que um colaborador ficou muito bem no eixo de competências, mas com baixo alinhamento cultural. A partir disso, é preciso elaborar uma intervenção para que haja um alinhamento daqueles valores, pensando em como melhorar e desenvolver esse ponto.

Exemplo de matriz Nine Box

Matriz Nine Box

Por exemplo, na imagem acima, vemos os valores no eixo Y e as competências no eixo X, ambos divididos em baixo, médio e alto. Como podemos ver, os casos mais graves, que apresentam uma nota baixa tanto em valores quanto em competências, são os avaliados 10 e 6. Já os avaliados 4 e 8, são considerados medianos. O avaliado 5 apresentou um resultado em competências e em valores (cultura), está na média.

O avaliado 9 apresenta uma performance alta em valores e média em competências. Portanto, esse perfil no geral é bem visto e as empresas têm valorizado mais o colaborador ter esse alinhamento cultural. É mais fácil manter essa pessoa que está engajada e tem a cara da empresa e é preciso apenas desenvolver algumas competências técnicas, do que ao contrário. O funcionário que desempenha muito bem suas funções, mas não está integrado com a cultura da empresa, é um risco pois ele pode sair a qualquer momento.

Os avaliados 3 e 7, são os que apresentaram um melhor desempenho tanto em competências, quanto em alinhamento com a cultura. Portanto, são potenciais para um cargo melhor, pensando em sucessão, promoção e bonificação, eles estão na frente.

Sendo assim, existem dois eixos e dois critérios de avaliação de desempenho que são definidos de acordo com a necessidade da empresa. A ideia é cruzar as informações a partir dos dados que levantou na avaliação de desempenho para conseguir visualizar quem conseguiu notas mais altas.

Assim, é possível identificar os colaboradores que possuem baixo alinhamento com a empresa e intervir, com cursos treinamentos ou outros tipos de ação educacional. O mesmo pode ser feito com os funcionários que apresentam baixo resultado em competências, sejam elas comportamentais ou técnicas.

Conclusão

O questionário de avaliação de desempenho que visa estar alinhado à cultura organizacional deve conter critérios associados a competências e valores organizacionais. Ao estruturar e redigir os itens da avaliação é preciso se basear nos aspectos mais importantes para sua empresa. Com o objetivo de diagnosticar quais são os colaboradores que apresentam estar mais desalinhados com a cultura da empresa.

Para isso, o artigo traz como sugestão a matriz Nine Box que, com os dados fornecidos pela avaliação de desempenho, vai auxiliar na identificação desses colaboradores. Assim, possibilita a elaboração de uma intervenção para que haja um alinhamento com o objetivo de desenvolver e melhorar o desempenho deles, o que traz benefícios tanto para os funcionários quanto para a empresa.

O nine box pode ser encontrado em um Sistema Completo para Gestão de Desempenho. Você já possui um? Quer saber como funciona? Então confira aqui!

Deixe um comentário