Blog ImpulseUP
Melhorar o ambiente de trabalho

Como melhorar o ambiente de trabalho usando Avaliações de Desempenho

Um dos fatores mais importantes para o sucesso da empresa é a qualidade do ambiente de trabalho. Ela interfere diretamente na produtividade e desempenho dos colaboradores.

Por isso, neste artigo vamos abordar a importância em melhorar o ambiente de trabalho e dar alguns exemplos de ações que podem te ajudar na prática.

Vamos lá?

Por que investir em um ambiente de trabalho melhor?

Cada vez mais empresas entendem a importância de cultivar o melhor ambiente de trabalho possível, investindo no material mais precioso que têm: as pessoas. É importante investir em um melhor ambiente de trabalho para aumentar a produtividade e, com isso, os resultados do negócio.

Com um bom ambiente de trabalho, é possível garantir uma maior assiduidade dos colaboradores, que consequentemente terão mais prazer em estar na empresa. Além disso, quando os profissionais faltam demais ou se atrasam para o trabalho, acabam por sobrecarregar seus colegas de trabalho e geram um número maior de erros e até acidentes, o que é prejudicial para a empresa. 

Assim, o absenteísmo é um problema que afeta toda a cadeia produtiva quando fora de controle. 

Outra vantagem é manter a sinergia com a qual o trabalho é feito. O clima pesado no ambiente de trabalho pode fazer com que os colaboradores se afastem uns dos outros, gerando conflitos e fofocas ao longo do expediente. Isso é realmente prejudicial para o espírito de equipe e para a sinergia de todos.

Ao propiciar um ambiente de trabalho mais leve, a criatividade é facilmente despertada. Os problemas passam a ser enxergados por uma nova perspectiva e as soluções antes impensadas podem beneficiar até mesmo os clientes do negócio. Assim, também gera inovação e progresso para a sua empresa.

Qual a relação entre produtividade e ambiente de trabalho?

Como já citamos anteriormente, proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários é importante porque interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados do seu negócio.

Colaboradores motivados e engajados fazem toda a diferença nos resultados da empresa, pois são o combustível de uma equipe eficiente e produtiva. E ao promover mais qualidade de vida e satisfação para seus colaboradores, você terá um time capaz de executar suas atividades com dedicação e entusiasmo.

A qualidade dos recursos humanos é o grande diferencial para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais consumidores para seus produtos e serviços. Com isso, é importante se esforçar para conquistar o seu público interno.

Muitas empresas apostam em programas de qualidade de vida que incluem vantagens a seus colaboradores. Como por exemplo, a implantação de um benefício de atividade física, programas de desenvolvimento, day-off de aniversário e etc.

Contudo, não basta pensar apenas em recompensas. Também é preciso pensar a longo prazo, construir bons planos de carreira e estruturar uma boa política de remuneração também. Com todos esses benefícios, os colaboradores estarão preparados para os desafios da empresa. E também estarão engajados, cultivando um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e propício à produtividade.

3 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Promover um bom convívio e trazer ferramentas que proporcionem a boa relação entre colegas e gestores são algumas ideias para que a produtividade seja o resultado de um bom ambiente organizacional. Por isso, vamos apresentar algumas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho para contar com colaboradores mais produtivos!

1. Invista no ambiente físico

Um bom ambiente de trabalho, além de caracterizar-se pela paz e bom relacionamento entre os colegas de profissão, depende também da eficiência na realização das atividades diárias.

Assim, é fundamental que o ambiente físico favoreça o andamento adequado das atividades. Um local confortável, bem equipado, com iluminação, ventilação e tecnologias necessárias à execução das tarefas evita que os colaboradores se estressem por conta de problemas operacionais. Isso contribui para a fluidez e otimização dos trabalhos.

2. Valorize seus funcionários

Trabalhar em uma empresa que valoriza o seu pessoal, que respeita os direitos trabalhistas, que preza pela saúde e segurança das instalações e busca promover melhorias contínuas para dar mais conforto e bem-estar à sua equipe fará dos seus funcionários profissionais muito mais engajados e comprometidos com o sucesso da empresa.

A valorização cria um círculo virtuoso de gratidão e fidelidade entre os trabalhadores e a organização. Os colaboradores não apenas desejarão cumprir as atividades que lhe foram designadas, mas serão proativos.

Portanto, além de melhorar a vida dos trabalhadores, o investimento no ambiente interno também trará frutos para a empresa. Além de elevar o seu prestígio e reputação no mercado, colherá os louros da efetivação de um modelo bem-sucedido de gestão.

3. Avaliação de Desempenho

Como uma avaliação de desempenho pode melhorar o ambiente de trabalho?

A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, já que objetiva analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. A avaliação é essencial para a saúde da instituição e para garantir a qualidade da prestação de serviços e entrega de valor aos clientes externos.

Por meio desse processo, o empreendedor pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período de tempo determinado. Além disso, também permite localizar problemas de supervisão, gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de carência de treinamentos, entre outros.

Com o resultado de uma Avaliação de Desempenho, é possível constatar se a postura individual e coletiva do avaliado condiz com a cultura da empresa. Sendo insatisfatório, é preciso compreender até onde a empresa colaborou para permear aquele comportamento e como ajudar no desenvolvimento desse colaborador.

Atenção!

Vale destacar que as avaliações por si só não trazem benefícios. Com os resultados da Avaliação de Desempenho, é possível desenvolver o colaborador onde ele mais precisa. Com isso, a empresa está contribuindo para o seu desenvolvimento e impactando diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

Para facilitar a vida dos gestores e do RH, muitas empresas já estão utilizando como ferramenta principal um software completo de Gestão de Desempenho que consiga interligar todos os processos da área. No ImpulseUP, por exemplo, é possível rodar a Avaliação de Desempenho da sua empresa de forma ágil, gerar relatórios precisos e, ainda, compilar todas as informações de performance de colaboradores como PDI, metas pessoais e organizacionais e feedbacks.

Agora que você já sabe como melhorar o ambiente de trabalho, clique aqui e leia esse artigo para saber mais sobre como aumentar a produtividade dos funcionários usando a Avaliação de Desempenho!

Deixe um comentário