Blog ImpulseUP

Gestão de Desempenho: Quais os Principais Desafios na Empresa?

Novas tecnologias, funcionários com diferentes perfis e exigências altas do mercado. As empresas nunca viveram tantos desafios como atualmente. Para se destacar em meio a concorrência, cada vez mais as organizações têm valorizado a gestão de desempenho como diferencial.

O foco dela está justamente em melhorar a performance por meio do aprendizado, visando o alcance de objetivos estratégicos da organização. No entanto, como dissemos, esse é um desafio visto as multiplicidades existentes em uma empresa.

Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar alguns dos principais desafios da gestão desempenho nas empresas e como um software pode auxiliar os gestores nesse processo.

Estabelecer uma cultura de desempenho

Segundo o psicólogo Abraham Maslow, o ser humano é pautado por uma hierarquia de necessidades e no segundo nível de cinco estaria a segurança e proteção. Transferindo isso para o ambiente organizacional, Maslow estabeleceu que os limites e regras são essenciais para satisfazer a segurança do indivíduo.

O desafio quando nos referimos à gestão de desempenho está justamente em manter todos os profissionais alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Afinal, as pessoas possuem suas individualidades, formas diferentes de comunicação e maneiras de trabalhar. Ademais, elas são motivadas por diferentes frentes.

Identificar as competências necessárias a cada um

O objetivo de uma boa gestão de desempenho é fazer com que a performance dos profissionais seja efetiva. Por isso, para as empresas, o desafio está em definir as competências necessárias em cada função, assegurar que todos os membros adquiram essas habilidades e ter um sistema que faz com que esse desenvolvimento seja constante.

Powered by Rock Convert

A equipe precisa receber um feedback sobre como tem sido o seu aprendizado. A gestão de desempenho só se torna eficaz quando o gestor se preocupa em direcionar o time rumo a um objetivo em comum, respeitando as individualidades de cada colaborador.

Implementar um sistema de gestão de desempenho

Encontrar um sistema que atenda a todas as necessidades da empresa pode ser considerado um desafio também. No entanto, quando a escolha é bem embasada, o sistema torna-se um aliado. Por isso, é tão importante contar com a ferramenta para diminuir falhas internas.

Identificar talentos é simples, mas desenvolvê-los a ponto de mantê-los na empresa e fazer com que eles cresçam é fundamental em uma gestão eficaz. O software o ajudará, por exemplo, a definir métricas de desempenho, avanço individual e a acompanhar o trabalho de cada time.

Por isso, é preciso ter mente quais os objetivos da empresa e em quais ações eles serão pautados. Afinal, os profissionais precisam estar envolvidos em todo o processo. Isso significa que a ferramenta precisa ser intuitiva e de fácil manuseio.

Dito isso, o software contribui no desenvolvimento da equipe de maneira eficaz, realiza análises mais aprofundadas e comparativos entre os anos anteriores. Além disso, com o sistema, é possível obter insights sobre os próximos passos que deverão ser dados em relação à performance, ter controle sobre processos, avaliações de desempenho, modelo de remuneração e outros.

É essencial fazer com que os funcionários se sintam valorizados, dando direção e motivando-os rumo aos objetivos da empresa. Ou seja, é por meio da aprendizagem que a empresa identificará o que pode ser mudado e melhorado, reparando ações que não têm mais eficácia.

A gestão de desempenho, como foi possível ver, está bastante ligada às habilidades profissionais. Para entender melhor sobre o assunto e coordenar de maneira mais produtiva as competências na sua empresa, não deixe de ler nosso post sobre gestão por competência!

Avalie esta postagem

Deixe um comentário