Blog ImpulseUP
Gestão de Desempenho contínua

Como o ClubPetro implantou uma Gestão de Desempenho contínua com a impulseup

O ClubPetro é uma empresa de tecnologia, aceleradora de resultados para postos de combustíveis, com atuação no mercado desde 2015 e que, atualmente, se beneficia de uma Gestão de Desempenho contínua. 

Com sede em Itabira/MG, e atendendo em todo o Brasil, a companhia desenvolveu um programa de fidelidade próprio, com um aplicativo específico para revendedores de combustíveis. De 2020 a 2021, teve um aumento de 35% na base de clientes que utilizam suas ferramentas, atingindo o marco de mais de 1.200 postos.

Essa ampliação mostrou à diretoria a necessidade de um RH cada vez mais estratégico, visando uma gestão de pessoas mais orientada ao crescimento da organização. Por isso, ainda em 2021, a área de recursos humanos da empresa começou a estruturação do Time de Gente.

O início com a impulseup

A partir da estruturação do Time de Gente, a empresa constatou ser necessário possuir um sistema que apresentasse dados relevantes e precisos. Assim, a ferramenta serviria para embasar tomadas de decisões importantes como: Programa de Participação de Lucros e Resultados, promoção dos colaboradores e levantamento da necessidade de treinamento, servindo ainda de base para a projeção de expansão da empresa.

Além disso, por ser uma startup, o ClubPetro adota metodologias ágeis. Nesse sentido, e por conta da mentalidade de crescimento sempre presente, é necessário que todos da organização tenham alta performance.

Diante desse cenário, o RH entendeu que a melhor solução para resolver essas questões era implantar a avaliação de desempenho.

Por ser um sistema fácil de ser utilizado, flexível e completo, a plataforma escolhida para realizar essa avaliação foi a impulseup. Essas características foram essenciais no processo de implantação e trouxeram muita agilidade na aplicação da avaliação de desempenho.

Os primeiros resultados da Gestão de Desempenho contínua

Ao utilizar uma plataforma específica para a Gestão de Desempenho, o RH economiza tempo ao elaborar a avaliação, e obtém as respostas de forma objetiva e precisa. Tanto que o primeiro ciclo da avaliação do ClubPetro, feito no início de 2022, foi um sucesso total! 

Esse sucesso começou desde a fase de implementação, com a preparação do ambiente da impulseup, sendo a avaliação customizada conforme as necessidades da empresa.

Paralelamente a essa etapa, o RH também realizou ações de endomarketing, contribuindo para a adesão de 100% dos participantes. Ou seja, todos os 70 colaboradores que eram elegíveis (com mais de 90 dias no ClubPetro) participaram desse primeiro ciclo!  

E as vantagens de utilizar a impulseup nesse processo também foram percebidas por esses usuários: a interface amigável permite que a avaliação seja fácil e simples de ser respondida, gerando uma boa experiência a todos os colaboradores.

Esse dinamismo que a plataforma oferece vai permitir que a empresa faça dois ciclos de avaliação de desempenho por ano. Inclusive, um dos próximos passos do ClubPetro, já para o ciclo do segundo semestre de implementação, será incluir pesos para os avaliadores.

Enquanto isso, o RH e a liderança têm se dedicado ao desenvolvimento dos colaboradores a partir dos resultados da avaliação do primeiro semestre. E esse trabalho pode ser confirmado pelos números de ações na plataforma. Por exemplo, como os gestores fazem alinhamento 1:1 quinzenalmente com seus liderados, 289 reuniões foram registradas na plataforma ainda nos primeiros 6 meses.

E, como o ClubPetro possui uma cultura voltada ao aprendizado, os planos de desenvolvimento individual também merecem destaque: também no 1º semestre com a plataforma, foram criadas 226 atividades de PDIs, sendo que 70% dessas já foram concluídas.

Na verdade, antes da impulseup, esse desenvolvimento era informal. Hoje, todas as ações de PDIs são documentadas na plataforma, e podem ser acompanhadas tanto pelo RH como pelos próprios gestores.

banner-trial-gestao-de-pessoas

Trabalhando o desenvolvimento dos colaboradores com a Gestão de Desempenho contínua

Atualmente, os PDIs são elaborados pelos líderes considerando os gaps levantados na avaliação de desempenho, inseridos na impulseup logo após a realização da devolutiva.

Uma forma de facilitar a criação dessas atividades, é a utilização da biblioteca de ações dentro do sistema. Além de possuir uma biblioteca virtual, os líderes dão sugestões para treinamentos que poderão ser realizados a partir dos resultados da avaliação.

Assim, possibilita-se que as pessoas se desenvolvam nas competências que foram pontos de atenção e melhorem ainda mais aquelas nas quais são destaques. Com isso, os profissionais continuam evoluindo e se tornam grandes talentos dentro do ClubPetro.

Aliás, o mapeamento dos talentos da organização já está em andamento. O RH verificou que a maioria dos colaboradores é de potenciais talentos. Por conta da avaliação de desempenho, os líderes descobriram pessoas dentro de seus times que teriam condições de receber uma promoção ou até migrar para outras áreas. Por exemplo, alguns funcionários do time de suporte conseguiram mudar para a equipe de desenvolvimento de softwares.

Fica claro que o desenvolvimento dos colaboradores está sendo percebido por todos na empresa e os gestores já estão elaborando iniciativas para desenvolver cada vez mais as pessoas mais estratégicas de suas equipes. Tudo isso porque agora há dados para essas tomadas de decisão.

Engajamento e desempenho estão diretamente relacionados

O novo módulo de pesquisas e engajamento também já está sendo usado pelo Time de Gente para aplicar pesquisas durante o onboarding de novos funcionários. Além disso, o módulo também é utilizado para levantamento do e-NPS, acompanhando a satisfação dos colaboradores.

Agora, o RH não precisa mais utilizar formulários para essas análises. Além do mais, a própria plataforma traz o cálculo automático do e-NPS, otimizando o processo.

Ou seja, além de avaliar o desempenho, trabalhar o desenvolvimento, o ClubPetro está mensurando também o engajamento dos colaboradores. Afinal, pessoas engajadas com a empresa e com o trabalho tendem a desempenhar melhor.

Isso mostra o foco do RH estratégico do ClubPetro, que trabalha de forma contínua e sistêmica para atingir os melhores resultados para a organização, contando com a impulseup para realizar essa gestão!

Quer fazer como o ClubPetro e realizar uma gestão de desempenho completa e descomplicada? Clique aqui e comece um teste grátis na impulseup agora mesmo!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Deixe um comentário