Blog ImpulseUP
Qual a diferença entre RH e Gestão de Pessoas?

Qual a diferença entre RH e Gestão de Pessoas?

Com o novo paradigma de valorização do capital humano, os diretores vêm se preocupando cada vez mais em oferecer uma melhor gestão ao patrimônio mais importante da organização – as pessoas. Sobre essa questão, surge uma dúvida: a quem cabe essa responsabilidade? Apesar de que a maioria das pessoas tratem esses conceitos como sinônimos, você sabia que existe diferença entre gestão de pessoas e RH?

Apesar de ser muito comum associá-las como sinônimos, que desempenham uma mesma atividade, com um único objetivo, você verá a seguir que gestão de pessoas e recursos humanos possuem características próprias, sendo que cada uma possui suas funções específicas. De todo modo, ambas são importantes para o sucesso de uma empresa.

Descubra a seguir quais são as especificidades de cada uma destas áreas e entenda porquê é tão importante que as organizações invistam nesses recursos.

Diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos

Recursos Humanos

Anteriormente, o setor de RH era visto meramente como uma função administrativa e mecânica. O profissional da área era responsável por recrutamento, demissão e folha de pagamento, apoio à organização e afastamentos, mas com pouca aplicação prática e quase nenhum direcionamento estratégico.

Hoje em dia, as coisas mudaram bastante. Agora, o RH possui uma percepção ampla sobre a realidade dos colaboradores e as necessidades do negócio. 

O departamento de recursos humanos se tornou uma área extremamente estratégica no sentido de realizar práticas que estejam sempre alinhadas com as necessidades e objetivos organizacionais. Ou seja, o foco do RH é o desempenho dos colaboradores.

O RH é responsável pelas ações de desenvolvimento de pessoas de acordo com as metas estabelecidas, tanto individuais quanto organizacionais, com o objetivo maior de melhorar o desempenho de todos.

Dentre suas responsabilidades, também estão: a elaboração e oferta de feedbacks, execução de PDIs, realização de pesquisas de avaliação de desempenho, otimização de treinamento dos colaboradores, elaboração de plano de carreira e de cargos e salários, e muitas outras funções. 

Esse profissional é responsável ainda pela retenção de colaboradores, utilizando técnicas como nine box, por exemplo. 

Em resumo, os profissionais de RH não devem mais se preocupar com o ponto eletrônico ou processos burocráticos do departamento pessoal, e sim em analisar os profissionais da empresa de forma estratégica, sempre visando o alcance das metas e utilizando dados precisos para tomar decisões.

Gestão de pessoas

Já a gestão de pessoas está relacionada com a motivação e engajamento dos colaboradores. Portanto, é responsável, por exemplo, por elaborar e fazer a manutenção de uma cultura organizacional saudável, menos hierarquizada e horizontal, mas claro, dentro do possível.

Ações de comunicação interna, estimulando a comunicação e feedback constantes são algumas de suas responsabilidades também.

A área de Gestão de Pessoas também realiza pesquisas de clima organizacional, com o objetivo de obter dados em relação a percepção dos colaboradores em relação a certos pontos da organização.

Ao incentivar o bom relacionamento interpessoal e bom clima de trabalho, a gestão de pessoas auxilia a identificação e formação de líderes, além de diminuir a taxa de rotatividade (turnover).

Esta área é responsável ainda pelo employer branding, um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito da empresa como local de trabalho, promovendo maior bem-estar, engajamento e retenção. E, inclusive, facilitando o processo de recrutamento e seleção. O propósito dessa estratégia é conquistar e reter os melhores colaboradores para a sua empresa.

banner-trial-carreira-e-sucessao

 

Qual é a preocupação com a gestão de pessoas na sua empresa?

 

A preocupação com a gestão de pessoas em um negócio vai além de garantir o pagamento pontual de salários e esperar que tudo o mais se encaixe automaticamente. O tratamento dos funcionários desempenha um papel crucial na determinação dos resultados alcançados dentro da organização. 

Sendo assim, é importante reconhecer que a forma como os profissionais são tratados dentro de uma empresa pode ter um impacto significativo no desempenho e sucesso geral. Com isso, uma gestão eficaz de pessoas envolve mais do que apenas aspectos transacionais como folha de pagamento; ela abrange a criação de um ambiente de trabalho de apoio, inclusivo e respeitoso, que valoriza as contribuições e o bem-estar dos funcionários.

Dessa forma, por um lado o RH clássico se refere aos processos de documentação, organização e padronização dos recursos humanos. Em contraposição, a gestão de pessoas se preocupa em como o capital humano da sua empresa deve ser gerido para potencializar seu valor. 

 

Benefícios do Alinhamento entre RH e Gestão de Pessoas

O capital humano é o bem mais valioso das empresas e, por isso, o RH e Gestão de Pessoas devem sempre caminhar juntos, de forma complementar.

Afinal, esse alinhamento é capaz de gerar um ambiente trabalho harmônico, com um clima organizacional positivo, culminando em maior engajamento e performance dos funcionários. Além disso, uma gestão eficaz nesse sentido, resulta no desenvolvimento de competências de colaboradores e identificação de novas lideranças e de novas potencialidades.

Sem dúvidas, uma equipe que se sente reconhecida, desenvolvida e motivada tende a ter um rendimento mais alto, o que reflete positivamente na organização como um todo.

Como pode ser alcançada uma boa gestão de pessoas nas empresas?

Uma boa gestão de pessoas nas empresas pode ser alcançada ao focar na motivação de todos os funcionários. Isso porque essa é uma qualidade fundamental que destaca um negócio no mercado. 

Dessa forma, o gerenciamento eficaz de pessoas é crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Assim, investir em qualificações e treinamentos em gestão de pessoas é uma estratégia recomendada para aqueles que buscam se destacar nessa área. 

Além disso, as organizações podem se beneficiar muito ao ter indivíduos habilidosos em gerenciar seu capital humano, uma vez que essas habilidades são essenciais para lidar com diversas situações que possam surgir. Ao aprimorar as habilidades de liderança e melhorar a capacidade de gerenciar pessoas dentro da empresa, os negócios podem melhorar significativamente seu gerenciamento global de pessoas.

 

Como as sessões de feedbacks direcionam a gestão de pessoas?

As sessões de feedback são essenciais tanto para os funcionários quanto para os gestores, pois oferecem uma oportunidade estruturada para avaliar o desempenho, o alinhamento com os objetivos e as áreas de melhoria. Assim, elas permitem que os funcionários recebam clareza sobre seu progresso e entendam onde podem precisar aprimorar suas habilidades ou focar seus esforços.

Para os gestores, essas sessões oferecem a chance de monitorar de perto e avaliar o desempenho dos membros de sua equipe, permitindo que forneçam orientação e apoio conforme necessário. Além disso, as sessões de feedback facilitam a comunicação aberta, promovem a confiança e contribuem para uma cultura de melhoria contínua dentro da organização. 

Em última análise, o feedback ajuda tanto os funcionários quanto os gestores a alinhar suas expectativas, identificar desafios e trabalhar juntos para alcançar metas compartilhadas.

 

Portanto, colocar em prática sessões de feedbacks permite que eles se integrem a cultura organizacional e aconteça de forma orgânica com o passar do tempo. 

 

Dica: as sessões de feedbacks não precisam ser feitas em reuniões específicas. Uma forma de inseri-las na rotina dos colaboradores é por meio de reuniões one-on-one com o gestor, criando um ambiente seguro para dar e receber feedbacks.

 

Por que a comunicação eficaz é importante na gestão de pessoas?

 

A comunicação eficaz é um elemento de extrema importância na gestão de pessoas. Isso ocorre, pois serve como a base para qualquer relacionamento e é construída sobre princípios como segurança, transparência e confiança. 

Assim, sem uma comunicação clara e aberta, mal-entendidos podem surgir facilmente, levando a conflitos e interrupções dentro de uma organização. Portanto, ao promover um diálogo interno saudável e usar uma linguagem clara e concisa, os gestores podem garantir que as instruções sejam entendidas corretamente, que o feedback seja recebido de forma construtiva e que o desempenho da equipe como um todo seja avaliado com precisão. 

Além disso, fornecer comunicação por escrito garante que as mensagens não sejam distorcidas ou interpretadas erroneamente. 

O feedback regular ajuda os funcionários a avaliar seu progresso e áreas para melhoria. Escolher a honestidade em vez da evitação na comunicação permite aos gestores resolver problemas prontamente e de forma eficaz, prevenindo que conflitos se intensifiquem.

Dessa maneira, utilizar uma plataforma para fornecer feedbacks possibilita uma comunicação mais clara, além de criar o espaço ideal para que ela seja feita de forma objetiva e transparente. Assim, a plataforma da impulseup pode te ajudar com isso, com um espaço para feedbacks que promove valorização, desenvolvimento e reconhecimento para os colaboradores, bem como a melhora da gestão dos dados gerados pelos feedbacks. 

Promoção de funcionários

Com isso, você pode ter uma cultura de feedbacks fortalecida, além de utilizá-los para compreender o desempenho de seus colaboradores de forma qualitativa. 

Quais são as posições-chave dentro da Gestão de Pessoas?

 

A Gestão de Pessoas engloba uma variedade de posições-chave e profissionais essenciais para o bom funcionamento dos recursos humanos dentro de uma organização. Esses papéis incluem:

 

Analista de RH

Um Analista de RH é responsável por gerenciar processos de RH, como recrutamento, seleção de funcionários, realocação, compensação e benefícios, e análise de desenvolvimento de habilidades. 

 

Gerente de RH

O Gerente de RH supervisiona a gestão geral de recursos humanos dentro da organização. Eles são responsáveis por coordenar todas as atividades dentro do departamento de RH, desde a integração de funcionários até o tratamento de demissões. 

 

Coordenador de RH

O Coordenador de RH foca em garantir a conformidade com as leis trabalhistas e regulamentações. Eles são responsáveis por verificar a correção dos processos de aposentadoria, adesão aos procedimentos de recrutamento e tratamento adequado de contratos e desligamentos de funcionários. 

 

Técnico de Segurança

O Técnico de Segurança desempenha um papel crucial na implementação de programas de segurança para prevenir acidentes de trabalho, empregando estratégias preventivas. Eles são responsáveis por identificar riscos potenciais para os funcionários e visitantes dentro da organização. 

 

Esses profissionais dentro do campo da Gestão de Pessoas desempenham papéis distintos, porém interconectados, no fomento de um ambiente de trabalho positivo. Assim, garantindo conformidade com regulamentações e aprimorando o desempenho geral da organização.

Desse modo, os profissionais do RH podem e devem utilizar a gestão de pessoas para agregar um olhar diferenciado para o funcionário. Com isso, é possível investir em uma melhor experiência do colaborador, solucionando problemas como baixo desempenho e alta rotatividade. 

Como a gestão de pessoas pode garantir um relacionamento harmonioso entre os funcionários?

 

Para garantir um relacionamento harmonioso entre os funcionários, um gerente deve priorizar o fomento de boas relações entre os membros da equipe. Isso envolve promover a ajuda mútua e tornar o trabalho em equipe eficaz. 

Embora ter uma equipe unida não seja uma fórmula garantida para o sucesso, cria um ambiente mais confortável para a coordenação de tarefas. Assim, os gerentes devem se esforçar para reduzir os egos e incentivar um desejo coletivo de se sair bem como grupo. 

 

Algumas dicas são: 

  • estimule a prática de feedbacks, para a colaboração mútua no desenvolvimento da equipe; 
  • promova um ambiente de acolhimento e respeito; 
  • Estimule a diversidade, diferentes pensamentos trabalhando em conjunto trazem insights valiosos;
  • fortaleça uma cultura organizacional que valorize a cooperação e o trabalho em equipe; 
  • desenvolva seus colaboradores para que eles possam contribuir de forma ativa e rica para os debates de equipe; 
  • tenha metas e objetivos claros, isso dará maior direcionamento para a equipe ajudando a priorizar ações de impacto. 

 

Trabalho em equipe e seu impacto na gestão de pessoas

 

O trabalho em equipe desempenha um papel crucial na gestão de pessoas ao promover a colaboração e a cooperação entre os membros da equipe. Com isso, trabalhar de forma eficaz em grupo é essencial para uma gestão de pessoas bem-sucedida.  

Sendo assim, algumas dicas para melhorar seu trabalho em equipe são: 

  • Priorizar o bem comum para criar um ambiente de trabalho saudável;
  • Enfatizar o trabalho em equipe e a camaradagem por meio da dinâmica de grupo ajuda a fortalecer os laços, destacar semelhanças e reduzir diferenças entre os membros da equipe; 
  • Estabeleça papéis bem definidos;
  • Realizar reuniões regulares de equipe permite um monitoramento mais próximo do progresso e oferece uma plataforma para troca de ideias e abordagem de problemas de forma aberta;
  • criar oportunidades para os membros da equipe se aproximarem fora do trabalho, por meio de eventos sociais como happy hours ou festas de fim de semestre, pode melhorar significativamente a coesão da equipe. 

 

Essa união entre trabalho em equipe e gestão de pessoas permite que os indivíduos se apoiem mutuamente durante desafios e garantam maior produtividade. Incentivar uma abordagem coletiva para a resolução de problemas pode gerar soluções eficazes. Em essência, o trabalho em equipe promove uma cultura de trabalho positiva, fortalece relacionamentos e melhora o desempenho geral na gestão de pessoas.

Gestão de pessoas e desenvolvimento de habilidades

A gestão pode desempenhar um papel crucial no apoio ao desenvolvimento das habilidades dos funcionários para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Uma tarefa essencial para a gestão de pessoas é ajudar na identificação e no enfrentamento dos pontos fortes e fracos dos funcionários. 

Dessa forma, uma estratégia eficaz é estabelecer métricas ou Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) que possam ajudar a avaliar os níveis de desempenho. Os KPIs podem variar dependendo dos papéis específicos das pessoas, abrangendo eficácia, eficiência, produtividade, qualidade, índices de vendas, entre outros. 

Dessa forma, as ações de desenvolvimento direcionadas por métricas de desempenho são uma forma de aprimorar habilidades dos colaboradores de forma certeira e eficaz. 



Conclusão 

Com a ideia de que o capital humano é o que diferencia uma organização das outras, o trabalho do RH e gestão de pessoas se tornou indispensável. Essas áreas, apesar de distintas são, ao mesmo tempo, complementares entre si.

Anteriormente, o RH era considerado puramente burocrático e operacional, sem influência prática nas decisões gerenciais e estratégicas das empresas. Mas, atualmente, os Recursos Humanos é o elo entre a organização e seus colaboradores e, consequentemente, o alcance de metas. Cabe a ele, analisar os dados de desempenho e estabelecer o planejamento estratégico da organização.

Já a Gestão de Pessoas, é um setor focado em clima, em melhorias e desenvolvimento da organização e do time. Cabe a área de Gestão de Pessoas a nobre função de humanizar as empresas e mostrar esse lado delas para o mercado de trabalho. 

Conclui-se portanto que gestão de pessoas e recursos humanos são áreas que desempenham funções específicas, mas que, quando juntas, desempenham um resultado extremamente positivo para a organização, no sentido de proporcionar que as organizações constituem suas metas.

Tanto a Gestão de Pessoas quanto o RH precisam de ferramentas para agilizarem os processos e torná-los mais confiáveis. O ImpulseUP é uma solução completa para Gestão de Desempenho. Faça o teste grátis aqui.

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Vitória Lima

Vitória Lima

Sou graduanda em Psicologia, com enfoque em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Universidade de Brasília. Atuo nessa área porque acredito que o bem-estar no trabalho pode fazer toda a diferença na nossa vida, uma vez que passamos em média 1/3 do nosso dia a dia no trabalho.

Deixe um comentário