Blog ImpulseUP

Consultoria em gestão de pessoas: como podem ajudar sua empresa?

Sabemos que hoje em dia o capital humano é o maior diferencial das organizações, e por isso, contar com uma área responsável por lidar com pessoas, entender de relacionamento e desenvolvimento de lideranças estratégicas e de equipes é fundamental. Uma alternativa, nesse sentido, é optar pela consultoria em gestão de pessoas. Afinal, não necessariamente precisamos de um RH interno para fazer a Gestão de Desempenho, consultorias especializadas também podem realizar um trabalho impecável.

Vale lembrar, no entanto, que a contratação de uma consultoria de RH não dispensa a necessidade de ter um representante da empresa responsável pelo processo, inclusive para garantir o alinhamento cultural do projeto com a organização e a qualidade do que é entregue ao final. A empresa contratante é responsável pelas entregas e pela aplicabilidade do resultado final sim. Também é importante que a consultoria receba o apoio dos diretores e dos gestores para que as estratégias sejam bem executadas e gerem retorno positivo.

Uma consultoria em gestão de pessoas é realizada conforme os diagnósticos específicos da empresa, levando em conta a cultura da organização aplicando técnicas adequadas à realidade da empresa. O principal objetivo é gerar soluções voltadas para o que é prático e aplicável, envolvendo pontos como a situação atual da empresa, a motivação dos funcionários e o clima organizacional. Inclusive, existe a possibilidade também de optar pela terceirização de folha de pagamento e esses trabalhos mais operacionais de RH, que são essenciais em todos os tipos de negócio.

Continue a leitura e descubra como funciona uma consultoria de gestão de pessoas, quais são os pontos positivos da consultoria e quais benefícios elas oferecem.

O que é e como funciona uma consultoria em gestão de pessoas?

A consultoria em gestão de pessoas é um trabalho desenvolvido por uma equipe ou companhia especializada. A consultoria pode possuir diversos objetivos, focando em relacionamento, em dados para tomada de decisão, em criação de processos, em treinamento e em várias outras estratégias que visam melhorar processos, desenvolver pessoas e contribuir para o crescimento da empresa como um todo.

Por possuir uma visão externa da empresa, a consultoria externa pode agregar com um olhar mais imparcial, menos “contaminado” dos processos existentes e, por isso, torna-se possível que essa abordagem forneça uma análise mais crítica de tudo o que envolve a gestão de pessoas. E, a partir dessa análise, parta para uma avaliação, planejamento e monitoramento de todos os processos e serviços que envolvam o capital humano.

Primeiramente, os responsáveis pela consultoria devem realizar uma análise profunda da cultura organizacional para não propor ações equivocadas ou distantes dos hábitos e objetivos da organização. É importante também analisar profundamente os dados existentes como as metas e métricas atuais. 

A partir de então, o consultor poderá dar os próximos passos do projeto utilizando ferramentas como análise documental, entrevistas, questionários e grupos focais, por exemplo.

Nesse momento, é comum utilizar softwares para obter e armazenar os novos dados sobre processos de seleção, treinamento, produtividade, motivação, rotatividade, absenteísmo ou desempenho, desde que faça sentido com o objetivo da consultoria. 

Com os dados em mãos, os consultores farão uma leitura da organização, usando relatórios específicos, como People Analytics.

Após captar os resultados e analisá-los, a consultoria deverá apontar os pontos de melhoria que estão prejudicando o desempenho da companhia, propondo ações para corrigi-las e estabelecendo metas reais que atendam às necessidades da empresa. De todo modo, vale lembrar que a consultoria não necessariamente vai “resolver o problema”, eles darão as ferramentas, de modo que a empresa contratante seja responsável pela implementação e andamento.

Vantagens de contratar uma consultoria em gestão de pessoas

Seja para mapear as competências de cada setor, estruturar processos de RH ou melhorar os existentes, a consultoria em gestão de pessoas traz diversos benefícios que fazem a diferença em sua gestão.

Antes de iniciar os pontos de benefícios de uma consultoria em gestão de pessoas, é importante dizer que a experiência em si de contratar o serviço já é uma vantagem. Isso por que uma consultoria em GP possui alta probabilidade de ter uma extensa experiência com diversas empresas, problemas, contextos, culturas e resultados consolidados. Isto, por si só já é um grande benefício, ainda mais quando há desafios em comum.

Redução de custos na execução de processos internos

Se você está buscando otimização dos recursos financeiros da sua empresa, a consultoria de gestão de pessoas é uma boa opção.

De maneira geral, o custo-benefício da terceirização é positivo, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação e contratação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades. Em outras palavras, se a empresa não consegue ampliar a equipe CLT, uma boa solução é contratar uma consultoria, que entra nos gastos da empresa como fornecedor.

É importante lembrar também que não estamos falando só da contratação, mas também de todo o processo de desenvolvimento do colaborador à ser contratado. Será necessário que a empresa invista em treinamentos e desenvolvimento naquele profissional até que ele tenha a experiência e os conhecimentos necessários para a condução do processo. Por outro lado, a equipe de consultores já é especializada naquele assunto, reduzindo, inclusive, o tempo de implementação do projeto.

Sem contar que essa modalidade conta com uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada estão inclusos os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. 

Olhar imparcial

De fato, não necessariamente uma consultoria apresenta os resultados da pesquisa à todos os colaboradores, mas certamente, a mesma possui uma experiência maior em “como” transmitir as informações. A partir daí, eleva-se os níveis de transparência e fomenta o engajamento de todos no momento de aplicar as ações de melhoria.

Esse olhar imparcial permite que os projetos tragam mais inovação e quebrem, muitas vezes, paradigmas já pre-estabelecidos na organização. O uso de consultorias para projetos de mudança organizacional são muito bem quistos justamente por isso.

Assim, certamente, todos irão perceber que contribuíram decisivamente para o diagnóstico e que também fazem parte das soluções. Essa transparência por si só, aliada à integração das pessoas, promove uma grande melhora no clima organizacional da companhia.

Clima Organizacional

Ao optar pela ação que a consultoria de RH pode realizar dentro da empresa, ao passar do tempo, o clima organizacional tende a melhorar de forma significativa com a administração de pessoal. É comum haver o aumento do sentimento de pertencimento, pois são mostrados a importância de cada um para o negócio e o quanto o seu trabalho interfere no alcance dos objetivos empresariais.

É importante lembrar, no entanto, que isso depende muito do objetivo do projeto. De todo modo, o clima organizacional é composto por múltiplas variáveis e o trabalho da consultoria provavelmente irá atuar nos itens que estão mais críticos (pois terão feito um bom diagnóstico do problema) e, assim, poderão apresentar impactos positivos no clima. 

Para isso, é muito comum que os profissionais de gestão de pessoas utilizem softwares de pesquisa de clima e gestão de desempenho. Essas ferramentas permitem que a equipe de RH ouça a opinião dos funcionários, avalie os dados e aplique melhorias.

O resultado disso pode ser a diminuição dos conflitos entre colaboradores e gestores, bem como a melhoria na gestão dessas situações, o que culmina em um bom desempenho, e na diminuição do absenteísmo e da taxa de turnover, sem contar o aumento da motivação e a qualidade de vida da equipe.

Construção de uma boa imagem

Sabemos que hoje em dia, com o advento da internet, a informação não tem mais fronteiras, e é muito mais fácil que informações negativas sobre o ambiente de trabalho de sua empresa sejam divulgadas para o maior número de pessoas. Junto a isso, o aumento do grau de escolaridade dos profissionais, contribui para que os talentos sejam mais críticos em relação às empresas para as quais desejam se candidatar. Em linhas gerais, não são mais as organizações que escolhem seus talentos, mas sim, os talentos que escolhem as empresas para as quais querem trabalhar.

A partir dessa perspectiva, caberá à consultoria de RH ajudar a organização a criar estratégias de seu employer branding, para a empresa ser reconhecida como uma marca empregadora, capaz de atrair e reter os melhores talentos. Sem contar que a própria empresa de consultoria pode ser promotora da sua marca ao divulgar as ações positivas que alcançaram com o projeto.

Construção de parcerias

Uma consequência positiva muitas vezes não esperada por muitas empresas contratantes, mas muito produtiva e eficiente é a construção de parcerias. 

Ao procurar empresas com um nome consolidado no mercado e tecnicamente especializada em gestão de pessoas, além de ser uma garantia de qualidade nos serviços também pode resultar na divulgação da sua marca. Isso acontece porque, certamente, essa empresa atenderá organizações de outras áreas, que, por vezes, pode indicar serviços de seus clientes, uns aos outros, ou mesmo fazer essa ponte. Essa abertura de portas do mercado pode lhe render boas oportunidades de negócio.

Consultoria em gestão de pessoas na prática

Podemos trazer para a prática um case de sucesso com a psicóloga organizacional e assessora executiva de grandes empresas em Brasília e também cliente ImpulseUP, Tatiana Carneiro Picanço, que utilizou o RH Estratégico como ponto chave para o crescimento da organização.

Ela apresentou um case de sucesso do cliente Multi Pedras Mármores e Granitos, em que ela estudou a cultura organizacional da empresa, mapeou as competências dos colaboradores, analisou as métricas e objetivos existentes, alinhou vários pontos com os diretores, e a partir daí, teve uma base para estruturar uma avaliação de desempenho com a ajuda do software da ImpulseUP.

Com os resultados dessa avaliação de desempenho, Tatiana usou os dados para montar planos de treinamento e desenvolvimento, planos de cargos e salários e ainda ensinou aos gestores das áreas à darem feedbacks para a equipe. A própria Tatiana conta que após a execução da ações práticas, os resultados foram instantâneos e os gráficos muito visuais, de modo que a alta gestão da empresa ficou muito satisfeita. 

Ou seja, a consultora além de analisar toda a situação da empresa e viabilizar uma estratégia, ainda ensinou os gestores a colocar em prática as melhorias, já que serão eles mesmos que darão andamento nos processos.

Há inclusive, um vídeo que a própria Tatiana explica essa questão de consultorias atrelado ao RH Estratégico:

No vídeo, a psicóloga compartilhou conosco a sua experiência na área, e como aplicou, na prática, a Gestão de Desempenho. 

Outro bom exemplo é uma empresa especializada em consultoria de gestão de pessoas, que atende grandes empresas como Faber Castell, Banco do Brasil e Correios. Estamos falando da RHLab, uma empresa localizada em Brasília, que conta com um modelo de consultoria e digital business.

Seu trabalho utiliza design future, estudo de sinais e comportamentos, tendências do futuros do trabalho para realizar a análise de seus clientes. A partir daí, a empresa projeta o uso de novas metodologias, levando em consideração a aderência a cultura da organização e seus usuários. Inclusive, a Ludymila, fundadora do RHLab, gosta muito de chamar o RHLab de “laboratório do futuro do trabalho” já que a empresa trabalha bastante com essa visão futurista de pessoas e trabalho. 

Inclusive, a Ludymila já entrevistou o CEO da ImpulseUP, Felipe Batalha, trocando ideias sobre o papel do RH nas organizações. Confira o podcast aqui.

Conclusão

Contar com uma consultoria de gestão de pessoas vem se tornado uma grande aposta para quem busca transformar os processos de RH de uma empresa. Esse serviço possibilita que a empresa atue na otimização dos processos e na redução dos custos, além de manter o foco na produtividade e crescimento.

Está claro que a terceirização do setor de RH é viável e pode apresentar vantagens consistentes para as instituições que adotam essa solução, seja para operações mais técnicas do RH tradicional ou para a melhoria do desempenho dos colaboradores.

Com as soluções propostas pela consultoria, certamente, a organização contará com um engajamento maior dos times para o alcance das metas organizacionais, além de identificar ganhos na produtividade e na qualidade dos trabalhos realizados. Também será possível garantir a motivação e o comprometimento dos colaboradores em um ambiente de trabalho saudável, além de muitos outros benefícios.

A consultoria em gestão de pessoas pode ser o seu braço direito, mas, mesmo com ela, você precisa de um sistema de gestão de desempenho. Confira aqui como funciona!

Deixe um comentário