Blog ImpulseUP
comprometimento-no-trabalho

Como acompanhar e avaliar o comprometimento no trabalho?

Profissionais comprometidos, motivados e com espírito de equipe se destacam no mercado e são requisitados pelas empresas, Isso ocorre, pois entregam desempenho e resultados mais satisfatórios, e muitas vezes, além do esperado. Por isso, desenvolver uma maneira de acompanhar e avaliar o comprometimento no trabalho é fundamental para analisar a performance dos colaboradores. Com isso, é possível traçar ações para aperfeiçoar possíveis pontos de melhoria.

Sem um time realmente comprometido, dificilmente a empresa alcançará os resultados pretendidos, podendo inclusive, ficar atrás de seus concorrentes. Diante disso, torna-se indispensável garantir um alto comprometimento dos colaboradores para uma melhor performance organizacional. 

Dentro desse contexto, o uso das avaliações de desempenho para tomada de decisão, além de outras estratégias tornam-se aliadas ao projeto. 

Se interessou? Continue a leitura e saiba como acompanhar essa competência na sua equipe!

Qual a importância do comprometimento no trabalho?

Primeiramente, é importante pontuar que o comprometimento no trabalho deve acometer os dois lados, tanto dos colaboradores quanto da alta gestão. 

Na prática, imagine trabalhar em uma empresa descompromissada com sua equipe, que não oferece suporte, ajuda, treinamentos, qualidade de vida, e mais: não paga os salários corretamente?! Além de uma péssima imagem no mercado (employer branding), certamente os funcionários não terão qualquer comprometimento ou envolvimento com essa empresa. Ou seja, o comprometimento no trabalho é essencial. 

Atração e recrutamento

Essa situação afeta no processo de atração e retenção de talentos. Afinal, quando a empresa tem uma má reputação ou imagem empregadora, naturalmente irá perder seus talentos. 

Com isso, o comprometimento pode dificultar a tarefa de encontrar e contratar talentos para sua empresa. 

banner-cultura-organizacional-e-engajamento

Engajamento

O comprometimento organizacional é um fator que possui correlação com o engajamento. Assim, sem uma boa gestão e incentivos ao comprometimento, é bem provável que os colaboradores só pensarão em concretizar a sua tarefa, ir embora e receber o seu pagamento no fim do mês. Infelizmente, essa realidade é mais frequente do que se imagina. 

De acordo com pesquisas do instituto Gallup, 70% dos empregados não estão engajados com o trabalho e 51%, na realidade, estão procurando outro emprego, onde se sentiriam mais satisfeitos. O que se deve fazer, portanto, é encontrar formas de estimular esse vínculo entre a equipe.

“Vestir a camisa”

O colaborador que veste a camisa e assume suas responsabilidades é o ideal para uma empresa. No entanto, o baixo comprometimento no trabalho pode prejudicar essa postura. 

Esta falta de “lealdade” às empresas é, muitas vezes, sinal de que a maioria dos profissionais sentem-se desvalorizados nas organizações e não se identificam com elas. Organizações essas que muitas vezes se dizem despreparadas para lidar com a situação.

Por outro lado, uma equipe realmente comprometida veste a camisa da empresa e está disposta a investir tempo e esforço para superar as expectativas de resultados. 

Para se ter um parâmetro, o estudo “Tendências Mundiais para o Capital Humano“ da Deloitte, relata que 60% dos gestores de Recursos Humanos dizem não possuir programas adequados para medir e melhorar o engajamento/comprometimento dos funcionários nas empresas onde atuam. De outro modo, a pesquisa destaca que apenas 13% dos colaboradores estão realmente engajados.

Redução do turnover e do absenteísmo

Essa falta de comprometimento gera desgaste de energia, tempo e falta de interesse, o que faz com que o índice de turnover e absenteísmo aumentem gradualmente. Assim, a saída de colaboradores, atrasos e faltas podem ser prejudiciais para a empresa. 

Quando os profissionais não estão comprometidos com a empresa ou com o sucesso da equipe, por exemplo, há chances dos seus resultados serem negativos ou que os seus esforços sejam apenas os necessários para que a meta seja cumprida. Daí a importância de se investir em programas e ações que estimulem essa característica na equipe.

Relacionamento com a equipe

Há ainda benefícios que incluem o relacionamento e a comunicação entre as pessoas que, por sua vez, se tornarão mais transparentes, objetivos e humanizados. Todas as projeções da empresa possivelmente serão alcançadas mais facilmente, e por consequência os benefícios se estenderão mutuamente para empresa e funcionários.

Com isso, os diretores certamente se importarão e se responsabilizarão pelo desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa envolvida. Ou seja, quando há reciprocidade no comprometimento entre a equipe, a organização como um todo consegue se projetar para a conquista de objetivos melhores do que os esperados.

No entanto, é importante pontuar que o comprometimento é um vínculo que o colaborador possui com a empresa. Assim, não necessariamente diz respeito a um bom desempenho. Ou seja, o colaborador pode ter um bom desempenho, ter boas competências, saber se comunicar, negociar, etc, e não ter um comprometimento de fato com a empresa. Logo, na primeira oportunidade que surgir, há a possibilidade de ir para uma empresa que, por exemplo, paga mais.

De que forma a falta de comprometimento pode levar a um aumento do absenteísmo entre os funcionários?

A falta de comprometimento entre os funcionários pode levar a um aumento do absenteísmo de várias maneiras. Sendo assim, quando os funcionários não estão totalmente dedicados ao seu trabalho ou à empresa, podem sentir-se menos motivados a comparecer aos seus turnos. Essa falta de comprometimento pode resultar em uma maior frequência de faltas não planejadas, pois os funcionários podem não priorizar suas responsabilidades de trabalho. 

No geral, a falta de comprometimento pode criar uma desconexão entre os funcionários e seu trabalho. Com isso, leva a um aumento do absenteísmo e potencialmente impactando o progresso e o sucesso de projetos e tarefas dentro da empresa.

 

Falta de comprometimento e seu impacto na produtividade e na qualidade do trabalho

A falta de comprometimento entre os funcionários pode ter um impacto significativo tanto na produtividade quanto na qualidade do trabalho produzido. Quando os funcionários não estão totalmente engajados e comprometidos com seus papéis, é mais provável que demonstrem níveis mais baixos de produtividade.

Assim, isso pode se manifestar como atrasos na conclusão de tarefas, falta de foco em prioridades-chave e uma diminuição geral na eficiência dos processos de trabalho. Além disso, a falta de comprometimento também pode resultar em uma queda na qualidade do trabalho produzido pelos funcionários. Quando os indivíduos não estão investidos em seus papéis, eles podem não fazer o esforço necessário para garantir que seu trabalho atenda aos padrões exigidos de excelência. 

Com isso, pode haver:

  •  erros, 
  • omissões 
  • falta de atenção aos detalhes 

Em geral, a ausência de comprometimento entre os funcionários pode criar um efeito dominó, impactando tanto a produtividade quanto a qualidade no local de trabalho. Ao não se envolverem totalmente com seus papéis e responsabilidades, os funcionários correm o risco de minar a eficiência e a eficácia de seu trabalho, afetando, em última instância, a reputação e o sucesso da organização.

 

Como acompanhar e avaliar o comprometimento no trabalho?

Dada a importância da gestão dessa competência, é necessário sempre acompanhar como andam os índices de engajamento e comprometimento da equipe, para que assim, a gestão possa traçar ações para melhorar ou desenvolver essa habilidade tão importante para a organização.

 

cta-calculadora-de-turnover

 

Pesquisas internas

Se os colaboradores estão de fato comprometidos com a organização, eles terão maiores índices de produtividade, motivação e empenho no trabalho. Ou seja, o desempenho e alcance de metas são apenas consequências do comprometimento.

Para avaliar o comprometimento em si, é preciso rodar pesquisas com escalas próprias para esse fenômeno, sejam formulários, entrevistas, reuniões para obter um panorama geral do comportamento dos colaboradores, dentre outras possibilidades a partir da realidade do colaborador.

A partir daí, teremos um overview do comprometimento de todos os colaboradores e poderemos elaborar ações para aumentar esse comprometimento, como alinhamento de cultura, mudanças ergonômicas, treinamentos, reconhecimentos, ações de engajamento, melhorias na relação e comunicação entre gestor e subordinado etc.

Avaliação De Desempenho

De modo geral, a Avaliação de Desempenho é o processo pelo qual as organizações avaliam o desempenho e desenvolvimento do colaborador. Em outras palavras, é um processo para identificar e analisar o comportamento do colaborador e o quão comprometido ele está com seus afazeres, para então tomar decisões baseadas em dados, sejam voltadas para promoção, reconhecimento, treinamento ou outros projetos do RH.

A partir daí, torna-se possível analisar pontos como comprometimento, vínculo com a empresa, e relacionamento com a equipe e os progressos e limitações a partir da observação diária do comportamento do colaborador.

Afinal, como já foi mencionado anteriormente, o comprometimento refere-se ao vínculo afetivo que o colaborador possui com a empresa, e não necessariamente com um bom desempenho., por isso, Dessa forma, as decisões que são feitas após a avaliação de desempenho, como os novos treinamentos, movimentações e promoções afetam o comprometimento, muito mais do que a avaliação por si só. 

Esse processo é fundamental pois a avaliação de desempenho nas empresas permite conhecer o colaborador e integrá-lo à empresa, fazendo-o sentir-se importante, criando vínculos e fidelidade com a organização. Com os resultados da avaliação, é possível colocar as pessoas certas nos lugares certos, de maneira que suas qualidades sejam melhor aproveitadas pela empresa.

Ao perceber que seus atributos são devidamente aplicados e valorizados, o colaborador será tomado de uma satisfação pessoal. Este, inclusive, é um fator essencial para o comprometimento e engajamento das equipes, que certamente será notado posteriormente.

Metas claras e atingíveis

É comum que muitos profissionais não saibam quais metas o gestor e a empresa esperam que ele alcance, o que pode deixá-los perdidos e sem perspectivas profissionais. Isso faz com que seu comprometimento com a empresa se torne consideravelmente baixo, já que não há sentido ou estímulo profissional que o instigue a chegar em um determinado patamar. Em outras palavras, os colaboradores precisam saber exatamente para onde e como devem ir, afinal, sem objetivos estruturados, ficará difícil mensurar o desempenho dos funcionários e a produtividade da companhia.

Dentro desse contexto, definir metas é uma ótima forma de incentivar e motivar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam desafiados e parte do negócio, promovendo ainda a melhoria contínua e o aumento de produtividade da equipe. Afinal, eles se sentirão úteis e valorizados. Além disso, as metas também são uma forma de acompanhar como anda o progresso dessas ações, e como elas estão sendo úteis para melhorar o comprometimento da equipe.

No entanto,é importante definir metas atingíveis. Elas não precisam ser necessariamente simples, mas devem ser possíveis de serem conquistadas. Certamente, com metas alcançáveis seus funcionários poderão se comprometer com seus objetivos, por outro lado, se as metas forem impossíveis de serem cumpridas, prepare-se para ter colaboradores desmotivados e frustrados.

De todo modo, é sempre importante que a empresa passe a recompensar bons resultados e direcionar quem não está conseguindo cumprir com os objetivos. Incentivar o cumprimento por meio de ações internas ajuda a gerar resultados mais positivos e, consequentemente, mais lucro para a organização.

Feedbacks

De fato o comprometimento está ligado ao elo emocional que o colaborador possui com a empresa, e para que esse vínculo seja facilitado é importante adotar a prática do feedback. Isso porque esse tipo de abordagem traz satisfação entre os colaboradores, pois viabiliza o aperfeiçoamento de suas habilidades, o aumento do diálogo entre superiores e subordinados e gera sentimento de pertencimento.

Um feedback construtivo, fornecido de maneira adequada e no tempo correto, tem o poder de uma bússola, que dá a direção que deve-se tomar para atingir o objetivos além de outras vantagens como o aumento significativo da produtividade, qualidade de produtos e serviços prestados, diminuição de custos e do turnover.

A empresa poderá acompanhar o colaborador por meio de feedbacks frequentes a fim de conduzir seu comportamento para atingir um maior índice de comprometimento e compromisso com a organização.

É importante lembrar, no entanto, que o feedback não é apenas focado no resultado, e sim no desenvolvimento. Afinal, seu objetivo principal é apontar determinadas ações, comportamentos, ou tarefas que o colaborador pode melhorar, e posteriormente alcançar o seu potencial máximo.

A partir disso, o colaborador avaliado poderá entender melhor os pontos fortes e de melhoria de suas ações, permitindo a ele realizar os ajustes necessários, além de rever condutas e potencializar o que vem dando certo.

Com isso, os colaboradores ficam mais engajados e motivados, enxergando seus pontos falhos e a partir disso, começam a buscar novos aprendizados e trabalhar em direção ao sucesso contínuo, sem contar a tendência de se comprometer mais com suas tarefas na empresa.

Quais ferramentas utilizar para medir e acompanhar o comprometimento no trabalho? 

Como vimos, existem uma grande variedade de formas para medir e acompanhar o comprometimento organizacional. No entanto, plataformas como a Impulseup podem tornar esse processo mais leve e descomplicado. Com a nossa ajuda, você acompanha os feedbacks da sua empresa, tem relatórios de desempenho, realiza pesquisa e acompanha as metas de seus colaboradores de forma rápida e intuitiva. 

 

Como a tecnologia pode ajudar na avaliação e melhoria do comprometimento com o trabalho?

 

A tecnologia desempenha um papel crucial na facilitação da avaliação e aprimoramento do comprometimento com o trabalho no local de trabalho. Desse modo, ao aproveitar várias ferramentas e plataformas disponíveis no mercado, as empresas podem avaliar e impulsionar efetivamente o engajamento e dedicação dos funcionários. 

Por exemplo, a utilização de software como a Impulseup pode fornecer às organizações insights valiosos sobre os níveis de comprometimento de seus colaboradores. Com isso, oferece recursos como pesquisas e ferramentas de avaliação de desempenho. Essas soluções tecnológicas permitem que as empresas coletem dados, analisem o feedback dos funcionários, identifiquem áreas de melhoria e, por fim, aprimorem o comprometimento com o trabalho de forma geral. 

Assim, ao integrar a tecnologia aos processos de recursos humanos, as empresas podem otimizar suas estratégias para aprimorar o comprometimento no trabalho de forma eficaz.

 

Tipos de comprometimento no trabalho

Primeiramente, é necessário entender que o comprometimento no trabalho pode ter base afetiva, instrumental ou normativa.

 

Comprometimento afetivo 

O comprometimento afetivo está relacionado ao desejo de fazer parte da organização. Além disso, esse tipo de comprometimento tem como consequência um aumento no esforço, no desempenho e uma queda da rotatividade. 

Comprometimento instrumental 

O comprometimento instrumental ou calculativo é baseado em crenças relativas a perdas e ganhos. Assim, pode ser pensado como uma lista de prós e contras sobre um trabalho. No entanto, esse tipo de comprometimento sozinho não é muito eficiente para a empresa. 

Comprometimento Normativo

Esse tipo de comprometimento se estabelece por uma visão de moralidade. Ou seja, o colaborador se mantém ligado à organização por ser o certo a se fazer ou como forma de retribuir o que a organização já fez por ele. 

 

Cada um dos tipos de comprometimento é importante. Desse modo, o cenário ideal é promover ações que estimulem a existência e o equilíbrio dos três tipos. 

 

Como aumentar o comprometimento no trabalho? 

Imagine: Você avalia o comprometimento no trabalho por meio dos feedbacks, acompanhamento de metas, pesquisa ou avaliação de desempenho, como citado acima. Com isso, percebe que os indicadores apontam um baixo comprometimento de seus colaboradores. O que fazer? 

 

Essa situação pode ser complexa, por isso vamos mostrar algumas alternativas para aumentar o comprometimento em sua organização. 

 

Bonificações

 

As bonificações são uma forma de aumentar a percepção de ganho em comparação às perdas, reforçando o comprometimento instrumental. Além disso, bonificações ajudam a se destacar em relação ao mercado. No entanto, é fundamental que o salário seja percebido como justo e não tenha grande diferença quando comparado a outras empresas. 

Reconhecimento

O reconhecimento é fundamental para um vínculo afetivo entre o colaborador e a organização. Dessa forma, o colaborador se sente satisfeito e motivado a realizar suas tarefas e contribuir cada vez mais para a empresa. 

Uma forma de identificar os profissionais que precisam ser reconhecidos é por meio da avaliação de desempenho. Desse modo, os colaboradores compreendem que sua atuação impacta na empresa e a empresa o valoriza por isso. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é visto pelo colaborador como um investimento que a empresa faz nele. Com isso, quanto mais a organização desenvolve os colaboradores, maior o comprometimento. Assim, se estabelece um comprometimento normativo, em que o colaborador busca retribuir esse investimento, agregando valor e entregando um alto desempenho. 

Metas claras e desafiadoras

Fornecer aos funcionários metas claras e desafiadoras podem aumentar a motivação e o comprometimento deles em alcançá-las. Dessa forma, o estabelecimento de metas impulsiona a rotina do colaborador se essas conquistas forem devidamente reconhecidas. Assim, alcançar a meta é similar a cruzar a linha de chegada em uma corrida. 

 

Treinamento e Desenvolvimento

Apoiar o crescimento dos funcionários por meio de programas de treinamento e desenvolvimento demonstra o comprometimento da empresa com o avanço profissional deles e aprimorando suas habilidades. Assim, cria-se um vínculo em que o colaborador se sente na obrigação de devolver o investimento da empresa em um bom desempenho. 

 

Autonomia e Flexibilidade

 Conceder autonomia e flexibilidade aos funcionários em suas funções pode melhorar seu senso de responsabilidade e empoderamento, levando a um aumento no comprometimento. Assim, o colaborador apresenta uma postura ativa em suas ações tendo maior comprometimento com o processo.

 

Conte com softwares para medir resultados

Sabemos que trabalhos exclusivamente manuais são propensos a erros, destacando a importância do comprometimento no trabalho. Uma alternativa eficaz é a adoção de softwares inteligentes e aptos a seguir comandos específicos, prevenindo falhas e garantindo resultados precisos. Essa abordagem facilita a tomada de decisões assertivas, reduzindo o risco de problemas e ações ineficazes.

Essa prática também se revela valiosa para a avaliação de desempenho, especialmente diante do desafio de lidar com grandes volumes de dados. Os softwares possibilitam o arquivamento e a consulta eficiente dessas informações, agilizando os processos associados. Assim, tarefas que antes demandavam meses são executadas de maneira prática e precisa, evitando desgastes aos profissionais.

Nesse contexto, a ImpulseUP se destaca ao oferecer um modelo ideal para quem busca agilidade, praticidade e deseja medir índices de engajamento, incluindo o comprometimento de seus colaboradores. O software disponibiliza recursos como Avaliações, PDI, Nine Box, Feedback e diversos relatórios, consolidando-se como uma solução abrangente e eficiente.

Conclusão

É evidente que para cultivar um comprometimento mais robusto dos colaboradores com a organização, é imperativo despertar um interesse mais profundo na empresa, promovendo uma compreensão mais clara de seu propósito e valor no trabalho. Este enfoque, por sua vez, impulsionará o engajamento e, por conseguinte, aprimorará os resultados individuais e coletivos.

Nesse cenário, destaca-se a relevância de avaliar e monitorar o comprometimento no trabalho. Felizmente, existem medidas passíveis de serem incorporadas à cultura organizacional, as quais permitem o acompanhamento e compreensão deste aspecto entre os funcionários. Ao identificar eventuais falhas, o gestor tem a oportunidade de investigar a fundo os motivos que levam determinado colaborador a adotar certos comportamentos, possibilitando a formulação de ações eficazes para reverter a situação.

Além disso, é crucial manter uma abordagem humanizada, fomentando espaços de convivência e troca de experiências entre os funcionários. Essa prática contribui para o desenvolvimento de todos em ambientes nos quais o desempenho é otimizado e o comprometimento é fortalecido, promovendo uma cultura organizacional mais resiliente e produtiva.

Se você está buscando uma forma de avaliar e acompanhar o comprometimento no trabalho entre seus colaboradores, a plataforma da Impulseup pode te ajudar. Por meio dela você é capaz de realizar pesquisas, dar e receber feedbacks, acompanhar metas e realizar avaliações de desempenho. Tudo isso em um só lugar, de forma simples, rápida e intuitiva. 

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Elis Martins

Elis Martins

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Já atuou em mais de 200 empresas ao longo da sua carreira alinhando a transformação digital ao processo de desenvolvimento humano.

Deixe um comentário