Blog ImpulseUP
rh estratégico

RH estratégico: tudo o que você precisa saber

O setor de RH, por muito tempo, foi muito associado a atividades operacionais, como folhas de ponto ou contratação e desligamento de colaboradores. Atualmente, se faz necessário abandonar essa visão ultrapassada de RH e implementar um RH estratégico na sua empresa.

Assim, a atuação do time de Recursos Humanos vem mudando. Juntamente com o aumento da tecnologia e da inovação, temos um RH estratégico que trabalha em direção às metas da empresa.

Neste artigo, vamos apresentar um pouco do que é RH estratégico, qual sua diferença para o RH tradicional e como ele se aplica a alguns subsistemas da gestão de pessoas.

O que é RH estratégico?

O RH estratégico é uma nova forma de olhar para o RH.  Ele é o setor que garante que os responsáveis por fazer com que a organização alcance suas metas, ou seja, as pessoas, estejam aptos e capacitados para essa tarefa.

Isso envolve o uso de dados, o planejamento das ações,bem como tomada de decisões direcionadas e fundamentadas. Assim, ao contrário do RH operacional, o RH estratégico atua de forma antecipada e preventiva, evitando perdas e gastos desnecessários. 

 A proposta fundamental do RH estratégico é a integração de conhecimento nas atividades diárias da organização, proporcionando uma vantagem competitiva significativa à empresa e aprimorando notavelmente o desempenho das equipes.

Antes de nos aprofundarmos na essência do RH estratégico, é crucial compreender um pouco mais sobre a estratégia organizacional. Este componente estratégico não apenas visa melhorar a performance operacional, mas também contribui para moldar o caminho da empresa em um cenário dinâmico.

Estratégia organizacional

Segundo Chiavenato, referência na área de administração, estabelece o conceito de estratégia como a forma que a organização interage para atingir seus objetivos de longo prazo, garantindo sua sustentabilidade e competitividade no mercado.

Além disso, é a partir dessa estratégia que se estabelece a missão e a visão da empresa, que acabam embasando os valores que guiam o comportamento de todos os funcionários.

Para o autor, ela reflete, ainda, como a empresa pode minimizar suas fraquezas potenciais e reais, ao mesmo tempo que maximiza seus potenciais. A estratégia define o comportamento da empresa e é a base para a atuação de todas as outras áreas que a compõem, funcionando em sinergia.

O RH estratégico tem em sua base a estratégia da empresa e seu papel é impulsioná-la em direção às suas metas.

Qual a função do RH estratégico?

Agora que você entendeu o que é estratégia organizacional, é mais simples entender a sua função, são elas: 

Alinhamento com Objetivos Organizacionais:

Com o RH estratégico, o direcionamento das ações de recursos humanos com base nos objetivos gerais da organização se torna ainda mais eficaz. Ao compreender, com base em dados, o que precisa ser feito para gerar maior impacto na empresa e maior desempenho, é possível orientar os planos de desenvolvimento individuais dos colaboradores e os feedbacks.

Desse modo, os colaboradores saberão o que fazer para contribuir para o sucesso da organização. 

Gestão do Capital Humano:

As pessoas são o recurso mais valioso de uma organização. Assim, é importante ter uma gestão eficiente desse capital humano. 

Para isso, é importante compreender as demandas desses colaboradores. Desse modo, reconhecer o momento certo para dar feedbacks, valorizar, promover e desenvolver os funcionários contribui para que eles estejam mais comprometidos e engajados.

Assim, o RH estratégico ajuda sua equipe a saber o momento e a forma certa de atuar, gerando um impacto positivo nos colaboradores. 

Desenvolvimento de lideranças:

Uma boa atuação do RH que atua gerando impacto nos colaboradores e por consequência na organização exige uma atuação conjunta com as lideranças. Sendo assim, o desenvolvimento de liderança é uma atuação fundamental do RH estratégico. 

Com isso, o RH estratégico precisa desenvolver lideranças fortes para que as atuações dos Recursos Humanos cheguem de forma mais eficiente aos colaboradores. 

Análise de Dados e Métricas:

Quando falamos de estratégia, falar de dados é um ponto indispensável. Isso porque ao analisar dados, é possível prever riscos ou impactos das ações. Com isso, é possível direcionar a atuação dos colaboradores para solucionar problemas, tomar decisões com base em experiências anteriores e ver o melhor caminho para aumentar a performance da empresa. 

Além disso, o uso de dados de forma dinâmica, como em gráficos, facilita a visualização da situação da empresa. 

Esse trabalho é realizado por meio dos dados da gestão, que são analisados e utilizados para subsidiar os momentos de tomada de decisão, seja em relação à necessidade de treinamentos, realocação, novas contratações ou qualquer outro movimento que envolva as pessoas da organização. Dessa forma, o RH atua como o viabilizador da estratégia da empresa.

Diferenças entre RH estratégico e tradicional

O RH estratégico é algo que traz algumas mudanças para a atuação dos Recursos Humanos quando comparado ao RH tradicional. Aqui vamos apresentar essas diferenças e como elas ajudam sua empresa.   

Foco em metas

Como exposto anteriormente, o RH estratégico possui foco nas metas e objetivos da organização. Por outro lado, o RH tradicional lida com as questões burocráticas e operacionais, tendo um baixo foco em metas.

Com isso, o foco nas metas ajudam a aumentar a agilidade das equipes da sua empresa com estratégia e planejamento. 

Hierarquia

O RH tradicional atende a uma estrutura hierárquica e trabalha com sigilo dentro da empresa. Enquanto isso, o RH estratégico trabalha com processos digitais e com softwares. Ele acredita, ainda, em redes colaborativas, troca de experiências e transparência.

Desse modo, adotar um RH estratégico promove uma atuação integrada e conjunta. Assim, sua empresa age juntamente para melhores resultados. 

Sentido do trabalho

O RH tradicional encara o trabalho como uma obrigação sujeita a recompensas, enquanto o RH estratégico transforma essa dinâmica. Assim, essa forma de RH converte a obrigação em ambição e a recompensa em motivação.

Ao enfocar a inspiração, propósito e engajamento, o RH estratégico busca criar uma cultura organizacional mais dinâmica, alinhada aos valores da empresa, promovendo uma abordagem centrada no desenvolvimento individual e coletivo. Valorizando a inspiração como fonte de motivação, a abordagem estratégica propicia um ambiente de trabalho positivo e estimulante, resultando em uma equipe mais dedicada e comprometida.

Fundamentação da tomada de decisões

O RH estratégico se preocupa, por exemplo, com o fit cultural, desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho. E, para isso,  utiliza a análise de desempenho, pesquisas de clima, além de outras análises e pesquisas quantitativas para tomada de decisão, aumento do desempenho e bem-estar dos colaboradores.

Esses recursos direcionam a tomada de decisões identificando o que é melhor para a empresa e reduzindo o risco de perdas. Assim, essas práticas citadas contribuem para a identificação de pontos fortes e fracos, além de direcionar as intervenções.  

banner-trial-carreira-e-sucessao

Como implementar o RH estratégico?

 Transformar o setor de Recursos Humanos em um parceiro estratégico é essencial para impulsionar o sucesso organizacional. No entanto, essa tarefa pode ser um desafio. 

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas sobre como implementar o RH estratégico para ajudar sua empresa nessa jornada. 

Conhecer o modelo de negócio e estratégia da empresa

Sabendo o que é e qual a função do RH estratégico, para implementá-lo, é necessário que o setor conheça a fundo o modelo de negócio de sua organização e participe da formulação da estratégia da empresa.

O RH precisa conhecer o que e porque a empresa faz o que faz. Ele precisa entender o impacto desse trabalho. Isso é necessário para que ele transmita tanto interna quanto externamente a missão, visão e propósito da organização.

Pelo mesmo motivo, é preciso que o setor participe do planejamento da estratégia da empresa. Assim, ele terá propriedade para transmiti-la a todos os colaboradores, motivando e interagindo com todos os outros setores.

Uso de people analytics

Outro fator indispensável para o RH estratégico é o uso da análise de dados, ou people analytics.

Tanto as lideranças quanto os colaboradores do RH precisam ser capacitados em extração e análise de dados. Pois, um dos princípios do RH estratégico é agir com menos instinto e mais acerto.

Esses dados oferecem às lideranças da empresa bases sólidas de informações para saber onde atuar quando houver conflitos e oportunidades de melhorias. Por isso, inclusive, o RH estratégico atua de forma muito próxima aos gestores de todas as outras áreas.

Essa coleta de análise de dados pode ser realizada com o auxílio de softwares de gestão de desempenho, por exemplo, como é o caso da impulseup.

A partir da análise e integração de dados, é possível entender, planejar e prever cenários futuros da organização, tendo maior clareza nos momentos de tomada de decisão e desenvolvendo uma gestão de risco.

Com people analytics é possível, então, entender qual o comportamento dos funcionários, identificar dispêndios excessivos com horas extras, detectar número preocupante de rotatividade da equipe, ou otimizar os custos por departamento da empresa.

Uso de Key Performance Indicators (KPIs)

Mais uma possibilidade de identificação dos pontos de fragilidade e fonte de melhoria pode ser a partir dos KPIs (Key Performance Indicators) da organização.

Os KPIs, basicamente, possibilitam compreender o cenário atual, prever os resultados futuros, identificar gargalos, desvios, tendências e ameaças.

Sem a medição dessas informações, as organizações se limitam. Elas não atingem todo o potencial que poderiam alcançar e deixam de identificar seus pontos fracos.

Com os dados em mãos, o gestor pode propor ações direcionadas para melhorar a performance da sua equipe, como, por exemplo, definir metas para todos os colaboradores de curto, médio e longo prazo.

RH estratégico na prática

Agora que você entendeu o que é o RH estratégico, vamos apresentar como ele funciona em alguns subsistemas da gestão de pessoas:

cta-ebook-matriz-nine-box

Gestão de competências 

Em um sistema mais tradicional do RH, é de se esperar que as contratações sejam feitas exclusivamente baseadas nas competências técnicas e formação dos candidatos. É esperado, ainda, que o RH seja responsável majoritariamente pelos papéis referentes à contratação.

Hoje, com o RH estratégico, esse pensamento mudou. O processo de R&S se tornou mais complexo e voltado para as necessidades da empresa. Surgem novos fatores relevantes, como o fit cultural e as competências comportamentais.

Pois, se a empresa auxilia o funcionário a alcançar seus objetivos este, por sua vez, a auxilia a alcançar as metas.

As competências comportamentais e culturais são importantes para que o candidato se adapte ao dia a dia da empresa quando for contratado.

Através de dados de avaliação de desempenho acerca do comportamento dos funcionários, é possível identificar os gaps das competências comportamentais e tentar não só desenvolvê-las nos colaboradores, mas também procurar candidatos que já apresentem essas competências desenvolvidas a fim de agregar valor à organização.

Por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria que vem tendo problemas recorrentes com clientes, mas os consultores precisam de auxílio dos gerentes para que os problemas sejam resolvidos, talvez seja importante investigar a competência “resolução de problema” nos próximos candidatos.

Essa investigação pode ser feita através de dinâmicas, cases ou entrevistas.

Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E)

Como mencionamos, é importante investir no colaborador para que ele alcance seus objetivos e auxilie a empresa no alcance de suas metas. Parte desse processo se dá através de ações de treinamento, desenvolvimento e educação.

Esse subsistema é muito amplo, compreendendo desde instituições educacionais externas até treinamentos propostos pela própria empresa.

Diante de um cenário permeado por mudanças tecnológicas, progresso científico constante e trabalhos cada vez mais complexos, fica clara a necessidade de que os trabalhadores estejam sempre se capacitando.

Porém, como saber exatamente qual a necessidade de capacitação dos colaboradores? Como investir de forma que o retorno seja funcional e positivo tanto para organização quanto para colaborador?

Mais um vez, o RH estratégico não pretende ser intuitivo e trabalha com dados, alinhando TD&E aos objetivos estratégicos e a visão de futuro da empresa.

Por isso, TD&E contempla todo um planejamento acerca das ações até uma possível avaliação delas. A visão sistêmica dessa área começa pela análise de necessidade de treinamento (ANT), passa pelo planejamento e execução e, por fim, realiza a avaliação.

Avaliação de Desempenho (AD)

Como você deve ter percebido, as ADs servem como subsídio tanto para o R&S como para TD&E. Mas elas têm ainda mais importância dentro da tomada de decisão das organizações.

A primeira característica e a mais óbvia delas é descobrir se cada membro está entregando sua parcela de colaboração para que a organização alcance suas metas, tanto em caráter comportamental quanto técnico.

As análises individuais permitem identificar os gaps dos colaboradores que podem ser desenvolvidos através de programas de desenvolvimento individuais, os PDIs.

Cruzando mais de uma AD, é possível criar uma matriz nine box. Essa matriz consiste em um quadrante dividido em nove partes, e cada parte dele cruza os dados sobre desempenho e potencial de cada colaborador.

Assim, identifica-se se os colaboradores estão nas posições adequadas dentro da organização. Ou seja, nas posições que trazem melhor potencial para desenvolvimento pessoal e organizacional. Caso contrário podem ser realizadas mudanças nesse sentido.

Entenda mais sobre a matriz aqui: Ebook Matriz Nine Box.

As avaliações podem subsidiar, ainda, políticas de valorização, contribuindo para o engajamento e motivação das equipes. A importância da AD neste caso reside no respaldo em dados concretos e assertivos, em geral provenientes dos próprios colaboradores, evitando assim um sentimento de injustiça organizacional.

RH Ágil

O mundo não para. Neste exato momento alguma nova tecnologia, inovação ou tendência está surgindo. Todo esse movimento faz com que o RH vivencie uma realidade pouco previsível. 

Para evitar que os processos fiquem engessados, é muito importante que o Time de RH abandone estruturas internas rígidas, burocracias desnecessárias e ações conservadoras. No lugar, devem ser adotados sistemas flexíveis, adaptáveis e cada vez mais ágeis. 

Essas mudanças permitem que o RH seja capaz de enfrentar alterações com maior facilidade, até mesmo as mais bruscas, como no caso da pandemia e adaptação ao home office. Isso é a transformação Ágil

Planejamento e orçamento de RH

O planejamento de RH é um processo que tem como identificar e mapear todas as atividades e ações de responsabilidade do setor. Esse procedimento visa a implementação de melhorias e inovações para desenvolver os colaboradores e a empresa. 

Durante esse mapeamento, é fundamental levar em consideração as necessidades e a realidade da empresa, analisando ainda o nível de satisfação e engajamento de todos os colaboradores e gestores. 

Assim, o RH é um agente ativo e de transformação nos processos estratégicos da organização. Isso é muito diferente de ser responsável apenas por processos burocráticos. 

As vantagens da atuação de um RH estratégico são muitas, entre elas:

  • Alinhamento entre os objetivos dos colaboradores e da empresa;
  • Aumento do engajamento e satisfação do time;
  • Descoberta, desenvolvimento e retenção de talentos com a consequente redução do turnover (rotatividade).

Clima organizacional

A Cultura Organizacional, de acordo com a definição feita por Chiavenato em 2010, é um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação de relacionamento típicos de uma determinada organização que definem como uma empresa conduz seus negócios.

Ela faz referência ao sistema de significados compartilhados por todos os colaboradores, gestores e stakeholders da organização. 

Um RH estratégico deve atuar como um dos guardiões da cultura da empresa, estimulando que todos a conheçam e pratiquem os seus princípios no dia a dia.

Os benefícios? Aumento do engajamento, produtividade e retenção de talentos, além de favorecer um ambiente de trabalho mais agradável. 

Mudanças demandam ação

O RH estratégico ainda não está presente em todas as organizações. Na verdade, muitas delas ainda estão presas às atividades burocráticas do RH tradicional e ainda não tiveram acesso à mentalidade do novo RH.

Nosso artigo “Como implementar ISO 9000: case Comlink” trata exatamente disso: como a Comlink tentava trabalhar com dados, mas, por não ter um processo automatizado, não tinha um resultado satisfatório.

Automatizando processos do RH, a empresa foi capaz não só de acessar seus dados em tempo oportuno, mas também de ter uma visão mais holística e integrada sobre as áreas, propor PDIs alinhados com a estratégia e alcançar outros objetivos.

Quando falamos em Gestão de Pessoas, quanto mais acertadas são as estratégias, mais rápidos e eficientes são os retornos. 

Mas como tomar decisões mais embasadas e acertadas? Tornando os processos mais eficazes  e precisos. 

Na impulseup, você conta com uma plataforma completa e o suporte de um time pronto para te ajudar! Avaliações de Desempenho, feedbacks, OKRs, agendamentos de reuniões 1:1, emissão de relatórios, dashboard para visão geral e muito mais. 

E para que você possa testar a forma mais eficiente de transformar o seu RH, estamos disponibilizando um período de 14 dias de acesso à plataforma TOTALMENTE GRÁTIS. 

Basta clicar aqui agora mesmo!

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Gabriella

Gabriella

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília, já atuou como diretora de gestão de pessoas da Praxis Consultoria Jr. e possui experiência com software de Avaliação de Desempenho. Acredita que são as pessoas que impulsionam as organizações e por isso aposta na gestão de pessoas estratégica como forma de atingir resultados.

Deixe um comentário