Blog ImpulseUP
Questionário de avaliação de desempenho

Questionário de Avaliação de Desempenho alinhado à cultura organizacional

Algumas vezes, os gestores podem se deparar com um questionário de Avaliação de Desempenho que está bem elaborado, porém não possui um alinhamento com a cultura e valores da empresa. Nesse caso, o que se pode fazer?

Para o fortalecimento da cultura organizacional, é necessário que os colaboradores sejam reconhecidos, valorizados, bonificados e treinados por seus comportamentos condizentes com os valores da empresa. Mas antes de tudo, é preciso mapear esses valores e verificar, por meio de uma Avaliação de Desempenho, o nível de alinhamento que os colaboradores possuem com a organização.

Neste artigo, você vai saber mais sobre como escolher os itens do questionário de Avaliação de Desempenho de forma que se alinhe à cultura organizacional da empresa.

O que é Cultura organizacional?

A cultura organizacional refere-se a rituais, artefatos, crenças, valores e comportamentos compartilhados pela empresa. Esses aspectos podem não estar explícitos e cabe ao RH o alinhamento cultural desejado para alcançar seus objetivos.

Uma forma de conseguir esse alinhamento é por meio de uma Avaliação de Desempenho com critérios associados a competências e valores organizacionais. Esse processo permite diagnosticar o nível de alinhamento cultural do time com a empresa e traçar ações a partir dos resultados encontrados, independentemente do tipo de avaliação escolhido (autoavaliação, 90º, 180º, 360º, etc.)

Vale destacar que os ciclos de avaliação devem ser constantes, consistentes e periódicos, ou seja, devem acontecer com frequente em um período de tempo predeterminado. Assim, as informações e ações não se perdem. 

Um ponto importante a ser destacado desde já é que, independentemente do modelo de avaliação que vai ser aplicado, a construção de um questionário de Avaliação de Desempenho de qualidade é o que vai fazer a diferença na obtenção de resultados. Para construir um questionário de avaliação é preciso definir os objetivos claramente, pensar em como obter respostas mais honestas, estruturar o questionário e escolher uma escala de classificação.

O que são Valores Organizacionais?

Além disso, para mapear os valores organizacionais e verificar por meio da Avaliação de Desempenho qual é o nível de alinhamento que os colaboradores possuem com a organização, é preciso que o questionário de avaliação esteja alinhado à cultura organizacional, levando em consideração os valores que a organização mais preza. Ou seja, ele deve observar além dos já comuns pontos fortes e de melhoria. 

Outro aspecto a ser citado é que algumas empresas não têm estabelecido qual é a descrição dos valores e quais são os comportamentos esperados associados a eles. Porém, para inserir os valores na Avaliação de Desempenho é preciso uma descrição de cada valor, mesmo que bem resumida. É recomendado que siga a estrutura que é feita para definir as competências para que fique bem claro e concreto o que é esperado dos colaboradores.

Dessa forma, seguem alguns exemplos de aspectos que comumente são valores organizacionais, dado a sua importância.

Cases de questionário de avaliação de desempenho

Case 1 – Empresa de saúde

O primeiro case diz respeito a um cliente da impulseup que é do ramo da saúde em nível nacional e que, por conta do seu tamanho, viu a importância de ter um alinhamento cultural. Com isso, além das competências técnicas e comportamentais, também colocaram na Avaliação de Desempenho o critério de valores.

Os valores da empresa incluem integridade, respeito e competência, além de outros relacionados à ética, organização e normas que são aspectos muito importantes para a área da saúde. Se a sua empresa também é da área de saúde, pode ser que esses itens de competência também façam sentido para você:

Ética

  • Interage com clientes e colegas com responsabilidade social, integridade e ética.

Organização

  • Consegue finalizar as atividades importantes;
  • Estabelece padrões para definir os procedimentos, buscando praticidade e qualidade;
  • Realiza e conclui as atividades com prioridade mais alta primeiro.

Case 2 – Empresa de tecnologia  

Empresa internacional do ramo da tecnologia, com sede no Brasil, que é cliente da impulseup. Busca um alinhamento cultural para além de um bom desempenho no cargo. Optou por colocar competências técnicas voltadas para o cargo e os valores organizacionais que são transversais.

Ou seja, escolheu esses valores pensando no que é importante para todos os cargos. Tais como inovação, raciocínio lógico, organização, objetividade, resolução de problemas e conhecimento do negócio. Caso a sua empresa também seja do ramo de tecnologia, pode ser que os exemplos abaixo façam sentido para você:

Inovação

  • Busca constantemente a evolução, focando oportunidades de melhoria para alavancar resultados.

Resolução de problemas

  • Encontra a origem dos problemas, ao invés de tratar somente dos sintomas;
  • Apresenta soluções eficazes para os problemas, resolvendo-os de forma definitiva;
  • Analisa de forma adequada os riscos e impactos das soluções que propõe.

Case 3 – Empresa de mineração

Essa empresa optou por ousar em sua estratégia, pois eles utilizaram os valores organizacionais e metas como critérios de avaliação. Dessa forma, o Time de Recursos Humanos destrinchou os comportamentos que eram mais importantes para cada valor, como comunicação, foco no resultado e inovação inserindo-os no formulário de avaliação. Outro critério colocado foram as metas, ou seja, os resultados que cada pessoa atingiu ao longo do ano. Com isso, foi uma estratégia diferente e ousada em comparação com as práticas de mercado, mas que tem dado certo para a empresa.

Aqui é importante reforçar o quanto flexível e adaptável a Avaliação de Desempenho precisa ser. Para funcionar, a avaliação precisa se adequar à empresa e não o contrário.

Se a sua empresa também é da área de mineração ou de algum ramo próximo, pode ser que esses itens de competência também façam sentido para você:

Comunicação

  • Escuta com atenção e aplica as informações necessárias para a realização de seu trabalho;
  • Comunica-se de forma educada e cordial com clientes e colegas de trabalho;
  • Usa de forma correta a língua portuguesa para se comunicar com clientes e colegas de trabalho.

Foco no resultado

  • Concretiza com eficácia e eficiência os objetivos de seu trabalho, cumprindo as tarefas que lhes são atribuídas com qualidade;
  • Não desanima diante das dificuldades;
  • Busca orientação do gestor ou de outros colegas para solucionar problemas e dúvidas, quando necessário.

 

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

 

Pós-avaliação: como analisar e utilizar os dados encontrados?

Após o ciclo de avaliação, você terá um diagnóstico claro de como está o alinhamento dos colaboradores frente aos valores organizacionais. Para facilitar a análise dos dados, a matriz Nine Box é um método que tem sido cada vez mais usado dentro das empresas e que oferece diversas vantagens.

O 9Box auxilia no diálogo da gestão, no desenvolvimento de critérios e expectativas, na estruturação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), na gestão de talentos e no desenvolvimento da equipe. Além disso, ele fornece informações que servem como base para as tomadas de decisão quanto ao reconhecimento, bonificação, promoção, treinamento, movimentação e desligamento de colaboradores.

Para a análise de alinhamento cultural, o Nine Box pode ser utilizado para criar comparativos de desempenho dos colaboradores de forma que, um critério seria os valores organizacionais e o outro critério, por sua vez, poderiam ser itens voltados para as competências, potencial ou até o mesmo o alcance de metas.

Com os dados da Avaliação de Desempenho, os colaboradores são plotadas nos quadrantes e é verificado, por exemplo, que um colaborador ficou muito bem no eixo de competências, mas com baixo alinhamento cultural. A partir disso, é preciso elaborar uma intervenção para que haja um alinhamento daqueles valores, pensando em como melhorar e desenvolver esse ponto.

 

banner-trial-gestao-de-pessoas

Exemplo de matriz Nine Box

Por exemplo, na imagem acima, vemos os valores no eixo Y e as competências no eixo X, ambos divididos em baixo, médio e alto. Como podemos ver, os casos que apresentam uma nota média tanto em valores quanto em competências, são os avaliados Breno, Isabella, Jonas, Nathalia e Victor. Já os avaliados Maicon e Michele apresentam nota alta em valores e média em competências. Enquanto os avaliados José e Pedro apresentaram um resultado alto em competências e em valores, estão na média.

O Maicon, por exemplo, apresenta uma alta performance em valores e média em competências. Esse perfil no geral é bem visto e as empresas têm valorizado mais o colaborador ter esse alinhamento cultural. É mais fácil manter essa pessoa que está engajada e tem a cara da empresa, sendo preciso apenas desenvolver algumas competências técnicas, do que ao contrário. O funcionário que desempenha muito bem suas funções, mas não está integrado com a cultura da empresa, é um risco pois ele pode sair a qualquer momento.

Os avaliados 3 e 7, são os que apresentaram um melhor desempenho tanto em competências, quanto em alinhamento com a cultura. Portanto, são potenciais para um cargo melhor, pensando em sucessão, promoção e bonificação, eles estão na frente.

Sendo assim, existem dois eixos e dois critérios de Avaliação de Desempenho que são definidos de acordo com a necessidade da empresa. A ideia é cruzar as informações a partir dos dados que levantou na avaliação para conseguir visualizar quem conseguiu notas mais altas.

Assim, é possível identificar os colaboradores que possuem baixo alinhamento com a empresa e intervir, com cursos, treinamentos ou outros tipos de ação educacional. O mesmo pode ser feito com os funcionários que apresentam baixo resultado em competências, sejam elas comportamentais ou técnicas.

É hora de aplicar o que aprendeu! 

O questionário de Avaliação de Desempenho que visa estar alinhado à cultura organizacional deve conter critérios associados a competências e valores organizacionais. Ao estruturar e redigir os itens da avaliação, é preciso ter como base os aspectos mais importantes para sua empresa. O objetivo é diagnosticar quais são os colaboradores que apresentam estar mais desalinhados com a cultura da empresa.

Para isso, o artigo trouxe como sugestão a matriz Nine Box que, com os dados fornecidos pela Avaliação de Desempenho, vai auxiliar na identificação desses colaboradores. Assim, possibilita a elaboração de uma intervenção para que haja um alinhamento com o objetivo de desenvolver e melhorar o desempenho deles, trazendo benefícios tanto para os funcionários quanto para a empresa. Ou seja, todos ganham. 

Com uma visão ampla das condições atuais de cada colaborador fica mais fácil movimentar as pessoas certas para as vagas certas, reduzindo turnover e absenteísmo! 

E para que você possa testar a forma mais eficiente de utilizar a Matriz Nine Box, a impulseup disponibiliza um período de 14 dias de acesso à plataforma TOTALMENTE GRÁTIS. 

Basta clicar aqui agora mesmo! 

Os dados já estão em suas mãos, agora é só utilizá-los no crescimento da sua empresa! 

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 
Luana

Luana

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília, atuou na Praxis Consultoria Jr. na área de Gestão de Pessoas e de Recrutamento e Seleção. Realizou estudos na área de Desempenho de Equipes no contexto de trabalho e possui experiência na área de Gestão de Desempenho e TD&E.

Deixe um comentário