Blog ImpulseUP
plano-de-gestao-de-desempenho

Plano de Gestão de Desempenho: como fazer?

Para se destacar em meio à concorrência, as organizações têm valorizado o plano de Gestão de Desempenho, individual ou coletivo. Afinal, as novas tecnologias e as altas exigências do mercado têm pressionado as empresas a evoluírem e superarem seus desafios.

E o plano de Gestão de Desempenho visa, justamente, melhorar a performance por meio do aprendizado, focando no alcance de objetivos estratégicos da organização.

No entanto, estruturar um plano eficaz e adequado à realidade da empresa, que realmente funcione e traga resultados, pode não ser uma tarefa tão simples. 

Pensando nisso, neste conteúdo você verá como estruturar um plano de desempenho e como uma plataforma online pode auxiliar os gestores nesse processo.

Passo a passo para estruturar um plano de Gestão de Desempenho

1 – Estabelecer uma cultura de desempenho

Segundo o psicólogo Abraham Maslow, o ser humano é pautado por uma hierarquia de necessidades. E, dentre 5 (cinco) níveis de necessidades, em segundo lugar está a segurança e proteção. Esses níveis estão organizados projetados em forma triangular, o chamado “Triângulo de Maslow”.

Transferindo isso para o ambiente organizacional, Maslow estabeleceu que os limites e regras são essenciais para satisfazer a segurança do indivíduo, devendo estar entre as prioridades da empresa, gestores e RH. 

O desafio, quando nos referimos à Gestão de Desempenho, está justamente em manter todos os profissionais alinhados e engajados com os objetivos estratégicos da empresa. Afinal, as pessoas possuem suas individualidades, formas diferentes de comunicação, necessidades e maneiras de trabalhar. E, ainda, são motivadas por diferentes frentes.

Para o plano de Gestão de Desempenho funcionar na empresa, é preciso criar uma cultura sobre performance, para os colaboradores se envolverem de verdade com a organização.

2 – Identificar as competências necessárias a cada um

O objetivo de um plano de Gestão de Desempenho é fazer com que a performance dos profissionais seja efetiva. Por isso, para as empresas, o desafio está em definir as competências necessárias em cada função, assegurar que todos os membros adquiram essas habilidades e ter um sistema que faz com que esse desenvolvimento seja constante e crescente.

Essas ações interferem diretamente no engajamento e produtividade, podendo ainda reduzir as taxas de turnover (rotatividade) e absenteísmo. 

Entre as ações, a equipe precisa receber um feedback sobre como tem sido o seu aprendizado, inclusive com reuniões 1:1 (one-on-one). A Gestão de Desempenho só se torna eficaz quando o gestor se preocupa em direcionar o time rumo a um objetivo em comum, respeitando as individualidades de cada colaborador. Ou seja, é fundamental entregar um retorno individual também. 

Os feedbacks, para que sejam eficazes, precisam ser realizados com frequência e com foco em fatos pontuais, facilitando o entendimento sobre o ocorrido, seja ele positivo ou não. Entender o que há de errado possibilita a mudança. 

Tendo isso em mente, pensar e implementar um plano de carreira também faz parte da Gestão de Desempenho, sendo um excelente atrativo para novos colaboradores, além de facilitar a retenção dos antigos. 

 

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

 

3 – Implementar um sistema de Gestão de Desempenho

Atualmente, existem diversos sistemas online de Gestão de Desempenho que englobam todas as necessidades da empresa e, principalmente, da área de RH. Com eles, é possível se livrar de planilhas complexas e formulários físicos na hora de realizar o planejamento e executar as ações. 

Nos melhores sistemas, todas as informações sobre os colaboradores ficam unificadas e salvas em nuvem, com total segurança de dados. Essa é uma questão muito importante, principalmente levando em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Mas encontrar um sistema que atenda a todas as necessidades da empresa pode ser considerado um desafio também. No entanto, quando a escolha é bem embasada, realizada de forma criteriosa, o sistema torna-se um aliado. Afinal, o ele tende a diminuir as falhas internas da empresa.

A plataforma auxilia, por exemplo, a definir métricas de desempenho, avanço individual e a acompanhar o trabalho de cada time. E, é claro, a montar um plano de Gestão de Desempenho. Tudo isso em um só lugar. 

A impulseup, por exemplo, é uma plataforma completa para Gestão de Desempenho e de Pessoas. Ela engloba todas essas necessidades e ainda entrega relatórios e dashboards completos. Ainda é possível fornecer, receber e até mesmo solicitar feedbacks a todos da empresas, havendo o registro para controle futuro da gestão e Time de Recursos Humanos. 

 

banner-trial-gestao-de-pessoas

Desenvolver talentos: um dos grandes desafios

Identificar e atrair talentos  pode não ser uma tarefa simples, mas desenvolvê-los a ponto de mantê-los engajados na empresa talvez seja o maior desafio da gestão.

Por isso, é preciso ter mente quais os objetivos da empresa e em quais ações eles serão pautados. Lembrando sempre de envolver os profissionais em todo o processo: isso aumenta o interesse e engajamento com as atividades. 

A impulseup contribui no desenvolvimento da equipe de maneira eficaz. Além de realizar análises mais aprofundadas e comparativos entre os anos anteriores, ela é de fácil acesso e utilização. 

Além disso, com a plataforma, é possível obter insights sobre os próximos passos que deverão ser dados em relação à performance, ter controle sobre processos, Avaliações de Desempenho, modelo de remuneração e outros.

É essencial fazer com que os funcionários se sintam valorizados e, para isso, é necessário dá-los a direção do crescimento. Ou seja, é por meio da aprendizagem que a empresa identificará o que pode ser mudado e melhorado, reparando ações que não têm mais eficácia.

O plano de Gestão de Desempenho, como foi possível ver, está bastante ligado às habilidades profissionais de cada membro do time.

Para entender melhor sobre o assunto e coordenar de maneira mais produtiva as competências na sua empresa, confira este artigo e entenda como funciona um Sistema de Gestão de Desempenho.

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 
Felipe Batalha

Felipe Batalha

Sou formado em engenharia pela UNB, mas atuo na área de Recursos Humanos há mais de 5 anos. Descobri que a gestão de pessoas é a principal competência para o crescimento de um profissional. E, por isso, me aprofundo em estudos sobre Avaliação de Desempenho, PDI, NineBox, People Analytics e muito mais.

Deixe um comentário